Ligamento


Os ligamentos são estruturas resistentes, entretanto, pouco elásticas, formadas por tecidos conjuntivos fibrosos esbranquiçados (presença de colágeno), os quais possuem a função de unir dois ou mais ossos estabilizando e protegendo as articulações do corpo, de modo a evitar o deslocamento dos ossos agindo, assim, como amortecedores.

Além disso, transmitem informações para a medula e para o cérebro e, ainda, auxiliam na conservação e fixação local de muitos órgãos internos, como a bexiga, o útero e o diafragma. A despeito de serem formados por tecidos semelhantes aos tendões, estes, diferentemente dos ligamentos, são estruturas que conectam os músculos aos ossos e, por sua vez, os ligamentos unem dois ou mais os ossos.

Para saber mais: Ossos do Corpo Humano e Tendão

Tipos de Ligamentos

Os ligamentos variam consoante o tipo de articulação:

  • Ligamentos articulares: este tipo de ligamento une entre si duas cabeças ósseas de uma articulação, por exemplo, o ligamento dos ombros e dos joelhos.
  • Ligamento Suspensores: nesse caso, os ligamentos mantêm no seu local fisiológico de origem determinados órgãos internos, por exemplo, o útero e a bexiga.

Além disso, dependendo da localização, os ligamentos são classificados em:

  • Ligamentos multissegmentares: formados pelo ligamento longitudinal anterior, ligamento longitudinal posterior e ligamento supra espinhoso.
  • Ligamentos segmentares: formados pelo ligamento interespinhoso, ligamento amarelo, ligamento intertransverso, ligamento iliolombar (lombossacro).

Para saber mais: Articulações do Corpo Humano

Lesões nos Ligamentos

Os ligamentos correspondem a feixes fibrosos resistentes, porém, pouco elásticos o que ocasiona muitas lesões, consequência de extensões excessivas, rupturas totais ou rupturas parciais, sendo comum nos esportistas as lesões nos ligamentos do joelho (extensão excessiva ou uma ruptura dos ligamentos cruzados) e nos ligamentos dos pés ou ligamentos na articulação tibiotársica, decorrente de torções.

Quando ocorre esse tipo de lesão, a recomendação é imobilizar o local, para que a lesão não se agrave. Os mais diversos sintomas estão associados à lesão dos ligamentos: vermelhidão, hematomas, inchaço, limitação dos movimentos, dentre outros.

Ligamentos do Corpo Humano

Alguns ligamentos presentes no corpo humano:

Ligamentos do Joelho

A articulação do joelho é composta pela ‘articulação dobradiça”, uma vez que está localizada entre o fêmur e a tíbia, e “articulação plana”, localizada entre o fêmur e a patela. Os ligamentos do joelho possuem a função principal de proporcionar estabilidade a esta articulação, sendo muito comum as lesões nesse local; são eles: ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento cruzado posterior (LCP), ligamento patelar, ligamento colateral fibular (LCL), ligamento colateral tibial (LCM), ligamento poplíteo oblíquo, ligamento poplíteo arqueado.

Ligamentos do Ombro

O ombro é uma região complexa do corpo humano, composto por três articulações, a saber: esternoclavicular, (formada pelo ligamento esternoclavicular anterior, ligamento esternoclavicular posterior, ligamento interclavicular e ligamento costoclavicular), acromioclavicular (formada pelo ligamento acrômioclavicular, ligamento coracoclavicular, ligamento coracoacromial, ligamento transverso superior) e a glenoumeral (formada pelo ligamento transverso do úmero, ligamento córaco-umeral e os três ligamentos glenoumerais: ligamento glenoumeral superior, ligamento glenoumeral médio e ligamento glenoumeral inferior).

Ligamentos do Tornozelo

O tornozelo corresponde a uma das partes mais importantes do corpo, uma vez que sustenta todo seu peso à articulação dobradiça entre a perna e o pé formado pelas articulações: talocrural, subtalar e tibiofibular; e os ligamentos: ligamento deltóide, ligamento talofibular anterior, ligamento talofibular posterior e ligamento calcaneofibula.

Ligamentos do Quadril

A principal função do quadril ou anca é auxiliar o equilíbrio do corpo, a sustentação do peso e ainda, a proteção do sistema reprodutor e a parte inferior do sistema digestivo. É composta pela articulação chamada de diartrose (articulação sinovial), ou seja, possui cápsula articular com o líquido sinovial. Localizada entre o fêmur e o acetábulo da pelve, as articulações do quadril são compostas pelos ligamentos: ligamento iliofemoral, ligamento pubofemoral, ligamento isquiofemoral, ligamento da cabeça do fêmur e ligamento transverso do acetábulo.