Fisiologia humana: o que é e estuda?

Luciana Fiuza
Luciana Fiuza
Professora de Biologia

Fisiologia é a ciência que estuda o funcionamento do corpo humano vivo. Seu foco são as reações químicas e físicas do metabolismo das pessoas. Ou seja, como os órgãos do corpo, seus subprodutos e suas células se relacionam entre si e se equilibram a fim de se manter vivo.

Diferenças entre Fisiologia e Anatomia Humana

A Fisiologia é uma ciência com um foco diferente ao da Anatomia. Isso porque a Anatomia estuda a forma dos órgão e tecidos, vivos ou não, enquanto a Fisiologia está focada na função, como o corpo funciona para se manter vivo.

Fisiologia e anatomia são estudos complementares nas ciências médicas, mas seus enfoques e objetos de estudo são diferentes.

Campos da Fisiologia

A Fisiologia é um grande campo de conhecimento, estudando todas as partes do corpo de uma pessoa. Desde como a pele funciona até o cérebro. Abarca tudo que está relacionado à sobrevivência. O que significa que existem diversas áreas de pesquisa na fisiologia humana. Tais como:

  • Fisiologia Cardiovascular (estuda o funcionamento do coração e adjacências)
  • Fisiologia Endócrina (estuda o funcionamento das glândulas e ação dos hormônios)
  • Fisiologia Respiratória (estuda o funcionamento dos órgãos respiratórios e oxigenação)
  • Fisiologia Renal (estuda o funcionamento do rim e a filtragem de metabólitos do corpo)
  • Fisiologia do Gastrointestinal (estuda a funcionalidade e absorção da digestão)
  • Fisiologia do Sistema Nervoso (estuda o envio e recebimento de informações nos órgãos do sistema nervoso)

Equilíbrio Fisiológico ou Homeostase

As diferentes áreas de pesquisa da Fisiologia Humana permitem o desenvolvimento da medicina e salvam vidas. Afinal, o que acontece com uma pessoa que coração não está funcionando bem? E quanto aos pulmões? Ou se os rins não estiverem filtrando como deveriam? O desequilíbrio fisiológico de qualquer parte do corpo tem sempre a mesma consequência: a morte do indivíduo.

Para que uma pessoa continue viva, o seu corpo precisa estar com a sua fisiologia equilibrada e em bom funcionamento. Por isso os profissionais da saúde usam remédios e outros tipos de terapia, para manter a fisiologia do corpo funcionando bem.

O nome científico para o equilíbrio fisiológico do corpo é Homeostase. Isso significa que seu corpo vai lutar para permanecer em equilíbrio para que consiga desempenhar suas funções em qualquer situação.

Um exemplo de homeostase do corpo humano: se você comer batatas fritas muito salgadas, vai sentir sede e beber mais água. Essa é a forma do seu corpo de diluir aquele sal em forma de xixi e voltar a uma quantidade ideal de sal dentro do seu corpo.

Referências Bibliográficas

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia moderna. São Paulo, SP: Moderna, 2016.

Luciana Fiuza
Luciana Fiuza
Professora de Ciências e Biologia. Bacharel e licenciada pela UERJ (2010) em Ciências Biológicas; mestre (2013) e doutora (2017) pelo CEFET-RJ no Programa de pós Graduação em Ciência Tecnologia e Educação; pós graduada em Psicopedagogia pela AVM (2020).