O que é Anatomia Humana?


A Anatomia Humana é a ciência que estuda as estruturas corporais, como elas se formam e como funcionam em conjunto no corpo (sistemas).

O que a Anatomia Estuda?

A anatomia analisa como as estruturas do corpo podem ser afetadas pela genética (alterações cromossômicas que passam aos descendentes), pelo ambiente (doenças) e pelo tempo (modificações da infância à velhice).

Além disso investiga os mecanismos evolutivos que provocam modificações e alteram suas funções. Está relacionada com a Biologia, a Medicina, a Fisioterapia, a Enfermagem e outras áreas biomédicas.

Termos Técnicos de Anatomia

Na anatomia há muitos nomes que podem assustar qualquer iniciante, mas são fundamentais para a melhor compreensão do assunto. Além dos nomes dos órgãos e estruturas, há termos e convenções que são essenciais, são eles: divisão do corpo e posição anatômica, planos, eixos e movimentos anatômicos.

Divisão do Corpo

Como em outras áreas biológicas, na anatomia o estudo é feito por partes, que pode ser ao nível macroscópico ou microscópico. Há especialistas para cada área, por exemplo: miologista (músculos), osteologista (ossos), entre outros.

Por isso que os médicos se tornam especialistas em uma área do corpo que ele estudou melhor, como o pneumologista, que trata dos pulmões.

O corpo humano é dividido em grandes grupos: cabeça, pescoço, tronco e membros. Cada um desses é subdividido em partes específicas.

Por exemplo, na cabeça estão o crânio (onde se localiza o encéfalo e medula) e a face (olhos, nariz, boca, orelhas).

O que é Posição Anatômica?

A posição anatômica é adotada cientificamente para o estudo do corpo humano. Nessa posição a pessoa encontra-se de pé, com o rosto virado para a frente e olhar direcionado para o horizonte. Os braços estendidos ao longo do corpo, com as palmas das mãos viradas para frente. As pernas ficam juntas e os pés voltados para frente.

O que é Anatomia Humana?Representação de mulher em posição anatômica

Leia também:

Planos Anatômicos

Para facilitar a correta localização espacial das partes do corpo são definidos os planos anatômicos. Cada plano representa um corte do corpo, dividindo-o em partes. Importante destacar que podem ser feitos vários cortes num plano, paralelos uns aos outros.

O que é Anatomia Humana?Planos Anatômicos

  • Plano Frontal ou Coronal: corta o corpo verticalmente de um lado a outro, passando pela sutura coronal do crânio, ou seja, próximo às orelhas. Todas as estruturas localizadas à frente são chamadas anteriores e atrás são posteriores;
  • Plano Sagital: corta o corpo verticalmente em duas metades, direita e esquerda, passando pela sutura sagital do crânio, ou seja, pela testa. Se o corte for feito bem no meio do corpo, é chamado plano mediano. Todas as estruturas localizadas próximo do plano mediano são chamadas mediais e as que estão mais afastadas são laterais;
  • Plano Transversal ou Horizontal: corta o corpo horizontalmente, quer dizer, na transversal. Todas as estruturas acima do plano são chamadas superiores e abaixo, inferiores.

Eixos e Movimentos Anatômicos

Os eixos são linhas imaginárias que "perfuram" os planos perpendicularmente. Os movimentos anatômicos são relacionados aos eixos, ou seja, as articulações se movimentam pelo ponto de ligação representado pelos eixos. Os principais são listados abaixo :

O que é Anatomia Humana?Eixos Anatômicos

  • Eixo Ântero-posterior ou Sagital: passa pelo plano frontal indo da frente para trás;

    • Abdução: movimento no eixo ântero-posterior, como as articulações dos ombros e quadris, afastando do plano mediano do corpo. Exemplos: levantar o braço, se curvar à frente;
    • Adução: movimento que aproxima do plano mediano do corpo. Exemplos: abaixar o braço, voltar o tronco à posição ereta;
  • Eixo Látero-lateral ou Horizontal: passa pelo plano sagital indo de um lado a outro;
    • Extensão: movimento no eixo horizontal, que provoca o aumento do ângulo entre duas estruturas ósseas, afastando-as. Exemplo: esticar o braço à frente;
    • Flexão: Produz a diminuição do ângulo entre duas estrutura ósseas, aproximando-as. Exemplo: dobrar o braço, trazendo a mão para perto do ombro;
  • Eixo Longitudinal: passa pelo plano transversal indo de cima para baixo, ou vice-versa;
    • Rotação Medial ou Interna: movimento no eixo longitudinal que gira o membro de fora para dentro ( direção do plano mediano).
    • Rotação Lateral ou Externa: movimento que gira o membro de dentro para fora (direção do plano lateral).

Saiba mais: