Biologia no Enem

Juliana Diana

A prova do Enem apresenta conteúdos de todo currículo do Ensino Médio. Um desses conteúdos é a Biologia, que está na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Assim, os conteúdos de Biologia se misturam com os conteúdos de Física e Química.

Nosso foco é mostrar aqui quais são os assuntos de Biologia que mais caem no Enem.

Bom estudo!

O que mais cai em Biologia no Enem

biologia os assuntos que mais caem no enem

A Biologia é uma área que contempla diversos temas, pois nesta disciplina é estudado tudo que tem vida. Assim, na biologia podemos encontrar assuntos relacionados ao corpo humano, meio ambiente, plantas, animais dentre outros.

Na prova de Biologia do Enem alguns temas são mais comuns. Conheça quais são e o que é importante estudar.

Ecologia

A Ecologia é um tema muito amplo que permite a abordagem de diversos assuntos, pois ela estuda as interações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

Por conta desta característica, as questões de Ecologia normalmente estão relacionados a temas atuais e quem fazem parte do nosso dia a dia.

Uma dica importante é você saber os conceitos de cada um dos temas mais abrangentes, pois eles servirão de base para a interpretação das questões.

Veja no quadro a seguir os principais temas e qual o foco de estudo. Para estudar mais sobre o tema, clique na opção escolhida.

Tema O que estuda
Poluição Os diferentes tipos da poluição. O poluente causador e os efeitos causados no meio ambiente.
Ciclos biogeoquímicos O movimento dos elementos químicos entre os seres vivos e a atmosfera, litosfera e hidrosfera do planeta. Os tipos e elementos que participam deste processo: ciclo da água, do carbono, do oxigênio, do nitrogênio e do fósforo
Relações ecológicas As interações e relações entre os seres vivos e o meio em que vivem, considerando fatores de sobrevivência e reprodução.
Cadeia alimentar A relação dos alimentos e a absorção de nutrientes e energia entre os seres vivos.
Meio ambiente Os elementos vivos e não-vivos que estão relacionados com a vida na Terra, como água, solo, vegetação, clima, animais e seres humanos.
Agrotóxicos O uso de substâncias químicas utilizadas em plantações, quais as consequências para a saúde e o meio ambiente.
Efeito estufa e aquecimento global Os fenômenos ambientais que trazem consequências para o meio ambiente e os seres vivos.
Sustentabilidade A capacidade de ação diante da natureza utilizando seus recursos de modo que os mesmos sejam sustentáveis.
Biodiversidade A variedade de vida que forma o meio ambiente. Destaca a riqueza das espécies e dos ecossistemas.

Genética

A Genética é um tema que remete à atuação de cientistas, especialmente na identificação do DNA. E é exatamente por causa dessa atividade que nas questões deste tema é importante compreender sobre as Leis de Mendel.

Por ser um tema que vem se destacando cada vez mais, principalmente por causa das pesquisas que visam desenvolvimento científico e melhorias para a saúde, alguns assuntos merecem se estudados. Essa abordagem envolve também questões que tratam de biotecnologia.

Ainda relacionado a este tema, questões abordando doenças genéticas têm se tornando cada vez mais comum.

Veja no quadro abaixo os principais temas e o que eles abordam. Para estudar mais sobre o tema, clique na opção escolhida.

Tema O que estuda
Primeira Lei de Mendel Como as diferentes características genéticas são transmitidas de uma geração para outra. É a Lei da Segregação dos Fatores.
Segunda Lei de Mendel Como duas ou mais características são transmitidas. É a Lei da Segregação Independente.
Fenótipo e Genótipo As características físicas e comportamentais dos indivíduos (fenótipo) e as características genéticas dos indivíduos (genótipo).
DNA As informações genéticas de um organismo.
Clonagem A reprodução de organismos idênticos a partir de um filamento de DNA.
Biotecnologia O uso das tecnologias para criar ou modificar organismos vivos.
Doenças genéticas As alterações do material genético que possuem caráter hereditário e que causam doenças.

Evolução

Nas questões que abordam a evolução é importante ter conhecimento das principais teorias evolutivas, considerando principalmente as diferenças de pensamento de Darwin e Lamarck.

Uma dica muito especial é focar na interpretação do texto, pois os conteúdos ali apresentados podem ser a base de várias questões.

Veja no quadro a seguir alguns dos temas mais citados e qual seu foco de estudo. Para estudar mais sobre o tema, clique na opção escolhida.

Tema O que estuda
Evolução humana O processo de mudanças que originou os seres humanos.
Darwinismo A teoria da evolução das espécies segundo Charles Darwin, que por sua vez, defende que as espécies descendem de ancestrais comuns e sofreram alterações com o passar do tempo.
Lamarckismo A teoria da evolução dos seres vivos a partir dos estudos de Jean-Baptiste Lamarck. Contempla a lei do uso de desuso e a lei de transmissão dos caracteres adquiridos.
Teoria da evolução O desenvolvimento das espécies e suas modificações ao longo do tempo.

Fisiologia humana

A Fisiologia Humana corresponde ao estudo de como o nosso corpo funciona, dessa forma, as questões desse tema envolvem os Sistemas do Corpo Humano.

Este é um dos temas mais complexos, pois é muito fácil relacionar eles com assuntos da atualidade, principalmente sobre doenças, gravidez e métodos contraceptivos.

Veja no quadro a seguir alguns dos temas mais citados e qual seu foco de estudo. Para estudar mais sobre o tema, clique na opção escolhida.

Tema O que estuda
Fisiologia O funcionamento dos organismos vivos. Busca compreender a função das células, tecidos, órgãos e sistemas de organismo.
Sistemas do Corpo Humano O conjunto de órgãos e elementos do corpo humano que atuam no funcionamento e desenvolvimento do corpo humano.
Órgãos do Corpo Humano Como os órgãos de cada um dos sistemas do corpo humano atua para desempenhar sua função.
O que é Anatomia Humana? As estruturas corporais, como elas se formam e como funcionam no conjunto do corpo humano.
Gravidez O período de crescimento de desenvolvimento do embrião no corpo da mulher.
Métodos contraceptivos Os recursos disponíveis para evitar uma gravidez e/ou prevenir de doenças sexualmente transmissíveis.

Citologia

A citologia corresponde ao estudo da célula. Conhecer cada uma de suas estruturas é muito importante, ou seja, quais são suas organelas e suas respectivas funções.

Esta é uma das primeiras matérias que estudamos em biologia, por isso ela é considerada a base. A partir do estudo da célula é possível compreender o funcionamento de diversas ações.

É importante destacar que no Enem, a citologia é muito relacionada à bioquímica, por isso lembre-se de estudar seus conceitos.

Veja no quadro abaixo os principais temas e o que eles abordam. Para estudar mais sobre o tema, clique na opção escolhida.

Tema O que estuda
Citologia As células, envolvendo sua estrutura e metabolismo.
Célula Seus processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução.
Bioquímica As reações químicas que ocorrem nos seres vivos e os compostos envolvidos nesses processos.

Saiba tudo sobre o Enem e confira os textos que irão ter ajudar a ter um ótimo resultado na prova:

Juliana Diana
Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.