Células: o que são e quais são suas principais estruturas

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Professora de Biologia

A célula é a menor unidade metabólica dos seres vivos, ou seja, é a menor unidade de vida.

Mesmo sozinha forma um ser vivo completo como, por exemplo, as bactérias e protozoários, organismos unicelulares. Quando em grupo formam organismos pluricelulares, tais como: plantas, animais, etc.

A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução.

O ser humano é constituído de cerca de 100 trilhões de células, sendo o óvulo a maior delas, possui, aproximadamente, o diâmetro de um ponto final.

Estrutura das Células

Célula

A células que formam a maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu DNA, por este motivo são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Diferente das células eucariotas, a célula procariota não possui membrana nuclear nem organelas membranosas no seu interior.

A membrana plasmática é uma espécie de película que envolve e protege a célula. Ela possui permeabilidade seletiva, ou seja, regula a entrada e a saída de substâncias da célula.

Através da membrana a célula recebe oxigênio e nutrientes e elimina gás carbônico e outras substâncias.

Na célula vegetal, além da membrana celular existe, mais externamente, a parede celular, formada de celulose.

O citoplasma é a parte da célula que fica entre a membrana celular e o núcleo, sendo constituído por um material gelatinoso chamado hialoplasma.

É formado por água, sais minerais, proteínas e açúcares. No hialoplasma, encontram-se várias organelas, estruturas responsáveis por diversas atividades celulares, tais como: nutrição, respiração, armazenamento de substâncias, etc. Em conjunto, elas são responsáveis pela manutenção da vida.

celula e suas descrições

Entre as organelas destacam-se:

  • Mitocôndrias: usina energética das células. Realizam a respiração celular e liberam a energia necessária para que a célula desempenhe suas funções;
  • Ribossomos: fabricam as proteínas nas células. Organelas não-membranosas fundamentais ao crescimento e à regeneração celular;
  • Retículos endoplasmáticos: rede de canais e reentrâncias onde circulam proteínas, gorduras, sais minerais, etc;
  • Complexo golgiense: formado por pequenas bolsas achatadas. Produz certos "açúcares", modifica e armazena proteínas e outras substâncias. Também produz os lisossomos;
  • Lisossomos: realizam a digestão dentro da célula;
  • Centríolos: pequenas estruturas cilíndricas que participam da divisão celular;
  • Vacúolos: pequenas bolsas que armazenam ou transportam enzimas, água, etc;
  • Cloroplastos: organelas presentes apenas em células vegetais, responsáveis pela fotossíntese.

O núcleo é a central de comando das atividades celulares, em geral, situa-se no centro da célula sendo envolvido por uma membrana nuclear chamada carioteca.

No interior do núcleo estão os cromossomos, que guardam o material genético da célula (DNA). Os cromossomos ficam mergulhados na cariolinfa ou suco nuclear, material gelatinoso que preenche o espaço dentro do núcleo.

Introdução a citologia: o mundo microscópico das células Ver no YouTube

Saiba mais sobre o tema com a leitura dos artigos:

Referências Bibliográficas

RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia vegetal. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia: volume único. 3a ed. São Paulo: Harbra, 2008.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.