Célula

Lana Magalhães

A célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares.

A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução.

O ser humano é constituído de cerca de 100 trilhões de células. De todas elas a maior é o óvulo, que possui o diâmetro de um ponto final. As demais são invisíveis a olho nu.

Estrutura das Células

Célula

A células que formam o organismo de muitos dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo seu núcleo, por isso são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Diferente das células eucariotas, a célula procariota não possui membrana nuclear nem estruturas membranosas no seu interior.

Membrana plasmática ou membrana celular - é uma espécie de película que envolve e protege a célula.

Possui permeabilidade seletiva, ou seja, ela regula a entrada e a saída de substâncias na célula. Através dela a célula recebe oxigênio e nutrientes e elimina gás carbônico e outras substâncias.

Na célula vegetal, além da membrana celular existe ainda, mais externamente, a parede celular, formada de celulose.

O citoplasma - é a parte da célula que fica entre a membrana celular e o núcleo. É constituído por um material gelatinoso chamado hialoplasma.

É formado por água, sais minerais, proteínas e açúcares. No hialoplasma, encontram-se várias organelas, que são estruturas responsáveis por diversas atividades da célula, tais como: nutrição e respiração da célula, além do armazenamento de substâncias. Em conjunto, elas são responsáveis pela manutenção da vida.

Célula

Entre as organelas destacam-se:

  • mitocôndrias - é a usina energética das células. Realizam a respiração celular e liberam a energia de que a célula necessita para as suas atividades;
  • ribossomos - fabricam as proteínas nas células. Organelas fundamentais ao crescimento a à regeneração celular;
  • retículo endoplasmático - rede de canais e reentrâncias onde circulam proteínas, gorduras, sais etc;
  • complexo golgiense - formado por pequenas bolsas achatadas. Produz certos "açúcares", modifica e armazena proteínas e outras substâncias. Também produz os lisossomos;
  • lisossomos - realizam a digestão dentro da célula;
  • centríolos - pequenas estruturas cilíndricas que participam da divisão da célula;
  • vacúolos - vesículas - pequenas bolsas que armazenam ou transportam enzimas, água etc.
  • cloroplastos - organelas presentes apenas em células vegetais, responsáveis pela fotossíntese.

O núcleo - é a central de comando das atividades celulares. Em geral situa-se no centro da célula. É envolvido por uma membrana nuclear ou carioteca.

No interior do núcleo estão os cromossomos,que guardam o material genético da célula (DNA). Os cromossomos ficam mergulhados na cariolinfa ou suco nuclear - material gelatinoso que preenche o espaço dentro do núcleo.

Saiba mais sobre o tema com a leitura dos artigos:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.