Célula vegetal

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Professor de Biologia e Química Geral

As células vegetais formam os tecidos das plantas. São semelhantes às células animais, uma vez que possuem muitas organelas em comum, mas diferem delas por possuírem parede celular, cloroplastos e grandes vacúolos, adequadas ao modo de vida das plantas.

A Célula Vegetal e suas Organelas

Célula VegetalCélula vegetal e suas organelas.

A célula vegetal difere da célula animal, porque embora tenham várias organelas em comum (mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, entre outras), a célula vegetal possui algumas organelas específicas como os cloroplastos, que lhe permite realizar a fotossíntese.

Plastos

Existem leucoplastos, sem cor, que fazem reserva de amido e os cromoplastos, coloridos, que possuem pigmentos. Um plasto pode se transformar no outro.

Os cloroplastos são as organelas responsáveis pela realização da fotossíntese. Elas contêm o pigmento clorofila, que lhes confere coloração verde e absorve luminosidade, permitindo que o processo ocorra.

Célula VegetalEstrutura de um cloroplasto.

São organelas membranosas, que possuem DNA próprio e são capazes de se autoduplicar. Têm estrutura semelhante a das mitocôndrias, o que é explicado pelos cientistas como um mecanismo evolutivo de simbiose entre procariontes e eucariontes (teoria endossimbiótica).

Parede Celular

A parede celular ou parede celulósica é exterior à membrana plasmática que envolve a célula. É um envoltório mais ou menos espesso, composto por um polissacarídeo chamado celulose.

Sua função é dar sustentação à planta, sendo por isso também chamada de membrana esquelética de celulose.

Existem poros nas paredes celulósicas, através dos quais passam pontes de citoplasma muito finas, chamadas plasmodesmos. Por meio dos plasmodesmos há comunicação entre o citoplasma das células vizinhas.

Célula Vegetal
Células vegetais: aumento para enfoque dos poros por onde passam os plasmodesmos.

Vacúolos

Os vacúolos são espaços, envolvidos por membrana, em cujo interior podem ser armazenadas substâncias como a seiva, além disso, tem como função regular o pH e a entrada de água, através do controle osmótico. Com isso, os vacúolos controlam a turgidez da célula.

Nas plantas jovens há vários vacúolos menores que se juntam e formam um grande vacúolo único à medida que a planta se desenvolve.

Leia também:

Mitocôndrias

São organelas compostas por membrana dupla, com muitas dobras. Sua função é realizar a respiração celular, que produz a maior parte da energia utilizada nas funções vitais.

Saiba melhor sobre as Mitocôndrias: Estrutura, Função e Importância.

Retículo Endoplasmático

São organelas cujas membranas se dobram formando sacos achatados. Existem 2 tipos de retículo endoplasmático, o liso (agranular) e o rugoso (granular).

A função principal do retículo endoplasmático rugoso (RER) é realizar a síntese proteica e transportar as proteínas até outras partes da célula.

Já o retículo endoplasmático liso (REL) sintetiza lipídeos (gordura) e realiza seu transporte às diversas partes da célula.

Saiba mais sobre o Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso.

Aparelho de Golgi

O complexo de Golgi é composto de discos achatados empilhados, formando bolsas membranosas (dictiossomos). Suas funções são: modificar, armazenar e exportar proteínas sintetizadas no RER. Além disso, origina os lisossomos primários.

Lisossomos

Os lisossomos são organelas envoltas por membrana e no seu interior há enzimas digestivas. Sua função é digerir moléculas orgânicas como lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.

Durante muito tempo acreditou-se na inexistência de lisossomos em células vegetais. Contudo, em material disponibilizado pela Universidade de São Paulo (USP), no texto sobre vacúolos, é dito que pequenos vacúolos atuam como lisossomos nas células vegetais.

Portanto, é importante ressaltar a função dessa organela muito conhecida em células animais.

Peroxissomos

Os peroxissomos são pequenas organelas que contêm no seu interior enzimas oxidases. A principal função é oxidar a matéria-prima da respiração celular, cujas reações produzem o peróxido de hidrogênio e por isso o nome da organela.

Saiba também sobre a Célula Animal.

Teste seus conhecimentos com exercícios sobre Reino Vegetal.

CÉLULA VEGETAL: Conheça sua Estrutura e Funções Ver no YouTube

Referências Bibliográficas

USP. Biologia celular. Texto 10 - A célula vegetal: O vacúolo. Acesso em: 12 jan. 2023.

UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia: volume único. 3a ed. São Paulo: Harbra, 2008.

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.