Parede Celular

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Professor de Biologia e Química Geral

A parede celular é uma estrutura rígida composta por substâncias diferentes a depender do tipo de organismo. Os organismos que possuem parede celular na natureza são as plantas, as bactérias e os fungos.

A composição molecular da parede celular de cada um deles é:

  • Vegetais: composta em grande parte por celulose, mas há hemicelulose e pectina;
  • Bactérias: composta de peptidoglicano, que é uma rede de proteínas associadas à açúcares;
  • Fungos: composta em grande parte por quitina, associada à açúcares.

Sua função principal é garantir proteção, resistência, flexibilidade e certa rigidez aos organismos. Para ficar claro, o "cimento" dessa parede são as substâncias que compõem cada uma das paredes dos diferentes organismos citados.

Parede CelularCélula vegetal e suas organelas

Funções da parede celular

A principal função da parede celular é fornecer suporte estrutural às células. Ela também oferece resistência mecânica, ajudando a manter a forma da célula.

Além disso, a parede celular atua como uma barreira protetora contra patógenos e outros agentes externos que possam prejudicar a célula.

A parede celular funciona como um filtro das células, já que permite a troca de substâncias entre outras células vizinhas.

Ela também protege contra a entrada excessiva de água, evitando assim, a lise osmótica, ou seja, a ruptura da célula. Outra importante função é que a parede celular confere forma as diversas células.

Leia mais sobre Osmose.

Tipos de parede celular

A parede celular está presente em: plantas, algas, fungos e bactérias. Contudo, as composições variam segundo o tipo de organismo. Abaixo, segue as composições dos principais organismos que possuem essa estrutura:

  • Parede Celular das Plantas: formada por microfibrilas de celulose, a parede celular das plantas possui geralmente uma parede primária e outra secundária.
  • Parede Celular das Algas: formada por diferentes tipos de celulose como as paredes de glicoproteínas e polissacarídeos.
  • Parede Celular dos Fungos: formada por quitina, e em alguns casos, por celulose, a parede celular dos fungos protege esses organizamos contra os invasores.
  • Parede Celular Bacteriana: formada por peptidoglicano (açúcares ligados a aminoácidos), a parede celular bacteriana é classificada em Gram Positiva e Gram Negativa.

Estrutura da parede celular

Nas plantas

A parede celular é uma estrutura muito resistente composta por microfibrilas do polissacarídeo chamado celulose.

Ela envolve a membrana plasmática e em sua estrutura possui poros que funcionam como filtros em relação ao meio externo.

Parede CelularEsquema da estrutura da parede celular

Nas bactérias

A parede celular nas bactérias ajudam a conferir o seu formato. Ela é quimicamente formada por ácido diaminopimérico (DPA), ácido murâmico, ácido teicóico e outras macromoléculas, como carboidratos, proteínas e lipídios.

Nos fungos

Dentre todas as estruturas desse organismo, a parede celular é uma das mais importantes. Isso porque, essa estrutura define a viabilidade do fungo e sua patogenicidade, ou seja, sua capacidade de causar doenças. Sua composição é de polissacarídeos (glicanas e quitinas) e proteínas.

Classificação da parede

Nas plantas

  • Parede Celular Primária: são formadas basicamente de celulose, hemicelulose e pectinas. Apesar de fina, ela é resistente e flexível, permitindo assim, o crescimento celular. Possui um teor de água elevado, com cerca de 70%. Nas paredes primárias, as pontes de hidrogênio proporcionam maior elasticidade à estrutura.
  • Parede Celular Secundária: são formadas basicamente de celulose e hemicelulose. Nem todos os organismos vegetais apresentam esse tipo de estrutura. Ela é mais espessa que a primária, além de ser bem resistente uma vez que é composta de lignina. Possui um teor de água menor que a primária, ou seja, de 20%. As paredes secundárias limitam o espaço e conferem maior rigidez.

Além da parede primária e secundária, há a lamela média. A lamela média é uma estrutura formada por pectina e polissacarídeos e sua principal função é manter as células vegetais unidas.

Parede CelularEsquema da estrutura da parede celular primária e a lamela média

Nas bactérias

De acordo com sua parede celular, as bactérias são classificadas em Gram-positivas ou Gram-negativas. Isso ocorre devido a maior ou menor presença das substâncias que compõem sua parede. O método utilizado para descobrir se a bactéria é gram-positiva ou negativa é a coloração que estrutura após uso de corantes específicos.

  • Bactérias gram-positivas: essa parede possui maior quantidade de peptidoglicanos, dessa maneira ela tende a ser mais espessa e rígida se comparada às bactérias gram-negativas. É composta por proteínas, lipídeos, peptidoglicano e ácido teicóico e são sensíveis à lisozima (enzima presente nas lágrimas);
  • Bactérias gram-negativas: a parede celular desse grupo de bactérias é menos espessa, porém são mais complexas do que as das gram-positivas. Essas bactérias possuem uma fina membrana externa que envolve toda a parede. Essa membrana impede entrada e/ou saída de substâncias e é composta por fosfolipídeos, lipoproteínas e lipopolissacarídeos.

Nos fungos

Sua parede celular possui uma camada externa mucilaginosa, ou seja, uma substância gelatinosa. Os fungos verdadeiros possuem parede composta por quitina, já os pseudofungos possuem parede formada por celulose. Por esse motivo, são conhecidos por falsos fungos (Oomicetos).

Essa estrutura nos fungos possui muitas camadas, o que a torna muito similar à parede celular vegetal. A principal diferença é acerca da sua composição química.

Aprofunde os seus conhecimentos sobre o assunto:

Referências Bibliográficas

UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia: volume único. 3a ed. São Paulo: Harbra, 2008.

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.