Parede Celular


A parede celular, parede celulósica ou membrana esquelética celulósica, é uma estrutura de celulose resistente e flexível que delimita as organelas celulares numa célula vegetal.

Lembre-se que as células vegetais formam os tecidos das plantas. Por sua vez, as células animais não possuem parede celular, cloroplastos e vacúolos.

Parede CelularCélula vegetal e suas organelas

Funções

As principais funções da parede celular é proporcionar sustentação, resistência e proteção contra patógenos externos. Sendo assim, ela colabora com a absorção, transporte e secreção de substâncias.

Além disso, a parede celular funciona como um filtro das células vegetais, já que permite a troca de substâncias entre outras células vizinhas.

Ela também protege contra a entrada excessiva de água, evitando assim, a lise osmótica, ou seja, a ruptura da célula. Outra importante função é que a parede celular confere forma as diversas células vegetais.

Leia mais sobre Osmose.

Estrutura

A parede celular é uma estrutura muito resistente composta por microfibrilas do polissacarídeo chamado celulose.

Ela envolve a membrana plasmática e em sua estrutura possui poros que funcionam como filtros em relação ao meio externo.

Parede CelularEsquema da estrutura da parede celular

Classificação

A parede celular pode ser primária e secundária:

  • Parede Celular Primária: são formadas basicamente de celulose, hemicelulose e pectinas. Apesar de fina, ela é resistente e flexível, permitindo assim, o crescimento celular. Possui um teor de água elevado, com cerca de 70%. Nas paredes primárias, as pontes de hidrogênio proporcionam maior elasticidade à estrutura.
  • Parede Celular Secundária: são formadas basicamente de celulose e hemicelulose. Nem todos os organismos vegetais apresentam esse tipo de estrutura. Ela é mais espessa que a primária, além de ser bem resistente uma vez que é composta de lignina. Possui um teor de água menor que a primária, ou seja, de 20%. As paredes secundárias limitam o espaço e conferem maior rigidez.

Além da parede primária e secundária, a lamela média é uma camada fina exterior as paredes que tem como função ligar a célula com outras que estão próximas.

Parede CelularEsquema da estrutura da parede celular primária e a lamela média

Tipos

A parede celular está presente nas plantas, algas, fungos e algumas bactérias. Assim, eles diferem um pouco em relação a sua estrutura e composição.

  • Parede Celular das Plantas: formada por microfibrilas de celulose, a parede celular das plantas possui geralmente uma parede primária e outra secundária.
  • Parede Celular das Algas: formada por diferentes tipos de celulose como as paredes de glicoproteínas e polissacarídeos.
  • Parede Celular dos Fungos: formada por quitina, e nalguns casos, por celulose, a parede celular dos fungos protege esses organizamos contra os invasores.
  • Parede Celular Bacteriana: formada por peptidoglicano (açúcares ligados a aminoácidos), a parede celular bacteriana é classificada em Gram Positiva e Gram Negativa.

Saiba mais sobre o tema com a leitura dos artigos: