Reino Monera: resumo, características e seus representantes (mapa mental)

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Professor de Biologia e Química Geral

O Reino Monera é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos procariontes, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos.

O grupo do monera compreende as bactérias e as cianobactérias (algas azuis ou cianofíceas).

Os primeiros fósseis encontrados na natureza são de procariontes: micro fósseis de cianobactérias, presentes na Austrália, com 3,5 bilhões de anos e também de bactérias, na África do Sul, com idade estimada em 3 bilhões e 100 milhões de anos.

Resumo sobre o Reino Monera

  • O que é: um dos cinco reinos biológicos tradicionalmente usados para classificar os seres vivos, sendo composto por organismos procariontes (não possuem núcleo definido), unicelulares, autótrofos ou heterótrofos.
  • Componentes principais: bactérias e cianobactérias (algas azuis).
  • Características:
    • Unicelulares: são formados por uma única célula.
    • Autotróficos ou heterotróficos: podem produzir seu próprio alimento através da fotossíntese ou quimiossíntese (autótrofos), ou obter nutrientes de outros organismos (heterótrofos).
    • Reprodução: principalmente assexuada por divisão binária, mas também podem realizar processos de troca de material genético como conjugação, transformação e transdução.

Características gerais do Reino Monera

Organismos procariontes: significa que suas células não possuem um núcleo definido. O material genético (DNA) está disperso no citoplasma, em uma região chamada nucleoide.

Unicelulares: todos os organismos do Reino Monera são unicelulares, ou seja, são formados por uma única célula.

Reprodução assexuada: a reprodução geralmente ocorre por divisão binária, um tipo de reprodução assexuada onde a célula se divide em duas células geneticamente idênticas.

Diversidade metabólica: os moneras possuem uma grande diversidade metabólica, podendo ser autotróficos (produzem seu próprio alimento) ou heterotróficos (obtêm alimento do ambiente).

Presença de parede celular: a maioria dos moneras possui uma parede celular composta de peptidoglicano, que oferece proteção e forma à célula.

Classificação do Reino Monera

Bactérias (Eubactérias)

As bactérias são microrganismos unicelulares que estão entre os menores, mais simples e mais abundantes organismos do planeta. A maioria não ultrapassa um micrômetro – a milésima parte do milímetro.

Elas são encontradas em um grande diversidade de ambientes, como no solo, na água doce, no mar, no ar, na superfície e no interior dos organismos e nos materiais em decomposição.

As bactérias podem viver isoladamente ou construir agrupamentos coloniais de diversos formatos. De acordo com a forma que apresentam recebem uma denominação específica:

  • Bacilos: apresentam formas alongadas;
  • Cocos: com formas esféricas. Porém, eles podem se associar formando diversos tipos de colônias: diplococos, estafilococos, estreptococos, pneumococos e tétrade.
  • Espirilos: apresentam forma de espiral;
  • Vibriões: em forma de vírgula.
Formatos das bactérias
Formatos e organização das bactérias

Muitas bactérias são úteis ao homem, como o ácido acético, usado para a fabricação do vinagre, os lactobacilos usados na fabricação de iogurtes, queijos e coalhadas, como também as que vivem no trato digestivo e produzem vitaminas essenciais à saúde.

As bactérias decompositoras permitem a decomposição da matéria orgânica morta, colaborando na reciclagem de diversos elementos.

Cianobactérias

Cianobactérias
As cianobactérias apresentam diversos formatos e podem realizar fotossíntese

As cianobactérias são organismos unicelulares, que podem viver isoladamente ou em colônias. Elas medem apenas alguns micrômetros, só podendo ser visualizados com a ajuda de um microscópio.

Elas realizam fotossíntese, mas a clorofila não está organizada nos cloroplastos como nas plantas, e sim dispersa pelo citoplasma assim com outros pigmentos.

Os formatos das cianobactérias variam entre esferas, bastões ou filamentos e podem ser encontradas no solo úmido, na água doce e no mar.

O acúmulo de matéria orgânica nesses ambientes (eutrofização) favorece o desenvolvimento excessivo de cianobactérias, que se proliferam rapidamente produzindo um fenômeno chamado de floração.

Algumas espécies produzem toxinas que podem envenenar animais que vivem no mesmo ambiente. Essas toxinas são geralmente hepatotoxinas e neurotoxinas que podem, inclusive, causar doenças aos seres humanos.

Conheça também sobre os outros Reinos dos Seres Vivos:

Doenças causadas por bactérias

Como vimos, as bactérias podem causar problemas de saúde. As Doenças Causadas por Bactérias ocorrem através da transmissão por alimentos contaminados ou contato com pessoas doentes.

Alguns exemplos são:

  • Botulismo: causada pela bactéria Clostridium botulinum, encontrada no solo e em alimentos de origem vegetal e animal.
  • Brucelose: infecção causada por bactérias do gênero Brucella.
  • Clamídia: é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que afeta os órgãos genitais masculinos e femininos.
  • Cólera: doença infectocontagiosa causada pela bactéria Vibrio cholerae.
  • Coqueluche: doença respiratória infectocontagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis.
  • Difteria: é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae.
  • Febre Tifoide: é uma doença aguda causada pela bactéria Salmonella enterica sorotipo Typhi.
  • Hanseníase: doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae.
  • Pneumonia: doença respiratória causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae.

Mapa Mental sobre o Reino Monera

Mapa Mental sobre o Reino Monera

Teste seus conhecimentos com Exercícios sobre Bactérias.

Referências Bibliográficas

UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia: volume único. 3a ed. São Paulo: Harbra, 2008.

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.