Reino Monera

Lana Magalhães

O Reino Monera é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos procariontes, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos.

O grupo do monera compreende as bactérias e as cianobactérias (algas azuis ou cianofíceas).

Os primeiros fósseis encontrados na natureza são de procariontes: micro fósseis de cianobactérias, presentes na Austrália, com 3,5 bilhões de anos e também de bactérias, na África do Sul, com idade estimada em 3 bilhões e 100 milhões de anos.

Bactérias

As bactérias são microrganismos unicelulares que estão entre os menores, mais simples e mais abundantes organismos do planeta. A maioria não ultrapassa um micrômetro – a milésima parte do milímetro.

Elas são encontradas em um grande diversidade de ambientes, como no solo, na água doce, no mar, no ar, na superfície e no interior dos organismos e nos materiais em decomposição.

As bactérias podem viver isoladamente ou construir agrupamentos coloniais de diversos formatos. De acordo com a forma que apresentam recebem uma denominação específica:

  • Bacilos: apresentam formas alongadas;
  • Cocos: com formas esféricas. Porém, eles podem se associar formando diversos tipos de colônias: diplococos, estafilococos, estreptococos, pneumococos e tétrade.
  • Espirilos: apresentam forma de espiral;
  • Vibriões: em forma de vírgula.
Formatos das bactérias
Formatos e organização das bactérias

Muitas bactérias são úteis ao homem, como o ácido acético, usado para a fabricação do vinagre, os lactobacilos usados na fabricação de iogurtes, queijos e coalhadas, como também as que vivem no trato digestivo e produzem vitaminas essenciais à saúde.

As bactérias decompositoras permitem a decomposição da matéria orgânica morta, colaborando na reciclagem de diversos elementos.

Cianobactérias

Cianobactérias
As cianobactérias apresentam diversos formatos e podem realizar fotossíntese

As cianobactérias são organismos unicelulares, que podem viver isoladamente ou em colônias. Elas medem apenas alguns micrômetros, só podendo ser visualizados com a ajuda de um microscópio.

Elas realizam fotossíntese, mas a clorofila não está organizada nos cloroplastos como nas plantas, e sim dispersa pelo citoplasma assim com outros pigmentos.

Os formatos das cianobactérias variam entre esferas, bastões ou filamentos e podem ser encontradas no solo úmido, na água doce e no mar. O acúmulo de matéria orgânica nesses ambientes favorece o aparecimento e desenvolvimento das cianobactérias, que se proliferam rapidamente produzindo um fenômeno chamado de eutrofização.

Algumas espécies produzem e liberam toxinas na água, as hepatotoxinas e neurotoxinas, que podem causar o envenenamento de animais que vivem no mesmo ambiente, e até mesmo causar doenças ao ser humano que utilizar essa água.

Monera ou Eubactérias e Arqueobactérias?

A classificação dos seres vivos mudou muito ao longo do tempo, e principalmente depois que se conheceu mais a respeito da estrutura dos organismos, a origem e evolução das espécies.

Importante notar que dependendo do sistema de classificação adotado, o Reino Monera atualmente é considerado por uns e desconsiderado por outros cientistas.

Assim, e alguns estudos, o Reino Monera poderia ser substituído por dois grupos:

  • Eubactérias: Engloba as bactérias verdadeiras e cianobactérias;
  • Arqueobactérias ou arqueas: Algumas espécies que vivem em ambientes extremos.

Conheça também sobre os outros Reinos dos Seres Vivos:

Doenças causadas por bactérias

Como vimos, as bactérias podem causar problemas de saúde. As Doenças Causadas por Bactérias ocorrem através da transmissão por alimentos contaminados ou contato com pessoas doentes.

Alguns exemplos são:

  • Botulismo: causada pela bactéria Clostridium botulinum, encontrada no solo e em alimentos de origem vegetal e animal.
  • Brucelose: infecção causada por bactérias do gênero Brucella.
  • Clamídia: é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que afeta os órgãos genitais masculinos e femininos.
  • Cólera: doença infectocontagiosa causada pela bactéria Vibrio cholerae.
  • Coqueluche: doença respiratória infectocontagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis.
  • Difteria: é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae.
  • Febre Tifoide: é uma doença aguda causada pela bactéria Salmonella enterica sorotipo Typhi.
  • Hanseníase: doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae.
  • Pneumonia: doença respiratória causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae.
Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.