Centríolos

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Professora de Biologia

Os centríolos são pequenas estruturas cilíndricas que estão presentes nas células eucarióticas.

Trata-se de um tipo de organela citoplasmática que exerce uma função muito importante nas células animais e em em células de vegetais inferiores (musgos e samambaias).

Função

Os centríolos são estruturas celulares que auxiliam na divisão celular (mitose e meiose).

Possuem, portanto, a capacidade de duplicação durante o ciclo da divisão celular, organizando o fuso acromático.

Após o processo de duplicação, os centríolos migram em direção aos polos da célula. Além disso, eles auxiliam na formação dos cílios e dos flagelos.

Saiba mais sobre os processos de divisão celular: Mitose e a Meiose.

Estrutura

Os centríolos têm uma estrutura simples de formato cilíndrico não revestida de membrana. São formados por nove microtúbulos triplos ocos.

CentríolosRepresentação dos Centríolos

Eles são constituídos de proteínas e estão localizados perto do núcleo, local denominado centrossomo ou centro celular.

Saiba mais sobre as Organelas Celulares e o Núcleo Celular.

Centríolos, Cílios e Flagelos

Nos protozoários (ciliados e flagelados), os centríolos auxiliam na formação de dois filamentos chamados cílios e flagelos.

Os cílios são estruturas filamentosas curtas e numerosas que auxiliam na locomoção. No corpo humano, os cílios estão presentes na traqueia e têm o objetivo de captar e remover as impurezas advindas da respiração.

Da mesma maneira, os flagelos auxiliam na locomoção e ainda na alimentação de alguns protozoários (flagelados). No entanto, eles são menos numerosos que os cílios.

CentríolosRepresentação de Protozoários Flagelado e Ciliado

Os flagelos possuem uma forma alongada, que se assemelha a um chicote. No corpo humano, os gametas masculinos (espermatozoides) são formados por flagelos.

Saiba tudo sobre as células nos artigos:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.