Células Nervosas


As células nervosas compõem o tecido nervoso que forma os órgãos e estruturas do sistema nervoso: encéfalo e medula espinhal, gânglios e nervos. Existem dois tipos de células nervosas os neurônios e as células gliais.

Células NervosasNeurônio e Células Gliais

Neurônios

Existem cerca de 86 bilhões de neurônios no cérebro humano, embora muitos deles morram ao longo da vida, já se sabe que são capazes de regeneração. São células altamente especializadas em processar informações.

Estrutura

Os neurônios possuem uma região mais volumosa chamada de corpo celular, onde se localiza o núcleo e outras organelas, dele partem ramificações que formam os dendritos. O neurônio possui um prolongamento chamado axônio que também possui ramificações.

Função dos Neurônios

A função dos neurônios é realizar a transmissão dos impulsos nervosos, que ocorre por meio de um processo que envolve fenômenos químicos (sinapses) e elétricos.

Os sinais elétricos são transmitidos ao longo do neurônio, partindo do corpo celular em direção ao axônio. Acontecem alterações de carga elétrica na membrana neuronal, gerando uma diferença de potencial elétrico chamado potencial de ação.

As sinapses ocorrem entre dois neurônios com ajuda de substâncias químicas chamadas neurotransmissores.

Células Gliais

As células gliais representam mais de 80% da constituição do tecido nervoso, são portanto muito mais numerosas do que os neurônios.

Importância das Glias

As glias acompanham os neurônios fornecendo-lhes nutrientes, proteção e ajudando na sustentação do tecido.

Nos último anos, no entanto, estudos têm demonstrado que elas são muito mais importantes e participam de inúmeros processos do sistema nervoso, inclusive modulando os impulsos elétricos. Também são responsáveis pela neurogênese, ou seja, formação de novos neurônios.

Tipos de Células Gliais e suas Funções

As células gliais, também chamadas gliócitos, podem ser de dois tipos: microglias ou macroglias.

Microglias

As micróglias têm função semelhante aos dos macrófagos, células do sistema imunitário, fazem a fagocitose de restos celulares no tecido nervoso. Sua ativação está relacionada com as doenças degenerativas do sistema nervoso.

Macroglias

Existem três tipos de macroglias mais conhecidos: astrócitos, oligodendrócitos e células de Schwann.

  • Os astrócitos são as mais comumente encontradas, compondo cerca de metade do cérebro. Há vários subtipos relacionados com funções diversas em especial o metabolismo dos neurotransmissores, sua captação e o funcionamento das sinapses;
  • Os oligodendrócitos participam do processo de mielinização dos neurônios, ou seja, da formação da bainha de mielina que envolve e protege os axônios;
  • As células de Schwann são responsáveis pela formação da bainha de mielina como os os oligodendrócitos. Elas se enrolam em volta dos axônios.