O Que é Ciência?

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação

Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a leis que foram verificadas por métodos experimentais.

A ciência baseia-se na regularidade, na previsão e no controle de fenômenos que podem ser observados.

Conceito de Ciência

A ciência é um modo de conhecer fundamentado em um método, o método científico. O método é o modo de funcionamento das ciências, é fundamentado na observação, na experimentação e na produção de teorias e leis.

As teorias são constantemente testadas, visando sua comprovação ou substituição por outra teoria que resista à checagem.

O objetivo da ciência é explicar, descrever e prever os fenômenos a partir do desenvolvimento de procedimentos metodológicos que possam ser constantemente verificados e reproduzidos.

esboço do método científico
Estrutura do método científico e desenvolvimento de teorias

Características da ciência:

  • Objetiva: a ciência é um conhecimento que pressupõe uma objetividade, ou seja, busca ser imparcial, com a mínima influência dos interesses pessoais, com linguagem clara, rigorosa e precisa para evitar ambiguidades.
  • Verificável: todas as teorias científicas são postas à prova. Teorias que não resiste à verificação são descartadas. A verificação deve ser realizada pelo próprio cientista ou por qualquer pessoa e também passa pelo julgamento da comunidade científica.
  • Controlada: todos os elementos das ciências devem ser controladas para possibilitar a sua verificação e reprodução.
  • Lógica: a ciência é um conhecimento baseado na lógica, não aceita contradições.

Senso Comum

O senso comum é o saber comum. Diferente da ciência, não possui rigor ou comprovação, é baseado apenas na crença. Basta que uma pessoa ou grupo acredite, esse tipo de conhecimento pode ser tratado como se fosse um conhecimento verdadeiro.

O senso comum é um saber subjetivo, varia de pessoa para pessoa e de grupo para grupo.

É baseado nas experiências cotidianas, por isso, também é chamado de saber empírico. Parte de uma observação superficial da realidade, buscando explicações que possam parecer razoáveis ou verossímeis.

Tecnologia

Tecnologia é o conjunto de práticas e conhecimentos de um determinado campo teórico elaborado a partir de um ideal científico.

Pode ser definida também como o estudo e processo de métodos utilizados para a transformação e o domínio do meio.

Estude mais sobre este assunto! Leia:

Atualizado em
Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).