O que é Filosofia?


Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”.

Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc.

O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.

Dependendo do conhecimento desenvolvido, a filosofia possui uma gama de correntes e pensamentos. Como exemplos temos: filosofia cristã, política, ontológica, cosmológica, ética, empírica, metafísica, epistemológica, etc.

Para que serve a Filosofia?

Por meio de argumentos que utilizam a razão e a lógica, a filosofia busca compreender o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pelas sociedades.

A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens.

Ou seja, a atitude filosófica faz parte da vida de todos os seres humanos que questionam sobre sua existência e também sobre o mundo, o universo.

De tão importante, esse campo do conhecimento tornou-se uma disciplina obrigatória no currículo escolar, bem como foram criadas diversas faculdades de filosofia.

Origem da Filosofia

A filosofia tem início na Antiguidade, quando surgem as cidades-estados na Grécia Antiga. Antes disso, o pensamento, a existência humana e os problemas do mundo eram explicados de maneira mítica.

Ou seja, as explicações estavam baseadas na religião, na mitologia, na história dos deuses e, até mesmo, nos fenômenos da natureza.

Assim, com o surgimento da polis grega, os filósofos, que na época eram considerados enviados dos deuses, começaram a investigar e sistematizar o pensamento humano.

Com isso, surgem diversos questionamentos, que até esse momento não possuíam tal explicação racional. O pensamento mítico foi dando lugar ao pensamento racional e crítico e daí surgiu a filosofia.

Entenda mais sobre o Mito e a Filosofia.

Você sabia?

Os termos “filosofia”, “filósofo” e “matemática” foram criados pelo filosofo pré-socrático grego Pitágoras. Segundo ele:

O filósofo não é dono da verdade, nem detém todo conhecimento do mundo. Ele é apenas uma pessoa que é amiga do saber.”

Períodos, Correntes Filosóficas e Principais Filósofos

Filosofia Antiga

A Filosofia Antiga surge no século VII a.C. na Grécia Antiga. A filosofia grega está dividida em três períodos:

  • Período Pré-socrático (séculos VII a V a.C.);
  • Período Socrático (século V a IV a.C.);
  • Período Helenístico (século IV a.C. a VI d.C.).

As principais escolas filosóficas desse período foram a Escola Jônica e a Escola Itálica. Na Escola Jônica destacam-se os filósofos Heráclito, Pitágoras, Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.

Já na Escola Itálica, temos os filósofos Parmênides, Zenão, Empédocles e Górgias.

Filosofia Medieval

A Filosofia Medieval desenvolveu-se na Europa entre os séculos I e XVI. Esteve dividida em quatro períodos:

  • Filosofia dos Padres Apostólicos (séculos I e II);
  • Filosofia dos Padres Apologistas (séculos III e IV);
  • Filosofia Patrística (século IV até o VIII);
  • Filosofia Escolástica (século IX até XVI).

Na Filosofia dos Padres Apostólicos destaca-se o filósofo Paulo de Tarso. Na Filosofia dos Padres Apologistas destacam-se os filósofos: Justino Mártir, Orígenes de Alexandria e Tertuliano.

Na Filosofia Patrística, o maior representante desse período foi Santo Agostinho de Hipona. Por fim, na Filosofia Escolástica temos São Tomás de Aquino como o filósofo mais importante.

Filosofia Moderna

A Filosofia Moderna desenvolveu-se entre os séculos XV e XVIII. René Descartes é considerado o fundador da filosofia moderna com a criação do método cartesiano.

As principais correntes filosóficas desse período foram: Humanismo, Cientificismo, Racionalismo, Empirismo e Iluminismo.

Alguns filósofos modernos são: Michel de Montaigne, Nicolau Maquiavel, Francis Bacon, Immanuel Kant, Montesquieu, Rousseau, Voltaire, Denis Diderot, Thomas Hobbes, John Locke, etc.

Filosofia Contemporânea

A Filosofia Contemporânea desenvolveu-se entre os séculos XVIII e XX. Merece destaque a Escola de Frankfurt, criada em 1920 na Alemanha, tendo como principais filósofos: Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin e Jurgen Habermas.

Nesse período, muitas correntes filosóficas foram desenvolvidas:

Além dos filósofos da Escola de Frankfurt, merecem destaque:

Frases de Filósofos

Confira abaixo algumas frases de filósofos sobre o conceito de filosofia:

  • A admiração é própria da natureza do filósofo; e a filosofia deriva apenas da estupefacção.” (Platão)
  • “Se queres a verdadeira liberdade, deves fazer-te servo da filosofia.” (Epicuro)
  • A superstição põe o mundo em chamas, a filosofia apaga-as.” (Voltaire)
  • Não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar”. (Kant)
  • Um pouco de filosofia leva a mente humana ao ateísmo, mas a profundidade da filosofia leva-a para a religião.” (Bacon)
  • O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda.” (Bertrand Russell)
  • A filosofia é a que nos distingue dos selvagens e bárbaros; as nações são tanto mais civilizadas e cultas quanto melhor filosofam seus homens.” (Descartes)
  • Temos na filosofia uma medicina muito agradável, pois, nas outras, sentimos o bem-estar apenas depois da cura; esta faz bem e cura ao mesmo tempo.” (Michel de Montaigne)
  • O primeiro raciocínio do homem é de natureza sensitiva... os nossos primeiros mestres de filosofia são os nossos pés, as nossas mãos, os nossos olhos.” (Rousseau)
  • A filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos... O filósofo é o amigo do conceito, ele é conceito em potência... Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia.” (Deleuze e Guattari)

Você Sabia?

No dia 15 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Filosofia.

Teste seus conhecimentos com um quiz de conhecimentos gerais.