Parmênides

Juliana Bezerra

Parmênides de Eleia foi um dos principais filósofos gregos pré-socráticos da Antiguidade. Seus estudos estiveram baseados nos temas sobre a ontologia do ser, da razão e da lógica.

Seu pensamento influenciou a filosofia da antiguidade bem como a filosofia moderna e contemporânea. Sua frase mais célebre é: “O ser é e o não ser não é.

Biografia: Resumo

Parmênides
Busto de Parmênides de Eleia

Parmênides nasceu em 510 a.C. na cidade grega de Eleia (atual Itália), situada na região da Magna Grécia.

Filho de uma família abastada, o filósofo teve uma boa educação. Visto seu interesse pela filosofia, se aproximou das ideias de Pitágoras e da Escola Fundada por ele: a Escola Pitagórica.

No entanto, não se aprofundou nas questões discutidas pelos pitagóricos, fundando uma Escola em sua cidade natal: Escola Eleática. Além dele, no grupo destacou-se o filósofo Zenão de Eleia, seu discípulo. Parmênides faleceu por volta de 470 a.C.

Pensamento: A Filosofia de Parmênides

Grande parte de seu pensamento está reunida na obra poética denominada “Sobre a Natureza”.

Em seu poema, Parmênides explica sobre dois caminhos: o caminho da opinião e o caminho da verdade.

O “caminho da opinião” (doxa) estaria baseado na aparência, e, portanto, levaria ao engano e as incertezas.

Enquanto o segundo, denominado de “caminho da verdade” (alétheia) é conduzido pelo pensamento lógico baseado na razão. Segundo ele:

É preciso que tu aprendas: o sólido coração da bem redonda Verdade e as opiniões dos mortais, nas quais não há verdadeira certeza. E, no entanto, também isso aprenderás: como as coisas que parecem deviam verdadeiramente ser, sendo todas em todos os sentidos”.

Parmênides e Heráclito: Diferenças

Heráclito de Éfeso foi também um filósofo pré-socrático considerado o “Pai da Dialética”. Segundo ele, o mundo está em constante transformação num estágio que chamou de “devir”. Em suas palavras: “Nada é permanente, exceto a mudança”.

Por outro lado, Parmênides refuta as ideias de Heráclito acrescentado que nada muda, tudo é uno. Ou seja, a mudança (o devir, o vir a ser) é uma ilusão dos sentidos que está pautada no doxa (opinião).

Nesse sentido, utilizou da contradição lógica para chegar à conclusão, enquanto Heráclito baseou seu discurso na dialética, a doutrina dos contrários.

Frases

Confira abaixo algumas frases famosas que traduzem o pensamento de Parmênides:

  • Não importa por onde eu comecei, pois para lá eu voltarei sempre.”
  • O ser é imóvel porque se se movesse poderia vir a ser e então seria e não seria ao mesmo tempo.”
  • O pensamento e o ser são a mesma coisa”.
  • A linguagem é a etiqueta das coisas ilusórias.”
  • "O ser é e o não ser não é."
Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.