Empédocles


Empédocles foi filósofo, professor, legislador, médico, dramaturgo e poeta que viveu na Grécia Antiga. Ele foi um filósofo pré-socrático e defensor da democracia.

Biografia

Empédocles

Nascido em Aeragas, na Magna Grécia (atual Sicília, Itália), no ano de 490 a.C., Empédocles teve um papel preponderante na política defendendo o sistema democrático e ajudando os menos favorecidos.

Nascido no seio de uma família abastada e influente, Empédocles foi um grande orador e uma figura multifacetada. Contribuiu com diversos estudos na área da filosofia, literatura, medicina, astronomia, física e política.

Suas ações o levaram a ser muito admirado e considerado um grande profeta. Escreveu algumas de suas teorias, entretanto, acabaram se perdendo com o tempo.

De sua obra poética destaca-se os longos poemas: Purificações e Sobre a Natureza. Faleceu com aproximadamente 60 anos em 430 a.C.

Pensamentos e Teoria

A partir de seus estudos, Empédocles se destacou na filosofia, retórica e oratória com diversas ideias ecléticas sobre o mundo e a realidade.

Seus pensamentos influenciaram importantes filósofos gregos como Aristóteles e Platão.

Ainda que não tenha feito parte de nenhuma escola filosófica, Empédocles se aproximou da Escola Jônica, a primeira escola filosófica grega.

No entanto, ele difere dos primeiros filósofos os quais tentavam compreender a natureza elegendo somente um elemento primordial.

Ou seja, para Empédocles, a origem do universo somente poderia ser explica pela união de vários elementos.

Assim, segundo ele, os elementos primordiais e indestrutíveis que geram todas as coisas são o fogo, a água, o ar e a terra.

Na teoria do filósofo, cunhada de “Teoria dos Quatro Elementos”, esses elementos seriam misturados de acordo com dois princípios universais opostos: o amor (philia), que leva a harmonização; e o ódio (nekos), associado com a separação.

Assim, o amor seria responsável pela força de atração, enquanto o ódio, pela força de repulsão. Essas duas forças cíclicas, antagônicas e cósmicas geradas pelos dois princípios revelariam toda a realidade e as coisas existentes no mundo.

Saiba também sobre outros Filósofos Pré-Socráticos.

Frases

As frases abaixo revelam alguns dos pensamentos de Empédocles:

  • Quatro raízes de todas as coisas: fogo, ar, água e terra.”
  • Deus é um círculo em que o centro está em toda parte e o acesso é por nenhuma parte.”
  • Se você exige só obediência, então você juntará em volta de si mesmo somente bobos.”
  • O que não se aplica de acordo com a lei está ligando não somente para algumas pessoas e para outras não. A lei estica-se para todos, por todo o ar penetrante e a luz sem limite do céu.”

Entenda mais sobre a Filosofia Antiga.