Exercícios sobre o sistema nervoso

O sistema nervoso é responsável pela comunicação, recepção, interpretação e transporte de informações do corpo humano.

Questão 1

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que NÃO descreve uma função do sistema nervoso.

a) captar e interpretar estímulos do ambiente.
b) transportar informações.
c) criar respostas por meio de movimentos, sensações ou constatações.
d) transportar de nutrientes e oxigênio para o corpo.
e) controlar a atividade dos músculos.

Alternativa incorreta: d) transportar de nutrientes e oxigênio para o corpo.

a) CORRETA. Os estímulos são captados por meio de impulsos nervosos vindos das células receptoras.

b) CORRETA. Com a função integradora, o sistema nervoso é capaz de transportar as informações que coordenam as atividades de vários dos órgãos.

c) CORRETA. Com a função sensorial, o sistema nervoso é capaz de interpretar e traduzir os estímulos recebidos em sensações.

d) ERRADA. Trata-se de função do sistema circulatório, onde a corrente sanguínea faz com que o sangue e os nutrientes sejam direcionados para as células.

e) CORRETA. Com a função motora, o sistema nervoso controla os movimentos voluntários e involuntários dos músculos.

Veja também: Sistema Nervoso

Questão 2

O sistema nervoso é dividido entre sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). Assinale a alternativa que contém os órgãos que fazem parte desses sistemas.

a) SNC: encéfalo e medula espinhal; SNP: nervos e gânglios nervosos.
b) SNC: cérebro e neurotransmissores SNP: tronco encefálico e raízes dorsais.
c) SNC: nervos e gânglios nervosos; SNP: encéfalo e medula espinhal.
d) SNC: cérebro e cerebelo; SNP: diencéfalo e medula espinhal.
e) SNC: cérebro e cerebelo; SNP células nervosas e neurotransmissores.

Alternativa correta: a) SNC: encéfalo e medula espinhal; SNP: nervos e gânglios nervosos.

a) CORRETA. No Sistema Nervoso Central o encéfalo compreende tudo que está dentro da caixa craniana e a medula espinhal, localizada nas vértebras, transmite as informações para o corpo. No Sistema Nervoso Periférico os nervos são os feixes de fibras nervosas e os gânglios são aglomerados de neurônios.

b) ERRADA. O cérebro faz parte do encéfalo do Sistema Nervoso Central e é responsável por transportar, organizar e armazenar informações. Os neurotransmissores são compostos químicos que transmitem informações e são gerados pelos neurônios. O tronco encefálico liga o cérebro e a medula espinhal.

c) ERRADA. Nervos e gânglios nervosos fazem parte do Sistema Nervoso Periférico, já o encéfalo e a medula espinhal compõem o Sistema Nervoso Central.

d) ERRADA. Todos são componentes do Sistema Nervoso Central. O encéfalo abriga o cerebelo e o cérebro, onde existe o diencéfalo. A medula espinhal é a parte que estabelece a comunicação com o corpo.

e) ERRADA. Cérebro e cerebelo fazem parte do Sistema Nervoso Central. Entretanto, as células nervosas formam os tecidos nervosos e, por isso, estão presentes em todos os órgãos e os neurônios são as células do sistema nervoso.

Saiba mais sobre os sistemas nervosos:

Questão 3

(Uece/1999) São células MAIS DIFERENCIADAS e com MENOR capacidade de reprodução:

a) neurônios.
b) epiteliais de revestimento.
c) hepatócitos.
d) fibroblastos.

Alternativa correta: a) neurônios.

a) CORRETA. Os neurônios fazem parte do sistema nervoso e são responsáveis pela propagação de impulsos. Possuem forma diferenciada para desempenhar a sua função de processar informações e conduzir respostas aos estímulos no corpo.

As células cerebrais são formadas no desenvolvimento do bebê, fazendo com que se nasça com determinada quantidade de neurônios. Entretanto, embora seja menor, a capacidade de reprodução é observada, mas diminui com a idade.

b) ERRADA. As células epiteliais de revestimento são células muito próximas que formam o tecido epitelial. Elas são caracterizadas pela grande capacidade de renovação por meio da mitose.

c) ERRADA. São células versáteis localizadas no fígado, que atuam na produção de proteínas e na realização das funções biológicas do órgão.

d) ERRADA. São as células mais comuns que fazem parte do tecido conjuntivo e atuam na síntese de substâncias, como o colágeno e a elastina.

Veja também: Neurônios

Questão 4

(Fuvest) Qual dos seguintes comportamentos envolve maior número de órgãos do sistema nervoso?

a) Salivar ao sentir o aroma de comida gostosa.
b) Levantar a perna quando o médico toca com martelo no joelho do paciente.
c) Piscar com a aproximação brusca de um objeto.
d) Retirar bruscamente a mão ao tocar um objeto muito quente.
e) Preencher uma ficha de identificação.

Alternativa correta: e) Preencher uma ficha de identificação.

a) ERRADA. A saliva é produzida pelas glândulas salivares através dos estímulos recebidos pelo Sistema Nervoso Autônomo.

b) ERRADA. Nesse ato reflexo apenas os neurônios sensitivos e motores agem para gerar o movimento. O neurônio sensitivo leva a informação em forma de impulso nervoso até a medula espinhal e o neurônio motor leva um impulso nervoso até o músculo da perna, fazendo com que ela se mova.

c) ERRADA. Esse tipo de piscar é um reflexo involuntário como mecanismo de defesa pela aproximação do objeto.

d) ERRADA. Nervos sensoriais na pele enviam a informação da sensação de quente e os impulsos são retornados pelos nervos motores que atuam nos músculos da mão induzindo a retirá-la imediatamente.

e) CORRETA. Quando escrevemos nosso sistema nervoso está atuando de diversas formas: por exemplo, o tálamo atua no recebimento das informações; os impulsos nervosos transmitem as informações para que sejam processadas; o córtex reconhece os estímulos e armazena as informações e os neurônios processam todas as informações e fazem com que o cérebro atue.

Veja também: Cérebro

Questão 5

(Vunesp) Imagine as seguintes situações:

1- Você vai tomar uma injeção e fica com o braço distendido, recebendo a picada da agulha sem nenhuma reação.

2- Você estava distraído e alguém picou-lhe o braço com um alfinete; a reação foi um salto.

Os órgãos do sistema nervoso que controlaram a primeira e a segunda reação foram, respectivamente:

a) medula e cérebro.
b) cerebelo e córtex.
c) medula e hipotálamo.
d) cérebro e medula.
e) cérebro e neurônio.

Alternativa correta: d) cérebro e medula.

a) ERRADA. A medula não se aplica à situação 1, pois coordena ações involuntárias. O cérebro não se aplica à situação 2, pois coordena as ações voluntárias e no caso de estar distraído, um reflexo involuntário foi gerado ao sentir dor.

b) ERRADA. O ato voluntário da situação 1 não é realizado pelo cerebelo, ele atua, entre outras funções, na aprendizagem motora e controle do tônus muscular. Para a situação 2, o córtex não se aplica já que está na região mais externa do cérebro e é responsável por funções específicas, como memória e raciocínio.

c) ERRADA. A medula coordena ações involuntárias, protegendo o corpo de situações adversas, o que não acontece na situação 1. O ato involuntário da situação 2 não é realizado pelo hipotálamo, ele atua, entre outras funções, regulando a temperatura corporal e o comportamento emocional.

d) CORRETA. O cérebro faz com que uma resposta consciente seja dada ao estímulo causado pela picada da agulha e a medula produz um ato reflexo como proteção numa situação de emergência.

e) ERRADA. Embora o cérebro seja responsável pelo que ocorre na situação 1, o neurônio não se aplica à situação 2, pois é a unidade estrutural do sistema nervoso responsável pela propagação dos impulsos nervosos.

Veja também: Medula Espinhal

Questão 6

(CESGRANRIO) É comum ouvir expressões como: “Meu coração disparou”, “Fiquei tão nervoso que comecei a suar”, “Senti a boca seca”. Estas reações são características de um estado emocional alterado, e são controladas sob a ação do(s):

a) sistema nervoso autônomo.
b) sistema nervoso somático.
c) hormônios da tireoide.
d) nervos do cerebelo.
e) centro nervoso medular.

Alternativa correta: a) sistema nervoso autônomo.

a) CORRETA. O Sistema Nervoso Autônomo atua regulando o ambiente interno do corpo e, por isso, controla as atividades involuntárias realizadas pelos órgãos internos.

b) ERRADA. O Sistema Nervoso Somático atua regulando as ações voluntárias.

c) ERRADA. Os hormônios da tireoide, cujos principais são triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), são liberados na corrente sanguínea, sendo responsáveis por controlar o metabolismo e o equilíbrio dos sistemas do corpo.

d) ERRADA. As funções do cerebelo são realizadas de maneira involuntária e inconsciente para que o equilíbrio e coordenação seja mantido.

e) ERRADA. O centro nervoso atua recebendo informações e enviando comandos, ou seja, atua na comunicação entre o corpo e o sistema nervoso.

Veja também: Transmissão do Impulso Nervoso

Questão 7

(Fatec/2005) Uma dona de casa encostou a mão num ferro quente e reagiu imediatamente por meio de um ato reflexo. Nessa ação, o neurônio efetuador levou o impulso nervoso para

a) o encéfalo.
b) a medula espinhal.
c) os receptores de dor da mão.
d) os receptores de calor da mão.
e) os músculos flexores do antebraço.

Alternativa correta: e) os músculos flexores do antebraço.

a) ERRADA. O encéfalo faz parte do Sistema Nervoso Central, que atua nos movimentos voluntários.

b) ERRADA. A medula espinhal faz parte do Sistema Nervoso Central, que atua nos movimentos voluntários.

c) ERRADA. Os nociceptores tratam-se de terminações nervosas que atuam gerando sensibilidade à dor.

d) ERRADA. Os termorreceptores tratam-se de receptores sensoriais que atuam gerando sensibilidade à mudança de temperatura. Para detectar o calor, o receptor atuante é o Ruffini.

e) CORRETA. O ato rápido e involuntário realizado pelos músculos flexores do antebraço ocorreu devido ao estímulo sentido pelo neurônio receptor, a mensagem foi levada pelo neurônio sensitivo até à medula e através do neurônio motor o órgão, nesse caso o músculo, rapidamente afastou-se do ferro.

Veja também: Neurotransmissores

Questão 8

(PUC-RJ/2005) Os sistemas celulares do corpo dos heterotróficos pluricelulares (animais) dispõem de dois sistemas de sinalização para integração dos sistemas corporais. São eles:

a) sistema circulatório e respiratório.
b) sistema circulatório e excretor.
c) sistema nervoso e hormonal.
d) sistema respiratório e nervoso.
e) sistema locomotor e hormonal.

Alternativa correta: c) sistema nervoso e hormonal.

a) ERRADA. O sistema circulatório, através da corrente sanguínea, transporta oxigênio e nutrientes para diversas partes do corpo, enquanto que o sistema respiratório capta o oxigênio do ar e, após as trocas gasosas no corpo, elimina dióxido de carbono.

b) ERRADA. Enquanto o sistema circulatório distribui nutrientes para as células, o sistema excretor elimina os resíduos gerados nas reações ocorridas dentro delas.

c) CORRETA. O sistema nervoso e o sistema endócrino (hormonal) são sistemas que agem em conjunto coordenando nosso corpo e atuam para regular o metabolismo do corpo humano. Os neurotransmissores, do sistema nervoso, e os hormônios, do sistema endócrino, agem em conjunto dando respostas aos estímulos recebidos.

d) ERRADA. O sistema respiratório atua na captação de oxigênio e liberação de dióxido de carbono. O sistema nervoso estabelece a comunicação no organismo.

e) ERRADA. O sistema locomotor é responsável pelos movimentos e sustentação do corpo. O sistema endócrino, ou hormonal, é composto por glândulas que produzem os hormônios no nosso corpo.

Veja também: Sistemas do Corpo Humano

Questão 9

(UFSM) Pode-se dizer que o acúmulo de mercúrio afeta a sobrevivência e o funcionamento dos ______. Tanto a transmissão do impulso nervoso, que ocorre sempre dos ______ para os ______ quanto a liberação de neurotransmissores são prejudicadas. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas:

a) dendritos — neurônios — axônios
b) axônios — dendritos — neurônios
c) neurônios — dendritos — axônios
d) axônios — neurônios — dendritos
e) neurônios — axônios — dendritos

Alternativa correta: c) neurônios — dendritos — axônios.

Pode-se dizer que o acúmulo de mercúrio afeta a sobrevivência e o funcionamento dos neurônios. Tanto a transmissão do impulso nervoso, que ocorre sempre dos dendritos para os axônios, quanto a liberação de neurotransmissores são prejudicadas.

Os neurônios são células fundamentais constituem o sistema nervoso. Para realizar suas funções contam com uma estrutura altamente especializada, cujo corpo celular é composto por:

  • Axônio: prolongamento longo do corpo celular e de espessura constante.
  • Dendritos: prolongamentos curtos do corpo celular e com muitas ramificações.

Veja também: Nervos do Corpo Humano

Questão 10

(Ufv) Com relação ao sistema nervoso humano, resolva os seguintes itens:

a) Além dos neurônios, o tecido nervoso apresenta outras células fundamentais para o seu funcionamento. Como se denominam, em conjunto, essas células?

Resposta correta: Células gliais.

As células gliais, também chamadas de neuróglias, fornecem nutrientes, proteção e auxiliam na sustentação do tecido nervoso. Além disso, realizam a modulação dos impulsos elétricos.

Veja também: células gliais

b) Na sinapse química, a transmissão do impulso nervoso ocorre pela liberação de mediadores químicos. Cite dois exemplos desses mediadores.

Resposta correta: Acetilcolina e adrenalina.

Acetilcolina: Esse hormônio é sintetizado pelo sistema nervoso central e nervos parassimpáticos para atuar em diversas partes do corpo como um mensageiro entre as células nervosas. Suas funções estão relacionadas com movimentos dos músculos, aprendizado e memória.

Adrenalina: Esse hormônio neurotransmissor é secretado pela glândulas suprarrenais. Ele está relacionado com excitação, medo, stress, perigo ou fortes emoções. Sua liberação trata-se de um mecanismo de defesa do corpo, alertando-o que se deve preparar para uma situação adversa.

Complemente seus estudos lendo esses textos: