Nervos do Corpo Humano


Os nervos do corpo humano são estruturas filamentosas distribuídas por todo organismo, responsáveis pelas transmissões dos impulsos nervosos (impulsos elétricos), conhecidos como “potencial de ação”.

Nervos do Corpo Humano

Estrutura dos Nervos

Os nervos são estruturas filamentosas, ou seja, cabos ou feixes de fibras nervosas, constituído de axônios (fibras motoras) e dendritos (fibras sensitivas), revestidos de tecido conjuntivo (endoneuro, perineuro, epineuro). Em outras palavras, os nervos são considerados apêndices dos axônios das células nervosas os quais fazem as ligações entre o sistema nervoso e o corpo humano.

Tipos de Nervos

  1. Nervos Aferentes: Formado por nervos sensitivos, os nervos aferentes enviam sinais da periferia da corpo para o sistema nervoso central por meio de sinais (fibras) sensoriais.
  2. Nervos Eferentes: Chamados de nervos (fibras) motores, os nervos eferentes enviam sinais do sistema nervoso central para os músculos ou glândulas através de sinais estimulantes.
  3. Nervos Mistos: Nesse caso, os nervos são formados por fibras sensoriais e fibras motoras, por exemplo, os nervos raquidianos.

Classificação dos Nervos

No corpo humano o sistema nervoso é classificado em: Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). Desse modo, enquanto o sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, o sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos que saem do encéfalo, chamados de nervos cranianos(12 pares) e os nervos originados na medula espinhal, chamados de nervos raquidianos ou espinhais (31 pares).

A partir disso, torna-se evidente que os nervos do corpo humano fazem parte do sistema nervoso periférico caracterizado como uma rede de comunicação que percorre todo o organismo, ligando o sistema nervoso central com os órgãos, sendo constituídos por vias sensitivas e motoras que se encarregam de receber e enviar as informações a partir dos estímulos recebidos do meio externo ou interno.

  • Nervos Cranianos: Originados no encéfalo, os nervos cranianos conectam os órgãos dos sentidos humanos (boca, nariz, ouvido e olhos) com o cérebro uma vez que inervam a parte a cabeça, o coração e os pulmões; são formado por 12 pares de nervos, a saber: nervo olfatório, nervo ótico, nervo oculomotor, nervo troclear, nervo trigêmeo, nervo abducente, nervo facial, nervo vestíbulococlear, nervo glossofaríngeo, nervo vago, nervo acessório e nervo hipoglosso.
  • Nervos Raquidianos: Originados na medula espinhal, os nervos raquidianos (nervos espinhais) são nervos mistos que se ramificam ao longo da medula. Compostos de 31 pares, são responsáveis pela inervação de parte da cabeça, do tronco e dos membros superiores, a saber: 8 pares de nervos cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais, 1 coccígeo.