Encéfalo


O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Encontra-se na caixa craniana, ocupando todo seu espaço e junto com a medula e os nervos compõe o sistema nervoso. É envolvido por membranas chamadas meninges, cuja função é proteger o encéfalo e a medula contra choques mecânicos.

EncéfaloRepresentação de um raio-x do crânio mostrando encéfalo e neurônios

Cérebro

A maior parte do encéfalo é o telencéfalo, que faz parte do cérebro. Ele constitui quase 90% da massa encefálica e possui uma superfície característica marcada por sulcos e reentrâncias que formam as circunvoluções cerebrais.

Há um sulco muito profundo que marca a divisão do cérebro em duas metades chamadas de hemisférios cerebrais. O hemisfério direito liga-se ao hemisfério esquerdo através do corpo caloso, que é constituído de inúmeras fibras nervosas.

EncéfaloAs regiões do cérebro coordenam funções específicas

A região mais externa do cérebro possui coloração mais acinzentada formando o córtex cerebral (também conhecido como substância cinzenta) e internamente a coloração é mais esbranquiçada (substância branca).

Além disso, há regiões delimitadas no córtex dos hemisférios que são chamadas de lobos e são responsáveis por coordenar funções específicas, como memória, raciocínio e audição. São quatro: lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal e lobo occipital.

Diencéfalo: Tálamo e Hipotálamo

Ligadas ao córtex cerebral, essas pequenas estruturas estão localizadas na base do cérebro. O tálamo é composto de muitos corpos celulares tal como a substância cinzenta dos hemisférios cerebrais. É responsável pela recepção das mensagens sensoriais, atuando na transmissão delas ao córtex. Está também envolvido com a regulação do estado de atenção e consciência.

O hipotálamo é tão pequeno como um grão de ervilha, sendo encontrado logo abaixo do tálamo. Atua na regulação da temperatura corporal e controle de água do corpo, tendo importante papel na homeostase. Também participa na expressão das emoções e dos comportamentos sexuais, relacionando o sistema nervoso ao endócrino.

EncéfaloCorte mediano do encéfalo e suas estruturas

Cerebelo

O cerebelo encontra-se entre o cérebro e o tronco encefálico, conectado ao tálamo e à medula espinhal através de muitas fibras nervosas.

Esse órgão é constituído internamente de substância branca (prolongamentos dos neurônios) e revestido pelo córtex cerebelar constituído dos corpos celulares (substância cinzenta).

As funções do cerebelo estão relacionadas com a integração sensorial e motora. Ele participa nos movimentos da cabeça, dos olhos e dos membros coordenando todo o movimento do corpo. Além disso o cerebelo controla o equilíbrio durante a caminhada e também é responsável pela postura.

Tronco Encefálico

O tronco encefálico compreende o bulbo, também chamado medula oblonga, a ponte e o mesencéfalo.

Contém muitos corpos celulares de neurônios e de prolongamentos dos nervos cranianos relacionados com respostas sensoriais, motoras e autônomas da cabeça e do pescoço. Através dos nervos cranianos, o encéfalo recebe informações e controla funções de estruturas da cabeça e pescoço prioritariamente.

Há uma formação reticular constituída por uma rede de neurônios, que estão envolvidos na regulação das atividades cardíacas e respiratórias.

Uma lesão em alguma região do tronco encefálico é frequentemente muito perigoso, dependendo da área afetada pode romper fibras relacionadas com a consciência, a percepção e a cognição. Se a lesão afetar os centros vitais cardíacos e respiratórios leva à parada cardíaca e respiratória irreversível, sendo portanto fatal.

Mesencéfalo

O mesencéfalo conecta a ponte e o cerebelo com o telencéfalo. É o segmento mais curto do tronco encefálico. Recebe informações referentes aos músculos e participa no controle das contrações musculares e postura corporal.

Bulbo

O bulbo ou medula oblonga começa um pouco acima do primeiro par de nervos espinhais cervicais e vai até um sulco. Estão localizados aí os centros vitais que controlam respiração e batimentos cardíacos.

Ponte

A ponte está situada entre o bulbo e o mesencéfalo. Existe um sulco transversal que marca a separação entre o bulbo e a ponte. Posteriormente a ponte fica encoberta pelo cerebelo. A ponte está relacionada com as funções cerebelares de movimento e equilíbrio.

Saiba mais sobre o Sistema Nervoso Central.