Exercícios sobre Sistema Digestório

Juliana Diana

O Sistema Digestório é o processo de transformação do alimento, auxiliando o organismo na absorção dos nutrientes. Para desempenhar essa importante função, ele conta com a ação de diversos órgãos.

Com o intuito de reforçar seus conhecimentos sobre o Sistema Digestório, preparamos 5 exercícios inéditos e apresentamos a seguir.

Bom estudo!

1. O Sistema Digestório é formado por diversos órgãos que atuam no processo de transformação do alimento. Cada um desses órgãos apresenta uma série de ações que ajudam na digestão. A boca é considerada o início de todo o processo e onde são produzidas as glândulas salivares.

As glândulas salivares atuam no sistema digestório desenvolvendo a seguinte função:

a) Lubrificando do tubo digestório.
b) Liberando substâncias que permitem a identificação dos sabores.
c) Diluindo as substâncias nocivas dos alimentos para que não cheguem ao tubo digestório.
d) Amolecendo os alimentos para entrada no tubo digestório.
e) Neutralizando a ação dos alimentos ácidos e auxiliando no suco gástrico.

Resposta correta: d) Amolecendo os alimentos para entrada no tubo digestório.

As glândulas salivares são responsáveis pela produção de saliva, auxiliando na mastigação ao amolecer os alimentos e facilitar a entrada no tubo digestório. Além disso, a saliva produzida pelas glândulas salivares lubrifica as partículas alimentares, atua com ação antibiótica e elimina alguns germes.

As demais respostas estão erradas pois a saliva produzida pelas glândulas salivares lubrificam a mucosa bucal e não o tubo digestório. A identificação dos sabores é feita pela língua e não interfere no sistema digestório. Por fim, a saliva não tem o poder de diminuir o risco das substâncias nocivas para o organismo e nem neutralizar o sabor dos alimentos.

2. O esôfago é um dos órgãos que atuam no sistema digestório fazendo a ligação da faringe até o estômago.

Considerando seu papel no processo de digestão, assinale a alternativa que indica como o esôfago atua.

a) Através da liberação de ácidos.
b) Através de movimentos peristálticos.
c) Através do esfíncter que se mantém aberto.
d) Através da ação de enzimas diluidoras do alimento.
e) Através da liberação parcial do espaço para passagem do alimento.

Resposta correta: b) Através de movimentos peristálticos

O movimento realizado pelo esôfago é conhecido como peristáltico, o que corresponde às ondas de contrações. O conduto musculoso do esôfago espreme o bolo alimentar recebido e empurra em direção ao estômago.

As demais alternativas estão erradas pois a liberação de ácidos é feita no estômago. Já em relação ao esfíncter, quando este se encontrar aberto é considerado como uma característica do refluxo gastroesofágico, ou seja, quando o alimento retorna do estômago para o esôfago.

A alternativa d) está errada pois o esôfago não produz nenhum tipo de enzima. E, por fim, o esôfago não faz liberação parcial de seu espaço, ele faz a abertura necessária para a passagem do alimento, visto que é um conduto muscular.

3. A bile é um fluído líquido produzido pelo fígado para auxiliar na digestão dos alimentos. Para desempenhar esta função, a bile é constituída pelos seguintes elementos:

a) Sais minerais e suco gástrico.
b) Bicarbonato de sódio e sais minerais.
c) Sais biliares e suco gástrico.
d) Glicose e sais biliares.
e) Bicarbonato de sódio e sais biliares.

Resposta correta: e) Bicarbonato de sódio e sais biliares.

A ação do bicarbonato e dos sais biliares auxiliam na emulsificação dos lípidos, ou seja, das gorduras ingeridas e as fragmentam em milhares de micro gotículas.

As demais alternativas estão erradas pois os sais minerais e a glicose não fazem parte da bile. Já o suco gástrico é produzido pelo estômago.

4. O estômago é o órgão responsável pela digestão das proteínas e, para isso, ele atua de forma conjunta com outros órgãos do sistema digestório. Uma das principais ações do estômago é a produção do suco gástrico, que é composto por uma potente enzima, a pepsina.

O suco gástrico é produzido no estômago quando:

a) A mucosa gástrica sofre perda de nutrientes.
b) Os lipídios são diluídos pelas substância produzidas pelo esôfago.
c) O alimento se faz presente no estômago.
d) As glândulas salivares liberam ácido clorídrico.
e) O alimento inicia seu caminho até o estômago.

Resposta correta: c) O alimento de faz presente no estômago.

O estômago é responsável pela produção do ácido clorídrico, que é ativado já no momento da mastigação. Quando o alimento entra no estômago, o suco gástrico é produzido. Composto por água, sais, enzimas e ácido clorídrico, ele é altamente corrosivo e, como proteção, a mucosa gástrica é revestida por uma camada de muco.

5. O Sistema Digestório é dividido em duas partes, sendo uma delas o tubo digestório e a outra o órgãos anexos. O tubo digestório por sua vez é dividido em três partes: alto, médio e baixo.

Assinale a alternativa que indica quais são os órgãos que formam o tubo digestório.

a) Faringe, laringe, pulmão, pâncreas e fígado.
b) Boca, laringe, faringe, vesícula biliar e apêndice.
c) Estômago, intestino delgado, fígado e rim.
d) Laringe, estômago, pulmão, rim e fígado.
e) Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso.

Resposta correta: e) Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso.

O tubo digestório é dividido em alto, composto pela boca, faringe e esôfago; o médio, formado pelo estômago e intestino delgado; e baixo, formado pelo intestino grosso.

A laringe e o pulmão fazem parte do Sistema Respiratório. O pâncreas e a vesícula biliar fazem parte do sistema digestório, porém são considerados órgãos anexos e não do tubo digestório.

O fígado é uma glândula, a maior do corpo humano, e exerce função endócrina e exócrina. O rim é um dos órgãos do sistema urinário.

Saiba mais sobre esse tema:

Juliana Diana
Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.