Neurônios


Os neurônios são as células nervosas responsáveis pela propagação do impulso nervoso. Elas compõem o sistema nervoso juntamente com as células glias.

Existem cerca de 86 bilhões de neurônios no cérebro humano e já se sabe que novos neurônios são produzidos ao longo da vida.

Estrutura dos Neurônios

Os neurônios possuem estruturas celulares tais como núcleo e mitocôndrias assim como outras células, no entanto, sua forma diferenciada está relacionada com a sua função.

NeurôniosEstrutura básica de um neurônio

No corpo celular dos neurônios estão as organelas e o núcleo, é o local onde ocorre o metabolismo celular. Do corpo celular partem diversos prolongamentos, os mais curtos são os dendritos, através dos quais são recebidos os estímulos provenientes dos neurônios vizinhos.

O axônio é um prolongamento do corpo celular, geralmente único, longo e envolvido pela bainha de mielina, que tem descontinuidades chamadas nódulos de Ranvier. A bainha de mielina é composta de células gliais que se enrolam no axônio e podem ser de dois tipos: oligodendrócitos e células de Schwann.

O axônio é responsável pela condução dos sinais elétricos e também tem terminações através das quais transmite as informações aos neurônios vizinhos, isso acontece por meio das sinapses.

Hoje em dia já se sabe também que ocorre neurogênese, ou seja, formação de novos neurônios mesmo durante a vida adulta e não só durante o desenvolvimento embrionário como se acreditou durante muito tempo.

Tipos de Neurônios

Durante muito tempo se acreditou que existiam 100 bilhões de neurônios no corpo humano. No entanto, pesquisadores brasileiros resolveram investigar e chegaram ao número aproximado de 86 bilhões.

Dentre esses inúmeros neurônios existem diferentes tipos, que podem ser classificados segundo sua forma ou sua função.

Classificação Segundo a Forma

NeurôniosFormas diferentes dos neurônios

  • Neurônios Multipolares: Possuem muitos prolongamentos celulares, vários dendritos e um axônio. São os mais comuns;
  • Neurônios Bipolares: Possuem apenas dois prolongamentos, ou seja, um axônio e outro prolongamento que pode se ramificar em dendritos;
  • Neurônios Unipolares: Possuem apenas um prolongamento, o axônio.

Classificação Segundo a Função

NeurôniosEstrutura de um neurônio motor

  • Neurônios Sensitivos: Recebem os estímulos recebidos de fora do corpo e produzidos internamente e os transmitem ao Sistema Nervoso Central (SNC);
  • Neurônios Motores: Recebem as informações do SNC e as transmitem para os músculos e glândulas do corpo;
  • Neurônios Integradores: São encontrados no SNC e conectam os neurônios, interpretando estímulos sensoriais.

Função dos Neurônios

Os neurônios são células altamente especializadas em processar informações.

São responsáveis pela propagação do impulso nervoso e pelas sinapses, de modo que fazem a comunicação entre o sistema nervoso e o restante do corpo, conduzindo respostas a determinados estímulos.