História no Enem


O foco principal das provas de História do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o Brasil.

No entanto, não convém esquecer de revisar temas como Revolução Francesa, Revolução Industrial, ideologias como o fascismo e o comunismo, pois também costumam cair no Enem.

Preparamos um pequeno roteiro para você saber quais são os pontos fortes que deve estudar. Além disso, colocamos questões que te ajudarão a fazer uma boa revisão.

Bom estudo!

História do Brasil no Enem

Tópicos de História no Enem

História do Brasil é o tópico mais cobrado no Enem. Praticamente, todos os períodos são contemplados com uma questão e é preciso usar a capacidade interpretativa para responder bem às perguntas.

Comecemos nossa revisão para o Enem:

Colônia

O período colonial costuma abordar questões relativas à organização social, escravidão indígena e negra, além da economia.

Segue abaixo um exemplo:

(Enem-2013) É preciso ressaltar que, de todas as capitanias brasileiras, Minas era a mais urbanizada. Não havia ali hegemonia de um ou dois grandes centros. A região era repleta de vilas e arraiais, grandes e pequenos, em cujas ruas muita gente circulava.

PAIVA, E. F. O ouro e as transformações na sociedade colonial. São Paulo: Atual, 1998.

As regiões da América portuguesa tiveram distintas lógicas de ocupação. Uma explicação para a especificidade da região descrita no texto está identificada na:

a) apropriação cultural diante das influências externas.
b) produção manufatureira diante do exclusivo comercial.
c) insubordinação religiosa diante da hierarquia eclesiástica.
d) fiscalização estatal diante das particularidades econômicas.
e) autonomia administrativa diante das instituições metropolitanas.

Alternativa d) fiscalização estatal diante das particularidades econômicas.

A capitania de Minas Gerais, por ser a mais rica e ter abundância de ouro, era controlada de perto pelas autoridades portuguesas através da vigilância e dos impostos.

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Brasil Império no Enem

O período do Brasil Império vai da proclamação da Independência de 1822 até o Golpe Republicano em 1889.

O Enem costuma abordar conceitos políticos da formação nacional, cidadania e as lutas entre as diferentes forças que emergiam para dominar o país.

Primeiro Reinado

(Enem-2016) É hoje a nossa festa nacional. O Brasil inteiro, da capital do Império à mais remota e insignificante de suas aldeolas, congrega-se unânime para comemorar o dia que o tirou dentre as nações dependentes para colocá-lo entre as nações soberanas, e entregou-lhes seus destinos, que até então haviam ficado a cargo de um povo estranho.

Gazeta de Notícias, 7 set.1883.

As festividades em torno da Independência do Brasil marcam o nosso calendário desde os anos imediatamente posteriores ao de setembro de 1822. Essa comemoração está diretamente relacionada com:

a) a construção e manutenção de símbolos para a formação de uma identidade nacional.
b) o domínio da elite brasileira sobre os principais cargos políticos, que se efetivou logo após 1822.
c) os interesses de senhores de terras que, após a Independência, exigiram a abolição da escravidão.
d) o apoio popular às medidas tomadas pelo governo imperial para a expulsão de estrangeiros do país.
e) a consciência da população sobre os seus direitos adquiridos posteriormente à transferência da Corte para o Rio de Janeiro.

Alternativa a) a construção e manutenção de símbolos para a formação de uma identidade nacional.

As festas cívicas são um modo de promover uma identidade comum ao povo e construir a nação em torno de certas figuras e datas.

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Segundo Reinado

(Enem-2010) Para o Paraguai, portanto, essa foi uma guerra pela sobrevivência. De todo modo, uma guerra contra dois gigantes estava fadada a ser um teste debilitante e severo para uma economia de base tão estreita. Lopez precisava de uma vitória rápida e, se não conseguisse vencer rapidamente, provavelmente não venceria nunca.

LYNCH, J. As Repúblicas do Prata: da Independência à Guerra do Paraguai. BETHELL, Leslie (Org). História da América Latina: da Independência até 1870, v. III. São Paulo: Edusp , 2004.

A Guerra do Paraguai teve consequências políticas importantes para o Brasil, pois

a) representou a afirmação do Exército Brasileiro como um ator político de primeira ordem.
b) confirmou a conquista da hegemonia brasileira sobre a Bacia Platina.
c) concretizou a emancipação dos escravos negros.
d) incentivou a adoção de um regime constitucional monárquico.
e) solucionou a crise financeira, em razão das indenizações recebidas.

Alternativa a) representou a afirmação do Exército Brasileiro como um ator político de primeira ordem.

O Exército brasileiro saiu fortalecido do conflito e passou a exigir mais participação no cenário político.

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Período Republicano no Enem

O Enem se concentra em vários aspectos da história republicana como as oligarquias, o governo de Getúlio Vargas e a ditadura militar. No entanto, os movimentos artísticos são utilizados para abordar temas desta época como a formação da identidade nacional.

Primeira República

TEXTO I

Embora eles, artistas modernos, se deem como novos precursores duma arte a ir, nada é mais velho que a arte anormal. De há muitos já que a estudam os psiquiatras em seus tratados, documentando-se nos inúmeros desenhos que ornam as paredes internas dos manicômios. Essas considerações são provocadas pela exposição da Sra. Malfatti. Sejam sinceros: futurismo, cubismo,impressionismo e tutti quanti não passam de outros tantos ramos da arte caricatural.

LOBATO. M. Paranoia ou mistificação: a propósito da exposição de Anita Malfatli. O Estado de São Paulo. 20 dez. 1917 (adaptado).

TEXTO II

Anita Malfatti, possuidora de uma alta consciência do que faz, a vibrante artista não temeu levantar com os seus cinquenta trabalhos as mais irritadas opiniões e as mais contrariantes hostilidades.As suas telas chocam o preconceito fotográfico que geralmente se leva no espírito para as nossas exposições de pintura. Na arte, a realidade na ilusão é o que todos procuram. E os naturalistas mais perfeitos são os que melhor conseguem iludir.

ANDRADE, O. A exposição Anita Malfatti. Jornal do Cormmercio. 11 jan. 1918 (adaptado).

(Enem-2016) A análise dos documentos apresentados demonstra que o cenário artístico brasileiro no primeiro quartel do século XX era caracterizado pelo(a)

a) domínio do academicismo, que dificultava a recepção da vertente realista na obra de Anita Malfatti.
b) dissonância entre as vertentes artísticas, que divergiam sobre a validade do modelo estético europeu.
c) exaltação da beleza e da rigidez da forma, que justificavam a adaptação da estética europeia à realidade brasileira.
d) impacto de novas linguagens estéticas, que alteravam o conceito de arte e abasteciam a busca por uma produção artística nacional.
e) influência dos movimentos artísticos europeus de vanguarda, que levava os modernistas a copiarem suas técnicas e temáticas.

Alternativa d) impacto de novas linguagens estéticas, que alteravam o conceito de arte e abasteciam a busca por uma produção artística nacional.

No começo do século XX, os artistas brasileiros usaram as novas correntes artísticas europeias para reinterpretar o Brasil.

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Governo Vargas

(Enem-2014) As relações do Estado brasileiro com o movimento operário e sindical, bem como as políticas públicas voltadas para as questões sociais durante o primeiro governo da Era Vargas (1930-1945), são temas amplamente estudados pela academia brasileira em seus vários aspectos. São também os temas mais lembrados pela sociedade quando se pensa no legado varguista.

D'ARAUJO M. C. Estado, classe trabalhadora e políticas sociais. In: FERREIRA J.; DELGADO L. A. (Org.). O tempo do nacional-estatismo: Do início ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

Durante o governo de Getúlio Vargas, foram desenvolvidas ações de cunho social, dentre as quais se destaca a

a) disseminação de organizações paramilitares inspiradas nos regimes fascistas europeus.
b) aprovação de normas que buscavam garantir a posse das terras aos pequenos agricultores.
c) criação de um conjunto de leis trabalhistas associadas ao controle das representações sindicais.
d) implementação de um sistema de previdência e seguridade para atender aos trabalhadores rurais.
e) implantação de associações civis como uma estratégia para aproximar as classes médias e o governo.

Alternativa c) criação de um conjunto de leis trabalhistas associadas ao controle das representações sindicais.

Ao mesmo tempo que promoveu leis que melhoravam a vida dos trabalhadores, o governo de Getúlio Vargas usou os sindicatos para controlá-los.

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Ditadura Militar

Charge ditadura

(Enem-2016) A imagem faz referência a uma intensa mobilização popular e pode ser traduzida como

a) a campanha popular que confrontava a legitimidade das eleições indiretas no país.
b) a manifestação de milhares de pessoas em prol da realização de eleições para o Senado.
c) as passeatas realizadas em prol do fim da Ditadura Militar no Brasil e na Argentina.
d) os comícios e manifestações populares pela abertura política de forma lenta e segura.
e) o movimento que exigia o direito à igualdade de voto para homens e mulheres.

Alternativa a) a campanha popular que confrontava a legitimidade das eleições indiretas no país.

No final da ditadura, quando a repressão abrandou, a população aproveitou para exigir uma série de reformas políticas, entre as quais o direito para votar para presidente.

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História Geral no Enem

Principais topicos do Enem

Os temas de história geral ocupam cerca de 20% das questões de história, um número nada desprezível, pois cada ponto é decisivo para alcançar o sonho de ingressar na universidade.

Portanto, oriente seus estudos para temas que trouxeram uma nova compreensão para a humanidade como a conquista de direitos na Roma Antiga ou a luta pela igualdade durante a Revolução Francesa.

Outro tema importante é a Revolução Industrial, pois foi um largo processo que trouxe importantes mudanças sócio-econômicas.

Roma Antiga

As questões de História Antiga focam nas transformações sociais e políticas do período.

(Enem-2016) A Lei das Doze Tábuas, de meados do século V a.C., fixou por escrito um velho direito costumeiro. No relativo às dívidas não pagas, o código permitia, em última análise, matar o devedor; ou vendê-lo como escravo “do outro lado do Tibre" — isto é, fora do território de Roma.

CARDOSO, C. F. S. O trabalho compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

A referida lei foi um marco na luta por direitos na Roma Antiga, pois possibilitou que os plebeus:

a) modificassem a estrutura agrária assentada no latifúndio.
b) exercessem a prática da escravidão sobre seus devedores.
c) conquistassem a possibilidade de casamento com os patrícios.
d) ampliassem a participação política nos cargos políticos públicos.
e) reivindicassem as mudanças sociais com base no conhecimento das leis.

Alternativa d) ampliassem a participação política nos cargos políticos públicos.

Apesar de ainda ser mais favorável aos patrícios que aos plebeus, a Lei das Doze Tábuas permitiu que as leis fosse imutáveis e isto ajudava muito num processo judicial. Também permitiu aos plebeus ocupar mais cargos políticos, algo que figurava como exceção e não regra.

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Feudalismo

A Idade Média e seu modo de organização social feudal são pedidos de forma crítica e interpretativa no Enem.

(Enem-2011) Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.

DUBY, G. et al. “Séculos XIV-XV”. In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).

As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com:

a) o crescimento das atividades comerciais e urbanas.
b) a migração de camponeses e artesãos.
c) a expansão dos parques industriais e fabris.
d) o aumento do número de castelos e feudos.
e) a contenção das epidemias e doenças.

Alternativa a) o crescimento das atividades comerciais e urbanas.

Com o aumento populacional e o deslocamento de pessoas e mercadorias, urgia controlar a entrada e saída nas cidades, além de cobrar os respectivos impostos.

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Revolução Francesa

Este tópico é um dos mais cobrados do Enem. Vale a pena dedicar-se aos acontecimentos e consequências sócio-políticos trazidos por este evento.

(Enem-2012) É verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade política não consiste nisso. Deve-se ter sempre presente em mente o que é independência e o que é liberdade. A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem; se um cidadão pudesse fazer tudo o que elas proíbem, não teria mais liberdade, porque os outros também teriam tal poder.

MONTESQUIEU. Do Espírito das Leis. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997 (adaptado).

A característica de democracia ressaltada por Montesquieu diz respeito:

a) ao status de cidadania que o indivíduo adquire ao tomar as decisões por si mesmo.
b) ao condicionamento da liberdade dos cidadãos à conformidade às leis.
c) à possibilidade de o cidadão participar no poder e, nesse caso, livre da submissão às leis.
d) ao livre-arbítrio do cidadão em relação àquilo que é proibido, desde que ciente das consequências.
e) ao direito do cidadão exercer sua vontade de acordo com seus valores pessoais.

Alternativa d) ao livre-arbítrio do cidadão em relação àquilo que é proibido, desde que ciente das consequências.

Montesquieu defende a liberdade individual, mas com toda a responsabilidade que isso supõe. Por isso, distingue entre os conceitos de independência e liberdade.

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Revolução Industrial

Consequências deste modo de produção: surgimento da classe operária, consumismo, destruição de recursos naturais.

(Enem-2010) A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros. Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaça lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorância lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fábricas e os novos altos-fornos eram como as Pirâmides, mostrando mais a escravização do homem que seu poder.

DEANE. P. A Revolução Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).

Qual relação é estabelecida no texto entre os avanços tecnológicos ocorridos no contexto da Revolução Industrial Inglesa e as características das cidades industriais no início do século XIX?

a) A grandiosidade dos prédios onde se localizavam as fábricas revelava os avanços da engenharia e da arquitetura do período, transformando as cidades em locais de experimentação estética e artística.
b) A facilidade em se estabelecer relações lucrativas transformava as cidades em espaços privilegiados para a livre iniciativa, característica da nova sociedade capitalista.
c) O desenvolvimento de métodos de planejamento urbano aumentava a eficiência do trabalho industrial.
d) A construção de núcleos urbanos integrados por meios de transporte facilitava o deslocamento dos trabalhadores das periferias até as fábricas.
e) O alto nível de exploração dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados urbanos marcados por péssimas condições de moradia, saúde e higiene.

Alternativa e) O alto nível de exploração dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados urbanos marcados por péssimas condições de moradia, saúde e higiene.

A Revolução Industrial trouxe a possibilidade de encontrar mais produtos por preços acessíveis, mas este fenômeno não veio acompanhado da melhoria de vida da classe trabalhadora.

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Fascismo

Em tempos turbulentos, estude o que foi fascismo, comunismo, nazismo e outras ideologias surgidas com a organização dos operários no final do século XIX e começo do XX.

(Enem-2016) No aniversário do primeiro decênio da Marcha sobre Roma, em outubro de 1932, Mussolini irá inaugurar sua Via dell Impero; a nova Via Sacra do Fascismo, ornada com estátuas de César, Augusto, Trajano, servirá ao culto do antigo e à glória do Império Romano e de espaço comemorativo do ufanismo italiano. Às sombras do passado recriado ergue-se a nova Roma, que pode vangloriar-se e celebrar seus imperadores e homens fortes; seus grandes poetas e apólogos como Horácio e Virgílio.

SILVA, G. História antiga e usos do passado um estudo de apropriações da Antiguidade sob o regime de Vichy. São Paulo: Annablume, 2007 (adaptado).

A retomada da Antiguidade clássica pela perspectiva do patrimônio cultural foi realizada com o objetivo de

a) afirmar o ideário cristão para reconquistar a grandeza perdida.
b) utilizar os vestígios restaurados para justificar o regime político.
c) difundir os saberes ancestrais para moralizar os costumes sociais.
d) refazer o urbanismo clássico para favorecer a participação política.
e) recompor a organização republicana para fortalecer a administração estatal.

Alternativa b) utilizar os vestígios restaurados para justificar o regime político.

Mussolini utiliza o passado do Império Romano para mostrar a continuidade entre os dois regimes e assim, empregava vários símbolos deste tempo a fim de reforçar esta ligação.

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