América Latina

Juliana Bezerra

A América Latina ou Latinoamérica, em espanhol, corresponde aos países da América que possuem como línguas oficiais o português (Brasil), o francês (Haiti, Ilhas do caribe) e o espanhol (restante dos países), todas elas oriundas do latim.

Assim, convencionou-se chamar América Latina aqueles países em que a colonização foi exercida por Portugal, Espanha e França.

Além das três línguas, existem outros idiomas falados em países de descendência indígena como o crioulo, quéchua, guarani, aimará, náuatle, dentre outras.

Em oposição a América Anglo-Saxônica, (países desenvolvidos de colonização inglesa), alguns estudiosos afirmam que a América Latina é formada por países subdesenvolvidos.

A população latino-americana foi construída mediante miscigenação racial entre brancos, negros, índios, mestiços, em contraposição à raça caucasiana (brancos) que predomina nos países anglo-saxões.

Países da América Latina

São 20 os países da América Latina. Fazem parte dela países da América Central, da América do Sul e apenas um país da América do Norte (México):

América LatinaMapa da América Latina e suas bandeiras

  1. Argentina
  2. Bolívia
  3. Brasil
  4. Chile
  5. Colômbia
  6. Costa Rica
  7. Cuba
  8. Equador
  9. El Salvador
  10. Guatemala
  11. Haiti
  12. Honduras
  13. México
  14. Nicarágua
  15. Panamá
  16. Paraguai
  17. Peru
  18. República Dominicana
  19. Uruguai
  20. Venezuela

Economia da América Latina

Com países de economia subdesenvolvida, os países latino-americanos apresentam muitos problemas econômicos e grande desigualdade social, como a má distribuição de rendas.

Nos setores econômicos se destacam no setor primário (agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça) e alguns países se destacam no setor secundário (indústria) tais como Brasil, Argentina, Chile e México. Na extração de petróleo merecem destaques a Venezuela, Brasil, Argentina, Colômbia, Equador e México.

Mesmo assim, o setor terciário (serviços) foi o que mais cresceu nas últimas décadas na maioria dos países da América Latina. Os países que se destacam na América Latina, ou seja, mais ricos são Brasil, México e Argentina que corresponde cerca de 75% do PIB dos países da América Latina.

Clima, Relevo e Vegetação da América Latina

A América latina apresenta grande variação climática. O clima predominantemente é o tropical (úmido, seco e de altitude), ainda que em alguns países o clima equatorial (quente e com pouca amplitude térmica) prevaleça.

Estes países estão próximos da linha do Equador como o Brasil, Colômbia, Equador e parte do Peru.

Abaixo da Linha de Capricórnio, o aumento da latitude propõe um clima temperado, com estações do ano mais definidas.

De maneira geral, o relevo da América latina é formado por cordilheiras (Conjunto de serras com altitudes superiores a 5 mil metros), onde a mais conhecida e maior de todas é a Cordilheira dos Andes, na América do Sul; além de planícies (fluviais e costeiras) e planaltos.

A vegetação é formada por florestas (tropicais, subtropicais e temperadas), savanas (vegetação rasteira), algumas desérticas, como as xerófilas.

Religião da América Latina

A religião predominante nos países latino-americanos é o cristianismo, embora haja uma gama de religiões presentes desde os evangélicos, protestantes, religiões africanas e indígenas.

Curiosidades

  • O termo América Latina foi utilizado pela primeira vez no século XIX na Invasão Francesa no México, de forma a excluir os países de colonização inglesa ou os anglo-saxões.
  • O Ponto mais alto das Américas é o Monte Aconcágua, na Argentina, com 6962 metros.

Leia ainda:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.