Regiões Brasileiras

As Regiões do Brasil são as grandes divisões do território do país. Elas reúnem as características físicas ou naturais, do relevo, do clima, da vegetação, da hidrografia, como também das atividades econômicas.

Considerando que o território brasileiro possui dimensões continentais, com 8.515.733.052 km2, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dividiu o país em cinco grandes regiões:

Regiões Brasileiras 

Região Nordeste

A Região Nordeste ocupa uma área de 1.554.291.607 km2 sendo a região brasileira que possui a maior costa litorânea do país.

Essa região é formada por 9 Estados:

Faz parte ainda dessa região, a Ilha de Fernando de Noronha, que pertence ao estado de Pernambuco. Curioso notar que a capital do Piauí, a cidade de Teresina, é a única capital que não está situada no litoral.

Região Norte

A Região Norte ocupa uma área de 3.853.676.948 km2 sendo a maior das regiões brasileiras fazendo fronteira com a Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e a Guiana Francesa.

Essa região é formada por 7 Estados:

Região Centro-Oeste

A Região Cento Oeste ​é a única região brasileira que não é banhada pelo mar. Ela ocupa uma área de 1.606.399.509 km2,

Faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai e sua localização permite ligação de fronteira com todas as outras regiões brasileiras.

Essa região é formada por 3 Estados e o Distrito Federal:

Região Sudeste

A Região Sudeste ocupa uma área de 924.620.678 km2 sendo a segunda menor região brasileira em extensão territorial e a mais desenvolvida economicamente.

Além disso, é considerada a mais populosa das regiões abrigando 44% da população brasileira.

Essa região é formada por 4 Estados:

Região Sul

A Região Sul ocupa uma área de 576.744.310 km2 sendo considerada a menor região brasileira. Essa região faz fronteira com o Uruguai, Argentina e Paraguai e é formada por 3 Estados:

Quer saber mais? Leia também os artigos: