Inverno

Lana Magalhães

O que é inverno?

O inverno é um das quatro estações do ano, que se inicia no final do outono e termina com o início da primavera. No Brasil, ele começa no dia 20 ou 21 de junho e acaba no dia 22 ou 23 de setembro.

Trata-se da estação do ano mais fria com queda nas temperaturas e, em alguns lugares, precipitação de neve. A palavra "inverno" tem origem no latim hibernu, que significa "tempo hibernal".

Quando começa o inverno?

O solstício de inverno marca o início da estação que dura até o equinócio da primavera.

Nesse momento, uma parte da Terra é menos iluminada pelos raios solares, dando origem a dias mais curtos e noites mais longas.

Estações do ano
A posição dos hemisférios em relação ao Sol determina as estações do ano

Por esse motivo, nos hemisférios terrestres, as estações acontecem em tempos diferentes, sendo que as datas do inverno em cada um são:

  • Hemisfério Sul: também chamado de inverno austral, ele começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro.
  • Hemisfério Norte: chamado de inverno boreal, ele começa no dia 22 de dezembro e termina dia 20 de março.

Quais são as características do inverno?

  • Clima frio e seco
  • Baixa umidade do ar
  • Escassez das chuvas
  • Ventos fortes
  • Geada e neve
  • Dias mais curtos
  • Noites mais longas

Vale notar que é muito comum nessa época o aumento de doenças respiratórias, bem como de infecções. Isso porque as características da estação favorece a presença de bactérias e vírus.

O inverno no Brasil

No Brasil, o inverno começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro. Na maior parte do país, o inverno não é rigoroso em decorrência da sua localização em relação à linha do Equador.

O frio mais intenso é sentido especialmente na Região Sul, onde pode nevar e as temperaturas ficarem negativas. A título de curiosidade: em 1996, o estado de Santa Catarina registrou a temperatura de -16 °C.

Inverno em Gramado
Inverno da cidade de Gramado, na região sul do Brasil

Já na região Norte, localizada numa zona de convergência intertropical, ocorre muitas chuvas no inverno.

Isso porque é um local com muitos rios e uma vegetação densa. Dessa forma, a temperatura abaixa, mas não o suficiente para impedir a evaporação da água e a formação de nuvens.

A Importância do inverno para a vida na Terra

O inverno, como todas as estações do ano, possui sua importância para o equilíbrio da natureza. Sem ele, seria impossível a renovação da vida no planeta.

Algumas espécies de animais, por exemplo, hibernam no inverno, ou seja, dormem durante um longo período de tempo, visto que em alguns lugares o alimento torna-se escasso nesse momento.

Da mesma maneira, para a vegetação, essa estação também é muito importante para a renovação. Nesse momento, mediante as baixas temperaturas, as árvores vivem somente com o necessário para sua sobrevivência, deixando cair suas folhas e frutos.

Saiba mais sobre as outras estações do ano:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.