Inverno: quando começa e quais são suas características
O inverno é um das quatro estações do ano, que se inicia no final do outono e termina com o início da primavera. No Brasil, ele começa no dia 20 ou 21 de junho e acaba no dia 22 ou 23 de setembro.
Em 2024, o inverno no Brasil se inicia em 20 de junho e termina em 22 de setembro de 2024.
Trata-se da estação do ano mais fria, com queda nas temperaturas e, em alguns lugares, precipitação de neve. Ele ocorre de forma inversa nos dois hemisférios: quando é inverno no Hemisfério Norte, é verão no Hemisfério Sul, e vice-versa.
Como ocorre o inverno
O solstício de inverno marca o início da estação que dura até o equinócio da primavera. No Brasil (hemisfério sul), este momento ocorre entre os dias 20 e 21 de junho.
Durante o inverno, uma parte da Terra é menos iluminada pelos raios solares, dando origem a dias mais curtos e noites mais longas.
Por esse motivo, nos hemisférios terrestres, as estações acontecem em tempos diferentes, sendo que as datas do inverno em cada um são:
- Hemisfério Sul: também chamado de inverno austral, ele começa no dia 20 ou 21 de junho e termina no dia 22 ou 23 de setembro.
- Hemisfério Norte: chamado de inverno boreal, ele começa no dia 21 ou 22 de dezembro e termina dia 20 ou 21 de março.
Quais são as características do inverno
Temperaturas mais baixas: em muitas regiões, as temperaturas caem significativamente, e em algumas partes do mundo, pode até nevar.
Dias curtos e noites longas: como o Sol aparece menos no céu, o dia dura menos horas. Em lugares como a Noruega, por exemplo, o inverno pode ter dias em que o Sol quase não aparece.
Chuvas e ventos: em algumas regiões, o inverno também pode trazer mais chuvas e ventos fortes.
Alteração no comportamento dos animais: durante o inverno, muitos animais adaptam seu comportamento para enfrentar as baixas temperaturas. Alguns animais entram em hibernação, um estado de sono profundo que ajuda a economizar energia. Outros migram para regiões mais quentes. Plantas também podem perder suas folhas ou entrar em um estado de dormência para sobreviver ao frio.
Vale notar que é muito comum nessa época o aumento de doenças respiratórias, bem como de infecções. Isso porque as características da estação favorecem a presença de bactérias e vírus.
O inverno no Brasil
Na maior parte do país, o inverno não é rigoroso em decorrência da sua localização em relação à linha do Equador.
O frio mais intenso é sentido especialmente na Região Sul, onde pode nevar e as temperaturas ficarem negativas. A título de curiosidade: em 1996, o estado de Santa Catarina registrou a temperatura de −16 °C.
Já na região Norte, localizada numa zona de convergência intertropical, ocorrem muitas chuvas no inverno.
Isso porque é um local com muitos rios e uma vegetação densa. Dessa forma, a temperatura abaixa, mas não o suficiente para impedir a evaporação da água e a formação de nuvens.
A importância do inverno para a vida na Terra
O inverno, como todas as estações do ano, possui sua importância para o equilíbrio da natureza. Sem ele, seria impossível a renovação da vida no planeta.
Algumas espécies de animais, por exemplo, hibernam no inverno, ou seja, dormem durante um longo período, visto que em alguns lugares o alimento torna-se escasso nesse momento.
Da mesma maneira, para a vegetação, essa estação também é muito importante para a renovação. Nesse momento, mediante as baixas temperaturas, as árvores vivem somente com o necessário para sua sobrevivência, deixando cair suas folhas e frutos.
Saiba mais sobre as outras estações do ano:
- As Estações do Ano
- Estações do Ano (Educação Infantil)
- Primavera
- Verão
- Outono
- Equinócio de Outono
- Exercícios Estações do Ano
- Solstício
- Climas do Brasil
- Clima Polar
Referências Bibliográficas
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Conecte: Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014.
MARQUES, Vinícius. Inverno: quando começa e quais são suas características. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/inverno/. Acesso em: