Equinócio de outono

O equinócio de outono acontece todos os anos no dia 20 ou 21 de março no hemisfério sul, onde está localizado o Brasil.

Este ano o equinócio de outono acontecerá no dia 20 de março de 2021, tal como nos anos 2022 até 2025.

Esse fenômeno astronômico é o momento exato em que o Sol passa pelo equador celeste. Quando ele acontece, o hemisfério sul começa a receber menos luz do Sol. Como a Terra é inclinada, no outro lado, ou seja, no hemisfério norte, a Terra começa a receber mais sol.

Isso explica porque no dia em que acontece o equinócio em março no Brasil, começa o outono. No hemisfério norte, por sua vez, no equinócio que acontece em março começa a primavera.

O que é equinócio?

Equinócio é um fenômeno astronômico que acontece duas vezes no ano: em março e em setembro. Esse fenômeno é o momento em que o Sol cruza o equador celeste. A partir desse momento um hemisfério começa a receber mais luz solar do que o outro.

No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, em março acontece o equinócio de outono, dando início ao outono. Em setembro acontece o equinócio da primavera, dando início à primavera.

Como a terra é inclinada, acontece o contrário no hemisfério norte, ou seja, em março acontece o equinócio primavera e em setembro acontece o equinócio do outono.

Significado de equinócio de outono

No dia em que acontece o equinócio, a duração do dia e da noite são praticamente iguais. Por isso, a palavra equinócio significa “noite igual”. De origem latina é a junção de dois vocábulos: aequus (igual) + nox (noite), aequinoctiu.

Antes do equinócio de outono acontecer, estamos no verão e os dias são maiores, mas conforme os dias vão passando eles ficam menores, até que começa o outono.

O equinócio de outono anuncia que os dias ficarão mais curtos e as noites, mais compridas. Igualmente, a temperatura vai diminuir.

Com a diminuição de luz solar, tendemos a sentir mais preguiça e menos energia. Para a natureza, o equinócio de outono representa o começo de um período de descanso. Afinal, as árvores perdem as folhas, muitos animais estocam alimentos e algumas espécies hibernam.

Em países de clima tropical, porém, as mudanças não são tão grandes, mas as temperaturas baixam um pouco.

Equinócio de primavera

O equinócio de primavera acontece no hemisfério sul em setembro, no mesmo dia em que acontece o equinócio de outono no hemisfério norte.

Isso acontece por causa da inclinação da Terra. Assim, enquanto em setembro começa a primavera no hemisfério sul, começa o outono no hemisfério norte.

Leia também:

Equinócio

Solstício

Atualizado em