Outono

O outono é uma das quatro estações do ano e representa a transição entre o verão e o inverno. Por isso, ele apresenta características que se assemelham ao verão e ao inverno.

É conhecido como o período de colheitas, porque é o momento em que se inicia a queda de folhas e frutos. Isso ocorre por conta da estratégia de sobrevivência das plantas. Ao perderem as folhas, elas podem poupar energia e se proteger do inverno que se aproxima.

Quando começa o outono?

No Brasil, o outono começa todos os anos entre 20 ou 21 de março e acaba entre 20 ou 21 de junho.

Este ano, o outono começa no dia 20 de março de 2022 às 12h33 e termina no dia 21 de junho de 2022.

O equinócio de outono é responsável pelo início da estação. Nesse período, a Terra encontra-se totalmente iluminada pelos raios solares entre os hemisférios norte e sul. Essa situação resulta em dias e noites com durações iguais.

Da mesma forma como ocorre com as outras estações, a data de seu início é diferente no hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, e no hemisfério norte.

No hemisfério norte, o outono inicia entre 22 ou 23 de setembro e termina entre 21 ou 22 de dezembro.

No hemisfério sul o outono é chamado de "outono austral" e no hemisfério norte, é chamado de "outono boreal".

Outono no Brasil

No Brasil, as mudanças de temperatura e na umidade relativa do ar ocorrem devido a sua localização entre a zona do Trópico de Capricórnio ao sul e pela Linha do Equador ao norte.

Isso faz também com que o outono brasileiro não seja sentido em todas as regiões do país.

As principais características do outono são percebidas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Em regiões serranas e no sul do Brasil as temperaturas caem bastante, sendo possível até nevar.

Características do outono

  • Os dias tornam-se cada vez mais curtos em relação às noites;
  • As temperaturas são amenas;
  • Ocorre queda das folhas e frutos de algumas espécies de árvores;
  • A umidade relativa do ar sofre uma queda;
  • Diminuição dos períodos de chuva;
  • Aumento da ocorrência de ventos e nevoeiros.
Outono no Brasil
Paisagem típica do outono

No outono, aos poucos os dias ficam cada vez mais curtos em relação às noites. Como essa estação fica entre o verão (que têm dias mais longos, anoitecendo mais tarde) e o inverno (que têm dias mais curtos, anoitecendo mais cedo), o outono prepara a passagem de uma estação para a outra.

O mesmo acontece com a temperatura. Depois de passar o verão quente, o tempo começar a diminuir até chegar o inverno.

A queda das folhas é a forma que as plantas encontram para poupar energia, pois precisarão dela para a chegada do inverno.

Em muitos lugares, os períodos de chuva são menos frequentes e a umidade diminui. Entretanto, aumentam os ventos e nevoeiros.

Leia também:

Estações do Ano

Equinócio de outono