Verão

Lana Magalhães

O que é verão?

O verão é uma das quatro estações do ano que começa depois da primavera e termina com a chegada do outono.

Ele é marcado pelo aumento das temperaturas e permanece durante 3 meses (do final de dezembro até o final de março).

No Brasil, o verão tem início em 21 ou 22 de dezembro e acaba em 20 ou 21 de março.

Em muitos países, o verão corresponde ao período das férias escolares e o momento em que as praias ficam lotadas.

As principais características do verão

  • Aumento das temperaturas;
  • Ocorrência de chuvas, geralmente são rápidas, mas de forte intensidade;
  • Dias mais longos;
  • Noites mais curtas.

A diferença na duração dos dias e das noites acontece porque uma parte do planeta Terra fica mais próxima do Sol.

O início do verão começa com o solstício de verão

O solstício de verão marca o início da estação. Nesse momento, um dos hemisférios da Terra está inclinado em direção ao Sol, recebendo maior quantidade de raios solares.

Essa inclinação é em relação à latitude, a partir da Linha do Equador. Assim, quanto mais distante da Linha do Equador, maior a incidência dos raios solares.

Verão nos hemisférios
Períodos das estações do ano nos hemisférios

Enquanto um dos hemisférios encontra-se no solstício de verão, o hemisfério oposto passa pelo solstício de inverno. Por exemplo, enquanto é verão no hemisfério Sul, ao mesmo tempo é inverno no hemisfério Norte.

O solstício e equinócio acontecem por conta dos movimentos de rotação e translação da Terra.

Saiba mais sobre o Solstício de verão.

O verão nos hemisférios norte e sul

Nos hemisférios terrestres, as estações acontecem em tempos diferentes, sendo que as datas são:

  • Hemisfério Norte: Também chamado de verão boreal, o verão começa dia 20 ou 21 de junho e vai até 22 ou 23 de setembro.
  • Hemisfério Sul: Também chamado de verão austral, o verão começa dia 21 ou 22 de dezembro e termina dia 20 ou 21 de março.

O que é horário de verão?

O horário de verão é caracterizado pelo adiantamento das horas de acordo com o fuso horário local e atualmente cerca de 30 países o utilizam.

Como nessa estação do ano os dias são mais longos, a finalidade dessa atitude é aproveitar a luz solar, visto que o sol nasce antes.

Assim, o horário de verão está intimamente relacionado com a economia de energia elétrica. Isso porque evita a sobrecarga do consumo energético, principalmente no denominado “Horário de Pico”, entre 18h e 21h.

O horário de verão foi proposto em 1784, pelo diplomata e líder da Revolução Americana, Benjamin Franklin (1706 -1790).

Numa época em que não existia a luz elétrica, o pesquisador propôs tal medida a fim de aproveitar mais a luz proveniente do sol.

Apesar das observações e pesquisas de Benjamin Franklin, o método foi adotado apenas no século XX, durante a primeira guerra mundial. A Alemanha foi o primeiro país a implantá-lo, como forma de economizar carvão.

O horário de verão no Brasil

Em 2019, o horário de verão no Brasil foi suspenso por Jair Bolsonaro. Em 2020, essa medida continua e, portanto, o Brasil também não adiantará os relógios.

O presidente argumentou que as mudanças nos hábitos dos brasileiros fez com que o consumo de energia aumentasse expressivamente no período da tarde, de modo que a mudança de horário deixa de fazer sentido, pois o seu propósito é justamente a redução de energia no "horário de pico", que antes se verificava no início da noite.

Adotado na década de 30, tal horário vinha sendo utilizado de forma efetiva desde 1985 nos estados brasileiros, excetuando-se os das regiões Norte e Nordeste.

Nessa altura, o relógio era adiantado em 1 hora no Brasil. O 1º domingo de novembro, à meia-noite, marcava o início do horário de verão, mantendo-se até o 3º domingo de fevereiro do ano seguinte.

Curiosidades sobre as estações do ano

  • A palavra "verão" provém do latim veranum tempus, que significa “tempo primaveril ou tempo da frutificação”, estando, assim, relacionada com o encerramento da primavera.
  • Antigamente, existiam cinco estações do ano. O verão era dividido em dois momentos: o verão, propriamente dito, caracterizado por um clima quente e chuvoso, e o estio, caracterizado por clima quente e seco.

Saiba mais sobre as outras estações do ano:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.