Verão

Lana Magalhães

O verão é uma das quatro estações do ano marcada pelo aumento das temperaturas. Trata-se da estação mais quente do ano, onde os dias são mais longos e as noites mais curtas.

Ele se inicia após a primavera e antes do outono. No Brasil, o verão começa em 21 de dezembro e dura até o dia 20 de março.

O verão 2018/2019 começa no dia 21 de dezembro de 2018 às 19h22 e termina no dia 20 de março de 2019, às 18h57.

Em muitos países, o verão é o período das férias e o momento em que as praias ficam lotadas.

Características do Verão

Verão nas praias
Paisagem típica das praias brasileiras durante o verão

As principais características do verão são:

  • Temperaturas mais altas e tempo quente;
  • Ocorrência de chuvas, geralmente são rápidas, mas de forte intensidade;
  • Dias longos;
  • Noites curtas.

A diferença na duração dos dias e das noites acontece porque uma parte do planeta Terra fica mais próxima do Sol.

Conheça também sobre as outras estações do ano:

Solstício de verão

Nos hemisférios terrestres as estações acontecem em tempos diferentes:

  • Hemisfério Norte: Também chamado de verão boreal, o verão começa 21 de junho e vai até 23 de setembro.
  • Hemisfério Sul: Também chamado de verão austral, começa dia 21 de dezembro e termina de 20 de março.
Verão nos hemisférios
Períodos das estações do ano nos hemisférios

O solstício de verão marca o início da estação. Nesse momento, um dos hemisférios da Terra está inclinado em direção ao Sol, recebendo maior quantidade de raios solares.

Essa inclinação é em relação à latitude, a partir da Linha do Equador. Assim, quanto mais distante da Linha do Equador, maior a incidência dos raios solares.

Enquanto um dos hemisférios encontra-se no solstício de verão, o hemisfério oposto passa pelo solstício de inverno. Por exemplo, enquanto é verão no hemisfério Sul, ao mesmo tempo é inverno no hemisfério Norte.

O solstício e equinócio acontecem por conta dos movimentos de rotação e translação da Terra.

Horário de Verão

Atualmente, cerca de 30 países utilizam o horário de verão, ou seja, adiantam as horas de acordo com o fuso horário local.

Como nessa estação do ano os dias são mais longos, a finalidade dessa atitude é aproveitar a luz solar, visto que o sol nasce antes.

O horário de verão foi proposto em 1784, pelo diplomata e líder da Revolução Americana, Benjamin Franklin (1706 -1790).

Numa época em que não existia a luz elétrica, o pesquisador propôs tal medida a fim de aproveitar mais a luz proveniente do sol.

Apesar das observações e pesquisas de Benjamin Franklin, o método foi adotado apenas no século XX, durante a primeira guerra mundial. A Alemanha foi o primeiro país a implantá-lo, como forma de economizar carvão.

O horário de verão está intimamente relacionado com a economia de energia elétrica. Isso porque evita a sobrecarga do consumo energético, principalmente no denominado “Horário de Pico”, entre 18h e 21h.

Horário de verão no Brasil

Estados brasileiros com horário de verão
Estados brasileiros com horário de verão

No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez na década de 30, todavia, sua utilização efetiva, ocorreu a partir de 1985.

No Brasil, o relógio é adiantado em 1 hora. Em países do hemisfério norte, por exemplo, essa quantidade é variável.

Apenas nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil o horário de verão é adotado.

Quando começa e acaba o horário de verão no Brasil?

Desde 2008, existe uma definição quanto ao início e término do horário de verão no Brasil. Em 2018, o horário brasileiro de verão 2018/2019 começou no dia 4 de novembro 2018.

O horário de verão deve começar à meia noite do terceiro domingo do mês de outubro e terminar no mesmo horário no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Em 2018, houve atraso no início do horário de verão em virtude das eleições.

Além disso, se o término coincidir com o domingo de carnaval, o horário deve ser prorrogado por mais uma semana. Ao fim do horário de verão, o relógio deve ser atrasado em uma hora.

Confira as datas de início e término do horário de verão do Brasil nos próximos anos:

Tabela do Horário de Verão

Curiosidades

  • Antigamente, existiam cinco estações do ano. O verão era dividido em dois momentos: o verão, propriamente dito, caracterizado por um clima quente e chuvoso, e o estio, caracterizado por clima quente e seco.
  • A palavra verão provém do latim veranum tempus que significa “tempo primaveril ou tempo da frutificação”, ou seja, relaciona-se com o encerramento da “primavera”.
Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.