Energia

Rosimar Gouveia

Energia na Física é um conceito extremamente importante e representa a capacidade de produzir trabalho.

Também é usado em outras áreas científicas, como a biologia e a química.

Os seres vivos dependem da energia para sobreviverem e a obtêm através da alimentação (energia química). Além disso, os organismos também recebem energia (luz e calor) do Sol.

Origem da energia

Acompanhe no infográfico abaixo a origem da energia.

Infográfico - Origem da energia que usamos na Terra

Infográfico - Origem da energia que usamos na Terra

Princípio Geral da Conservação da Energia

A lei da conservação da energia é fundamental. Ela diz que a energia não se perde, nem pode ser destruída, ela se transforma. Assim, num sistema isolado a quantidade de energia permanece constante.

Exemplo

A energia que chega do Sol aquece a água (calor sensível). Este aquecimento provoca o transporte de vapor para a atmosfera, formando as nuvens (calor latente e energia potencial gravitacional).

A água ao retornar para a superfície (energia cinética), forma os lagos e rios que posteriormente serão represados (energia potencial gravitacional).

A água ao cair pelo vertedouro (energia cinética) movimenta as pás da turbina que a transforma no gerador em energia elétrica.

Tipos de Energia

A energia se apresenta de muitas formas. Os principais tipos de energia estudados na Física são:

Energia Mecânica

Energia Mecânica é entendida como a capacidade de um corpo de realizar trabalho. Basicamente, a energia mecânica está relacionada com duas formas diferentes:

A Energia Cinética, que é a energia dos corpos em movimento.

A Energia Potencial, que é a energia armazenada nos corpos com a capacidade de se transformar em movimento.

Leia também sobre os conceitos importantes da Mecânica:

Energia Térmica

É a energia relacionada com o grau de movimentação das partículas subatômicas. Quanto maior for a temperatura de um corpo maior é a sua energia interna.

Quando um corpo com maior temperatura entra em contato com ou corpo com menor temperatura, ocorrerá transferência de calor.

Saiba mais sobre Energia térmica:

Energia Elétrica

É a energia produzida a partir das cargas elétricas das partículas subatômicas. As cargas ao se deslocarem geram corrente elétrica, criando o que chamamos de eletricidade.

Leia mais sobre conceitos relacionados a Energia elétrica:

Energia Luminosa

A luz é a energia radiante que se manifesta através da luz visível, ou seja, da luz que conseguimos perceber com o sentido da visão.

Leia mais sobre a Luz:

Energia Sonora

É o tipo de energia que pode ser percebido pelo sentido da audição. O som, assim como a luz, é uma onda.

Leia também Ondas.

Energia Nuclear

É a energia contida no núcleo dos átomos e emitida na forma de radiação ou partículas. A radiação é bastante usada na medicina, raios-X, radioterapia, mas também se associa a efeitos negativos como: bombas atômicas e lixo nuclear.

Leia mais sobre Radiações e Energia nuclear:

Veja também: Fórmulas de Física.

Rosimar Gouveia
Rosimar Gouveia
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.