Energia Elétrica

Rosimar Gouveia

A energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo, produzida a partir do potencial elétrico de dois pontos de um condutor.

Foi o filósofo grego Tales de Mileto quem descobriu por meio de uma experiência as cargas elétricas e, a partir disso, a palavra "eletricidade" começou a ser utilizada.

Onde ela é produzida?

Em grande parte, a energia elétrica é produzida nas usinas hidrelétricas, porém sua produção é também feita nas usinas eólicas, solares, termoelétricas, nucleares, etc.

No Brasil, quase 90% da energia é produzida nas Usinas Hidrelétricas sendo que a maior Usina Hidrelétrica do Brasil é a Usina de Itaipu, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e Paraguai.

Nas Usinas Hidrelétricas, utiliza-se a força das águas, dos rios, para gerar energia mecânica que, por sua vez, chega para a população em forma de energia elétrica, tão indispensável nos dias atuais: computadores, baterias, eletrodomésticos, iluminação, televisores, dentre outros.

Diante dessa crescente demanda, o governo brasileiro pretende investir na construção de mais hidrelétricas, uma vez que o Brasil possui o terceiro maior potencial hidráulico do planeta (grandes rios), depois da China e da Rússia.

No Sistema Internacional (SI), a energia elétrica é representada em joule (J). Contudo, a unidade de medida mais utilizada é o quilowatt-hora (kWh), como podemos notar na medição do consumo de energia elétrica feita pelas companhias energéticas.

Ademais, a agência que fiscaliza e regulariza a geração, comercialização e transmissão da energia elétrica no Brasil é a Aneel - "Agência Nacional de Energia Elétrica".

Leia mais sobre tipos e formas de produção de energia:

Cálculo de Energia Elétrica

Para calcular a energia elétrica utiliza-se a seguinte equação:

Eel = P . ∆t

Onde:

Eel: energia elétrica
P: potência
∆t: variação do tempo

Para calcular o consumo de energia elétrica nos aparelhos presentes em casa utiliza-se a equação:

Energia Elétrica

Onde:

K: quilowatt hora
T: tempo
P: potência

Exemplo

Qual o consumo mensal de energia elétrica de um chuveiro, sendo sua potência de 5000 watts e o tempo diário de utilização 30 minutos?

Primeiramente, para saber a quantidade de horas mensais, calcula-se a quantidade de minutos pela quantidade de dias no mês: 30 x 30 = 900 minutos mensais = 15 horas.

Na fórmula:

Energia Elétrica

K = (15.5000)/1000
K = 75 kWh

Quer saber mais? Leia:

Rosimar Gouveia
Rosimar Gouveia
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.