Energia Termoelétrica


A energia termoelétrica ou termelétrica é a energia produzida pela queima de combustíveis fósseis (óleo combustível, carvão mineral, óleo diesel, gás natural, gasolina e outros derivados de petróleo) realizada nas usinas termoelétricas.

No Brasil há 50 usinas desse tipo que correspondem a menos de 10% de toda a energia produzida no país, entretanto, atende as demandas emergenciais do país de maneira estratégica, por exemplo, nos momentos de seca marcado pela diminuição da energia produzida nas usinas hidrelétricas.

Vale lembrar que, ao contrário das usinas hidrelétricas, construídas distantes dos centros urbanos, por sua vez, as usinas termoelétricas podem ser edificadas em qualquer lugar, inclusive, próxima dos centros urbanos, o que de certa maneira, possibilita uma melhoria na distribuição para esses centros.

Como é produzida a Energia Termoelétrica

A palavra termo, do grego (thermos) significa "quente" e elétrica do latim (electricus) refere-se ao "âmbar", aquele que produz eletricidade. Portanto, a energia termoelétrica é produzida através do calor originado da queima dos combustíveis fósseis postos numa caldeira que aquece a água e seu vapor movimenta as turbinas, que por sua vez, são conectadas aos geradores de energia elétrica e, por fim, transportada por meio de linhas transmissoras à população.

Energia Termoelétrica e o Meio Ambiente

Com a queima de combustíveis fósseis, há liberação de gases na atmosfera e por isso, muitas vezes, as usinas termoelétricas aumentam o efeito estufa e causam impactos ambientais (aquecimento global, chuva ácida). Sua utilização torna-se viável na medida em que supre a necessidade nos momentos de seca no país, pois os rios diminuem seus fluxos e as hidrelétricas a produção de energia.

Curiosidade

  • Aproximadamente 70% da energia mundial é produzida nas usinas termoelétricas.