Efeito Estufa


Efeito estufa é a elevação da temperatura terrestre em consequência do excesso de gases poluentes na atmosfera.

A grande quantidade de determinados gases permite que a luz solar chegue à superfície da Terra, aquecendo-a, mas bloqueiam a saída e enviam de volta à Terra parte da radiação infravermelha (calor) irradiada.

O efeito estufa pode ser comparado ao que ocorre no interior de um veículo estacionado, com os vidros fechados e recebendo diretamente a luz solar. O vidro deixa passar a luz solar mas impede a saída do calor.

O que é o Efeito Estufa?

O efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental para a vida na Terra. O processo natural consiste na retenção do calor irradiado da superfície terrestre pelas partículas de gases e de água em suspensão na atmosfera.

Sem esse processo, certamente não haveria vida na Terra, pois ele garante a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e consequentemente a sobrevivência dos seres vivos.

Ocorre na camada da atmosfera denominada troposfera.

Efeito Estufa

Efeitos da Poluição do Ar

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a poluição do ar é o principal problema ambiental da atualidade. Fenômenos como o efeito estufa, a destruição da camada de ozônio, a inversão térmica e a chuva ácida têm afetado muito a população mundial e o planeta como um todo.

O temido efeito estufa é um desequilíbrio na composição atmosférica, causado pela crescente concentração de gases que têm capacidade de absorver calor, como é o caso do metano, do óxido de nitrogênio, monóxido de carbono, dióxido de enxofre e principalmente do dióxido de carbono.

Leia também:

Causas do Efeito Estufa

O efeito estufa é resultado da crescente queima dos combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural) que representam a base da industrialização e de muitas atividades humanas(transportes, aquecimento das casas, geração de energia elétrica, etc).

As grandes queimadas nas florestas para transformar suas áreas em plantação, criação de gado e pastagens, além de destruir a biodiversidade também colaboram com o aumento do efeito estufa.

Consequências do Efeito Estufa

A consequência dessa elevação dos gases de efeito estufa na atmosfera é o Aquecimento Global. O aumento dos casos de doenças respiratórias e alergias também está relacionada com o fenômeno.

Para alertar sobre a situação do efeito estufa e do aquecimento global, diversos países, entre eles o Brasil assinaram o Protocolo de Kyoto.

Segundo pesquisas a temperatura média da Terra, nos últimos cem anos, sofreu uma elevação de cerca 0,5ºC e se a atual taxa de poluição atmosférica seguir na mesma proporção, estima-se que entre os anos de 2025 e 2050, a temperatura apresentará um aumento de 2,5 a 5ºC.

Aquecimento Global

As principais consequências do Aquecimento Global a longo prazo seria a alteração das paisagens naturais, o derretimento do gelo nos polos e topo das montanhas, a elevação do nível dos oceanos e consequentemente a inundação de inúmeras cidades litorâneas.

Saiba mais sobre o Aquecimento Global e leia também Dia Mundial do Meio Ambiente.