Anarquismo


O anarquismo é um sistema político, filosófico e ideológico que corresponde à ausência de governo, ao fim do Estado e da autoridade por ele imposta.

O significado do termo é de origem grega “ánarkhos”, que quer dizer “sem governo” e “sem poder”.

Na atualidade, o termo adquiriu uma simbologia negativa e equivocada. É muitas vezes associada à desordem ou à ausência de regras, utilizada como sinônimo de caos.

Resumo

AnarquismoSímbolo do Anarquismo

O anarquismo surge no século XIX. Foi proposto pelo filósofo e político inglês William Godwin (1756-1836), que sugere um novo sistema político e econômico distinto do capitalista. O capitalismo imperava desde a Revolução Industrial.

Para Godwin, a sociedade poderia viver sem as leis e restrições de um governo. Dessa maneira, poderia atingir o equilíbrio por meio da liberdade dos indivíduos representando o estado da sociedade ideal.

Godwin propunha princípios baseados no fim das propriedades privadas e da divisão de classes sociais. Ele também sugeria o fim do Estado e das instituições em geral. A gestão iria ocorrer mediante a ausência de autoritarismo, opressão e dominação.

Outros pensadores continuarão seus estudos e teorias sobre o Anarquismo. Entre eles estão: Max Stirner (1806-1856), Joseph Proudhon (1809-1865), Leon Tolstoi (1828-1910), Mikhail Bakunin (1814-1876), dentre outros. Em meados do século XX, há o declínio do movimento anarquista.

Características

  • Liberdade e autonomia dos indivíduos
  • Propriedade coletiva
  • Autogestão (forma de governo)
  • Autodisciplina e responsabilidade
  • Educação libertária
  • Harmonia e solidariedade

Anarquismo no Brasil

As ideias anarquistas chegam ao Brasil no século XX. Foram trazidas pelos imigrantes europeus que favoreceram o desenvolvimento de movimentos sociais, como as greves de operários de São Paulo e Rio de Janeiro.

Diferença entre Anarquismo e Comunismo

O anarquismo e o comunismo são sistemas bastante diferentes. O anarquismo prega ausência do Estado, a eliminação de qualquer ordem hierárquica e defende organizações libertárias.

Já o comunismo é um sistema econômico em que não há classes e a propriedade é comum. No comunismo existe a proposta de um governo. No anarquismo a ausência do governo é total.

Anarquismo e Socialismo

O anarquismo é uma corrente do socialismo. As demais são o reformismo e o marxismo. Entre as características do socialismo estão a igualdade de oportunidades e a extinção da propriedade privada.

Anarco-sindicalismo

É uma corrente sindicalista que nasceu em Haia em 1872. Na ocasião, ocorria a quinta edição do congresso da Primeira Internacional dos Trabalhadores.

Nessa doutrina, o trabalhador é considerado uma célula importante da sociedade. Diante desse fato, deve ser aperfeiçoado. O anarco-sindicalismo também é considerado um método de luta.

Leia mais: