Capitalismo

O capitalismo é um sistema econômico e social baseado na acumulação de capital cujos meios de produção são de propriedade privada.

Surgiu no século XV, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social: a burguesia.

Além disso, ocorreram diversas modificações nos âmbitos econômico e social que foram essenciais para o advento do sistema capitalista: o progresso, a urbanização e novas técnicas de produção.

Importante lembrar que o capitalismo, tal qual o conhecemos hoje, passou por diversas modificações, porém esteve sempre fundamentado no lucro.

Definição

A palavra capital vem do latim capitale e significa "cabeça", no qual faz alusão às cabeças de gado, ou seja, a medida de riqueza nos tempos antigos.

Pode relacionar-se também à cabeça em seu sentido racional, ou seja, a cabeça como parte superior do corpo que pensa e que comanda as demais partes.

Há, ainda, outra definição que faz referência à capital de um estado ou país, ou seja, a cidade onde se concentra a administração e direção dos negócios públicos.

Fases do Capitalismo

Podemos dizer que o capitalismo está dividido em três fases. São elas:

Capitalismo Comercial

Assim, o pré-capitalismo ou capitalismo comercial, chamado também de mercantilismo, vigorou dos séculos XV ao XVIII.

Seu intuito principal estava no acúmulo de capital, exploração de terras e comercialização de bens, sempre com o intuito de enriquecimento.

Capitalismo Industrial

O Capitalismo Industrial ou Industrialismo surgiu com a Revolução Industrial no século XVIII, a partir da transformação do sistema de produção.

Nesse caso, houve a mudança dos produtos manufaturados para grandes escalas de produção, ou seja, os trabalhos artesanais são neste momento realizados pelas máquinas.

Desta maneira, o Capitalismo Industrial enfoca no desenvolvimento do sistema fabril de produção.

Capitalismo Financeiro ou Monopolista

Por fim, o capitalismo financeiro, iniciado no século XX, mais precisamente após a segunda guerra mundial, vigora até os dias atuais.

Baseado no fenômeno da globalização o capitalismo financeiro está fundamentado nas leis dos bancos, das empresas e das grandes corporações por meio do monopólio financeiro.

Por isso, essa terceira fase do capitalismo é conhecida como Capitalismo Monopolista Financeiro. Importante ressaltar que as indústrias e os comércios ainda lucram, porém são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e de outras instituições financeiras.

Alguns estudiosos defendem a teoria de que o capitalismo já está numa nova fase de desenvolvimento, denominada de capitalismo informacional.

Características

Na sequência do conteúdo acima constam as principais características do capitalismo. São elas:

  • Lucro;
  • Acúmulo de riquezas;
  • Relações de poder;
  • Trabalho assalariado;
  • Crescimento econômico;
  • Controle dos sistemas produtivos.

Socialismo e Comunismo

Como forma de contrapor o capitalismo, surge o socialismo no século XVIII.

O socialismo foi pensado em duas vertentes: Socialismo Utópico, de Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier e o Socialismo Científico, de Karl Marx e Friedrich Engels.

À medida que o comunismo e o socialismo se baseiam na igualdade econômica, os conceitos são muitas vezes tratados como sinônimos.

O comunismo, porém, não consiste propriamente num sistema, mas numa ideologia, que pensa a sociedade sem a existência de classes sociais, numa luta conflituosa com a burguesia.