Primavera

Lana Magalhães

A primavera começa todos os anos entre os dias 22 e 23 de setembro e acaba entre 21 e 23 de dezembro.

Assim, esta estação inicia-se logo depois do inverno e termina com a chegada do verão, surgindo daí o significado do seu nome. A palavra primavera tem origem no latim primo vere, que significa "antes do verão".

Conhecida como a estação das flores, porque várias flores desabrocham nessa altura tornando as paisagens mais bonitas, na primavera o clima costuma ser bastante agradável.

Conheça as características da primavera

  • temperatura amena;
  • paisagem florida;
  • maior incidência de chuvas;
  • dias e noite têm a mesma duração;
  • reprodução dos animais;

Temperatura amena: na primavera, a temperatura costuma ser bastante amena e agradável.

Paisagem florida: ocorre uma mudança bonita na paisagem, tendo em conta que grande parte das plantas florescem, colorindo a natureza. Com isso, os animais polinizadores ficam mais ativos.

Maior incidência de chuvas: o aumento do calor provoca também o aumento da umidade, fazendo com que chova mais vez na primavera.

Dias e noites têm a mesma duração: em decorrência do movimento de translação dias e noites são iguais em duração, no entanto, ao longo da primavera, os dias vão ficando maiores.

Reprodução dos animais: é na primavera que a maior parte dos animais se reproduzem e constroem ninhos.

Primavera no Brasil

Para a maior parte das regiões brasileiras, a primavera costuma ser marcada pelo aumento gradativo de calor. Assim, embora nem sempre aconteça dessa forma, inicialmente com uma temperatura amena, o calor vai aumentando ao longo da primavera para receber o verão.

Com o aumento da temperatura, a umidade também aumenta e ocorrem mais chuvas.

A primavera brasileira também é marcada pelo El Niño. Com uma frequência entre 2 a 7 anos, esse fenômeno natural intensifica as chuvas no Centro-Sul e as secas no Norte e Nordeste.

Início da primavera nos hemisférios norte e sul

Hemisfério sul: 22 ou 23 de setembro até 21 ou 22 de dezembro. É a chamada primavera austral.

Hemisfério norte: 20 ou 21 de março até 20 ou 21 de junho. É a chamada primavera boreal.

O primeiro dia da primavera ocorre com o equinócio, que é um fenômeno astronômico em que o Sol incide com mais intensidade as regiões mais próximas da linha do Equador.

A translação é a principal responsável pela mudança das estações. A posição da Terra em relação ao Sol explica o fato das estações serem alternadas entre os hemisférios. Quando é primavera no hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, é outono no hemisfério norte.

Saiba mais sobre as estações:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.