Primavera: quando começa e suas características

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Em 2024, a primavera começa no dia 22 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. Esta estação inicia-se logo após o inverno e termina com a chegada do verão.

Conhecida como a estação das flores, porque várias flores desabrocham nessa altura, tornando as paisagens mais bonitas.

Translação da Terra, destacando o equinócio de primavera

As principais características da primavera

  • aumento da temperatura;
  • paisagem florida;
  • maior incidência de chuvas;
  • maior incidência de luz solar (mais tempo de luz solar);
  • reprodução dos animais;

Aumento da temperatura: na primavera, as temperaturas começam a subir gradualmente, especialmente em regiões de clima temperado, após o inverno mais frio. No entanto, ainda podem ocorrer algumas variações climáticas, com dias mais frescos.

Florescimento de plantas: uma das características mais visíveis da primavera é o florescimento de árvores, arbustos e flores. Muitas plantas saem do estado de dormência, aproveitando a luz e o calor para crescer e florescer.

Chuvas mais frequentes: o aumento do calor provoca também o aumento da umidade, fazendo com que chova mais vez na primavera. Essas chuvas são essenciais para o crescimento das plantas e ajudam a revitalizar os solos após o período seco ou gelado do inverno.

Renovação da fauna (reprodução dos animais): é na primavera que a maioria dos animais se reproduzem e constroem ninhos, momento este que coincide com a abundância de alimentos.

Maior incidência de luz solar: os dias se tornam mais longos, já que a Terra inclina-se em direção ao Sol, aumentando a quantidade de luz solar diária. Isso favorece o crescimento de plantas e o aumento da atividade dos seres vivos.

Imagem ilustrativa sobre a primavera mostrando o desabrochar das flores

Como é a primavera no Brasil

Para a maioria das regiões brasileiras, a primavera costuma ser marcada pelo aumento gradativo de calor. Assim, embora nem sempre aconteça dessa forma, inicialmente com uma temperatura amena, o calor vai aumentando ao longo da primavera para receber o verão.

Com o aumento da temperatura, a umidade também aumenta e ocorrem mais chuvas.

Início da primavera nos hemisférios norte e sul

O início e fim da primavera podem sofrer pequenas alterações de dia e hora devido à variação no movimento da órbita terrestre.

Hemisfério sul (onde está localizado o Brasil): 22 ou 23 de setembro até 21 ou 22 de dezembro. É a chamada primavera austral.

Hemisfério norte: 20 ou 21 de março até 20 ou 21 de junho. É a chamada primavera boreal.

O primeiro dia da primavera ocorre com o equinócio, que é um fenômeno astronômico em que o Sol incide com mais intensidade as regiões mais próximas da linha do Equador.

A translação é a principal responsável pela mudança das estações. A posição da Terra em relação ao Sol explica o fato das estações serem alternadas entre os hemisférios. Quando é primavera no hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, é outono no hemisfério norte.

Saiba mais sobre as estações:

Referências Bibliográficas

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Conecte: Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014.

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.