Estações do Ano (Educação Infantil)

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Professora de Biologia

As estações do ano são a primavera, verão, outono e inverno. Elas surgem por causa dos movimentos da Terra e tudo acontece de forma organizada na natureza.

A nossa vida também é influenciada pelas estações do ano. Por exemplo, as férias costumam ser no verão e podemos aproveitar para brincar ao ar livre e ir à praia. Já no inverno, ficamos bem agasalhados e queremos um bom chocolate quente.

Cada estação do ano apresenta paisagens e características diferentes. Vamos aprender mais sobre as estações do ano?

Primavera

Primavera
A primavera é um ótimo período para o contato com a natureza

A primavera é a estação mais florida e colorida do ano. A temperatura é mais agradável e com o passar do tempo os dias começam a ficar maiores do que as noites.

Os dias são agradáveis para passeios e contemplação da natureza. Os animais voltam a ficar ativos e as plantas ficam cheinhas de flores.

No Brasil, a primavera inicia em 23 de setembro e termina em 22 de dezembro.

Verão

Verão
O verão é o momento ideal para brincadeiras na praia

O verão é a estação mais quente do ano, as temperaturas são altas e os dias ficam maiores do que as noites. Isso acontece porque uma parte da Terra está mais perto do Sol.

Com o calor, a água evapora e, por isso, chove mais.

É importante não esquecer de utilizar o protetor solar e tomar muitos líquidos nessa época do ano. Isso porque além de ser muito quente, os raios solares são bem fortes.

No Brasil, o verão inicia em 21 de dezembro e dura até 20 de março.

Outono

Outono
No outono as folhas das árvores ficam amareladas e caem no solo

O outono é a estação que acontece depois do verão e antes do inverno. Durante o outono os dias voltam a ficar curtos e as folhas das árvores, já amareladas, começam a cair no solo.

As temperaturas começam a baixar e os dias ficam mais frios. Os raios solares também ficam cada vez menos fortes e podem acontecer ventanias.

No Brasil, o outono inicia entre 20 ou 21 de Março e termina entre 21 ou 22 de Junho. Porém, o outono não é percebido em todas as regiões do país.

Inverno

Inverno
O inverno é a estação mais fria do ano

O inverno começa depois do outono e termina com o início da primavera. É a época mais fria do ano e em algumas regiões existe muita neve.

Durante o inverno, uma parte da Terra é menos iluminada pelos raios solares, assim os dias ficam mais curtos e as noites mais longas.

Nesse período, o clima é frio e seco, pois a umidade ar é baixa. Isso tudo pode fazer com que as pessoas fiquem mais resfriadas.

No Brasil, o inverno começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro.

Estações do Ano no Brasil

O Brasil é um país muito grande e a maior parte dele é localizado num lugar onde o calor é muito intenso. Mas você sabe explicar porquê? Vamos entender melhor sobre isso!

Como o nosso país é imenso, há locais onde o clima pode ser diferente. Assim, você sabia que no Norte e no Nordeste o clima é bem mais quente que no Sul e Sudeste do país?

No Nordeste e no Norte não encontramos o outono e a primavera. Já no Sul, o inverno é bem mais rigoroso, e há locais em que a neve e as geadas ocorrem.

Atividades sobre as Estações do Ano

1. Relacione a 2.ª coluna com a 1.ª conforme os meses em que as estações do ano ocorrem

1. Primavera ( ) De março a junho
2. Verão ( ) De setembro a dezembro
3. Outono ( ) De junho a setembro
4. Inverno ( ) De dezembro a março
1. Primavera (3) De março a junho
2. Verão (1) De setembro a dezembro
3. Outono (4) De junho a setembro
4. Inverno (2) De dezembro a março

2. Observe as imagens e escreva a qual estação do ano corresponde cada uma delas.

Atividade 1 - Estações do Ano

Resposta - Atividade Estações do Ano

3. Circule no poema, com lápis de cor, os nomes das estações do ano.

Atividades sobre as estações do ano

Estações do ano atividades poema - resposta

Veja também: Planos de aula para Educação Infantil

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.