Dia da Árvore

Lana Magalhães

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro.

A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.

Dia da Árvore

Além disso, a data tem como objetivo defender as florestas contra propostas de políticas ambientais questionáveis, como incentivos ao desmatamento.

A data foi escolhida em razão de coincidir com a chegada da primavera no Brasil.

Importância das Árvores

A importância das árvores é inquestionável. Elas são essenciais para a nossa existência na medida em que produzem oxigênio através da fotossíntese.

As principais funções das árvores são:

  • Contribuem para a biodiversidade;
  • Redução da poluição do ar;
  • Extração de flores e frutos que servem para alimentação, produção de remédios, entre outras atividades;
  • Em grandes cidades, reduzem a temperatura e fornecem sombras;
  • Oferecem abrigo para outras espécies, como animais e fungos;
  • Contribuem para a beleza paisagística.

História do Dia da Árvore

Essa data comemorativa surgiu em finais do século XIX, mais precisamente no dia 10 de abril de 1872.

Foi nessa data que Julius Sterling Morton (1832-1902), político e jornalista estadunidense, decidiu plantar uma grande quantidade de árvores no estado do Nebraska, nos Estados Unidos.

O “Day Arbor”, como ficou conhecido, foi um marco ecológico da conscientização e preservação das espécies arbóreas.

Desde aquela época, as árvores vinham sofrendo com o desmatamento e a extinção, ocasionando problemas ambientais e a destruição da biodiversidade.

Pelo fato do dia da árvore ser comemorado mundialmente com a chegada da primavera, muitas nações adequam esse dia a partir das características físico-climáticas de seus países.

Assim, na Alemanha, o Dia da Árvore é comemorado dia 25 de abril. Na Polônia, é comemorado no dia 10 de outubro.Na Tanzânia, no dia 1 de janeiro.

No Brasil, o decreto número 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, estabelece que o Dia da Árvore deverá ser substituído pela Festa Anual das Árvores.

Isso porque o Brasil possui diferentes características climáticas, o que dificulta o plantio de árvores no mês de março em estados do norte e nordeste. Nesse período, essas regiões passam pelo período de secas.

Atividades para o Dia da Árvore

Uma atividade comum no dia da árvore é a distribuição de mudas. A intenção é estimular o plantio em jardins, quintais e áreas desflorestadas.

Nas escolas podem ser realizadas palestras e gincanas sobre a temática ambiental. Alunos da educação infantil podem fazer desenhos e pinturas.

Para os alunos do ensino fundamental pode ser praticado o plantio e acompanhamento do desenvolvimento das plantas.

Mensagens para o Dia da Árvore

  • "Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore". (Martinho Lutero)
  • "Transformai uma árvore em lenha que ela arderá; mas, a partir de então, não dará mais flores, nem frutos". (Rabindranath Tagore)
  • "Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso". (Aristóteles)
  • "Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro." (Provérbio Indígena)

Você Sabia?

No dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial das Florestas e da Árvore. Nessa data, em muitos lugares do mundo, ocorrem ações como o plantio de árvores, programas de sensibilização e conscientização da população e atividades ligadas ao meio ambiente.

Leia também:

Dia Mundial do Meio Ambiente
Educação Ambiental
Meio Ambiente

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.