Datas comemorativas de setembro

O calendário do mês de setembro registra uma série de datas importantes.

Confira quais são as datas mais comemoradas em setembro, mês que tem um dos principais feriados nacionais brasileiros, o dia 7 de setembro - Dia da independência do Brasil:

  • 5 de setembro - Dia da Amazônia
  • 6 de setembro - Dia da oficialização da letra do hino nacional
  • 7 de setembro - Dia da independência do Brasil
  • 8 de setembro - Dia mundial da alfabetização
  • 18 de setembro - Dia dos símbolos nacionais
  • 21 de setembro - Dia da árvore
  • Entre 21 e 23 de setembro - Dia do equinócio de primavera

Dia da Amazônia - 5 de setembro

A data foi escolhida com base no dia 5 de setembro de 1850, quando D. Pedro II criou o atual estado do Amazonas.

O objetivo dessa data comemorativa é criar uma conscientização na população sobre a relevância da floresta Amazônica e sobre o impacto negativo que a ação do homem traz para o mundo (desmatamento, desequilíbrio da fauna e da flora, poluição, etc.)

Dia da oficialização da letra do hino nacional - 6 de setembro

A escolha da letra do hino surgiu após um concurso público de 1906, lançado pelo então Ministro da Justiça Dr. Augusto Tavares de Lira. A letra do poeta e escritor, Joaquim Osório Duque Estrada foi a contemplada.

Anos mais tarde, mais precisamente em 1916, essa letra sofreu algumas alterações.

Em 1922, o Poder Executivo recebeu autorização para adquirir propriedade dos versos através do Decreto nº4.559. A letra foi oficializada através do Decreto 15.861/1922 no dia 6 de setembro de 1922, véspera da comemoração do centenário da independência brasileira.

Para saber mais sobre o hino nacional, veja também: Hino Nacional Brasileiro

7 de setembro - Dia da independência do Brasil

O 7 de setembro foi escolhido como dia da independência do Brasil pois nesse mesmo dia, em 1822, D. Pedro mandou os soldados portugueses se desfazerem dos símbolos de Portugal que levavam em seus uniformes.

Em seguida, ele proferiu a famosa frase: “Independência ou morte!”, fazendo alusão ao fato de que seria melhor morrer do que continuar dependente de Portugal.

Apesar da liberdade simbólica, Portugal só reconheceu a liberdade do Brasil em 1825, após receber uma indenização.

Para saber mais sobre a Independência do Brasil, veja também: Dia da independência - 7 de setembro

Dia mundial da alfabetização - 8 de setembro

A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para destacar a importância da alfabetização em uma sociedade.

As comemorações da data costumam abordar temas específicos, como, por exemplo, “Alfabetização e saúde”, que foi o tema de 2007/2008, e “Alfabetização e empoderamento”, tema de 2009/2010.

Assim, a população também é incentivada a compreender que a alfabetização não só está relacionada com o saber ler e escrever, mas também com a possibilidade de acesso a informações importantíssimas, que podem ter impacto, por exemplo, na saúde e nos direitos dos indivíduos.

Dia dos símbolos nacionais - 18 de setembro

No dia dos símbolos nacionais, são celebrados a bandeira, as armas, o selo e o hino.

No dia 1º de setembro de 1971, a Lei nº 5.700 não só regulamentou tais símbolos, como também instituiu padrões gráficos relacionados a cores, dimensões, etc.

A data foi criada para assinalar a importância de cada símbolo na história do país.

Para saber mais sobre os símbolos nacionais, não deixe de ler: Símbolos nacionais: bandeira, brasão, selo e hino.

Dia da árvore - 21 de setembro

A data tem como objetivo criar uma conscientização na sociedade acerca da importância das árvores para a população. Com isso, espera-se que também haja uma maior preocupação com a preservação.

A data foi escolhida tendo em conta a proximidade do início da primavera no Hemisfério Sul, que ocorre no dia 23 de setembro.

Além de proporcionar sombra e abrigo para algumas espécies de animais, as árvores contribuem com a produção de oxigênio durante a fotossíntese, com o aumento da umidade do ar, com a diminuição da temperatura, entre outros.

Para saber mais sobre o Dia da árvore, veja também: Dia da árvore: 21 de setembro.

Dia do equinócio de primavera - Entre 21 e 23 de setembro

O Equinócio acontece quando, devido à inclinação do eixo da Terra em relação à incidência da luz solar, o dia é dividido em um número igual de horas: 12 horas de dia e 12 horas de noite.

O equinócio de primavera é o dia em que essa estação do ano começa. Trata-se de uma data que acontece todos os anos e pode variar entre os dias 20 e 23 de setembro, no Hemisfério Sul, e entre 20 e 21 de março no Hemisfério Norte.

O Dia da primavera propriamente dito, é comemorado no Brasil no dia 23 de setembro, é a estação do ano que vem depois do inverno e antes do verão. Tradicionalmente, apresenta temperatura amena e úmida, e é quando as flores tendem a florescer. No entanto, essas características nem sempre podem ser observadas em todo o território brasileiro devido às estações não definidas e à predominância do clima quente em praticamente todas as regiões.

Outras datas comemoradas em setembro

Confira a seleção abaixo e veja o que se comemora em setembro, não só no Brasil, mas também no mundo.

Dia do profissional de educação física - 1º de setembro

A data foi escolhida com base em 1º de setembro de 1998, dia em que foi criado o decreto de lei nº 9.696 que regularizou o profissional de educação física federalmente.

A principal função desse profissional é promover a saúde da sociedade através de atividades físicas.

Para trabalhar legalmente,ele deve estar registrado no CONFEF (Conselho Federal de Educação Física). Estão isentos dessa inscrição aqueles que decidirem atuar apenas como instrutores de ioga, artes marciais e dança.

Dia do biólogo - 3 de setembro

A data foi escolhida com base em 3 de setembro de 1979, dia em que foi criado o decreto de lei nº 6.684, responsável pela regulamentação da profissão de biólogo e biomédico no país.

Nesta mesma data foi criado o CFBio (Conselho Federal de Biologia), conselho no qual todo profissional de biologia deve estar registrado para exercer sua profissão legalmente.

O biólogo tem como função estudar todas as formas de vida existentes.

Aniversário de Vitória - 8 de setembro

No Espírito Santo, o local onde hoje é a cidade de Vitória foi refundado pelos portugueses.

Eles se instalaram no local para fugir dos ataques de indígenas, holandeses e franceses, que brigavam pelo território.

Isso ocorreu no dia 8 de setembro de 1551, dia no qual se comemora o aniversário da cidade atualmente.

Aniversário de São Luís - 8 de setembro

Consta que no dia 8 de setembro de 1612, os franceses celebraram uma cerimônia no local onde hoje é a cidade de São Luis, no Maranhão, para celebrar a sua posse.

O nome da cidade é uma homenagem aos os reis franceses Luís XIII e Luís IX.

Diz-se que os portugueses tentaram por diversas vezes chegar ao Maranhão, mas não conseguiram por conta dos naufrágios.

Os franceses foram os primeiros a concretizar uma expedição ao local.

Dia do administrador - 9 de setembro

No Brasil, a profissão de administrador foi regulamentada no dia 9 de setembro de 1965, com a assinatura da Lei nº 4.769.

O estado de São Paulo foi o responsável por oferecer o primeiro curso de graduação em administração do país, em 1941.

Algumas das principais funções de um profissional de administração são fazer a empresa onde trabalha ser lucrativa, auxiliar na definição de metas e gerir a relação entre funcionários, empresa e fornecedores.

Dia do médico veterinário - 9 de setembro

A profissão de veterinário, no Brasil, foi regularizada após a criação do Decreto Lei nº 23.133, em 9 de setembro de 1933.

Tal decreto também foi responsável por regularizar o ensino da medicina veterinária por parte das instituições de Ensino Superior brasileiras.

Uma das principais funções do veterinário é a de cuidar da saúde de todos os animais, sejam eles domésticos, silvestres, de laboratórios, etc.

Dia da recreação - 12 de setembro

Apesar de não haver nenhuma lei que regulamente o dia 12 de setembro como Dia da recreação, a data é celebrada nacionalmente como tal, inclusive pela Associação Brasileira de Recreadores.

O objetivo dessa data comemorativa é incentivar a prática da recreação como forma de lazer e diversão, e também como estímulo para o desenvolvimento cognitivo e emocional de um indivíduo.

Dia do agrônomo - 13 de setembro

Apesar de ser designado como “agrônomo”, o título oficial do profissional graduado é o de “engenheiro agrônomo”.

No Brasil, a profissão foi regulamentada através do Decreto de Lei nº 23.196, de 12 de outubro de 1933.

Algumas das principais funções do agrônomo estão relacionados a agricultura em geral, grandes culturas, engenharia rural, zootecnia, etc. Esse profissional também é responsável por gerenciar produtos de origem animal e vegetal.

Dia do frevo - 14 de setembro

O frevo, dança tradicional típica do estado de Pernambuco, é celebrado no Brasil no dia 14 de setembro.

A data foi escolhida em homenagem a Osvaldo Oliveira, jornalista que criou a palavra “frevo”.

Na dança, os participantes movimentam os pés de forma bastante rápida, como se o chão estivesse a ferver. "Frevo" faz alusão a "fervo", do verbo "ferver".

Para saber mais sobre o frevo, veja também: Frevo: origem, características e tipos da dança

Dia internacional para a preservação da camada de ozônio - 16 de setembro

A criação dessa data comemorativa foi instituída pela ONU, Organização das Nações Unidas.

O objetivo dessa celebração é conscientizar a população mundial sobre o quanto a camada de ozônio é importante, e sobre os problemas ambientais que podem contribuir para a sua destruição.

Uma das principais funções da camada de ozônio é a de proteger a Terra contra os raios ultravioletas.

Ficou interessado em saber mais sobre a camada de ozônio? Não deixe de conferir: Camada de Ozônio: o que é, destruição e buraco.

Dia nacional do teatro - 19 de setembro

No Brasil, o teatro surgiu no século XVI como forma de propagar a fé religiosa cristã.

O teatro de entretenimento é uma herança portuguesa, que chegou ao Brasil junto com a família real.

Os grupos de teatro brasileiros fizeram suas primeiras apresentações no século XIX , geralmente com um teor cômico.

Deseja saber mais sobre o teatro brasileiro? Veja também: História do teatro no Brasil.

Revolução Farroupilha (Dia do gaúcho) - 20 de setembro

A Revolução Farroupilha é uma data comemorativa significativa para o todo o Brasil, mas principalmente para a Região Sul.

Também designada de Guerra dos Farrapos, essa revolução foi uma manifestação regional do Rio Grande do Sul, conduzida por pessoas que desejavam ver sua região independente do império que governava o país.

Saiba mais sobre a Revolução Farroupilha em Guerra dos farrapos.

Dia do engenheiro químico - 20 de setembro

A profissão de engenheiro químico é regulada pela Lei Federal 5.194, de 24 de dezembro de 1966. Essa lei foi regulamentada pelo Decreto Federal 620, de 10 de junho de 1969, que legalizou o exercício da profissão no Brasil.

Uma das funções de um engenheiro químico é a de produtos e executar processos químicos que podem ser reproduzidos em escala industrial.

Alguns produtos relacionados com o trabalho do engenheiro químico: plástico, cosméticos, produtos de limpeza, medicamentos, etc.

Dia nacional de luta da pessoa com deficiência - 21 de setembro

Essa data comemorativa foi instituída pela Lei Nº 11.133, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do direito de integração da pessoa com deficiência na sociedade, de forma igualitária e sem preconceitos de nenhuma ordem.

O dia também assinala a importância da melhoria dos meios de inclusão, como, por exemplo, a acessibilidade; ainda são muitos os locais de difícil acesso para pessoas com deficiência.

O MDPD (Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes), grupo responsável pela criação dessa data comemorativa, luta por melhorias sociais para a vida das pessoas com deficiência desde 1979.

Dia do contador - 22 de setembro

O contador é o profissional que tem como principal função administrar a parte financeira, econômica e patrimonial de uma empresa.

A escolha da data para celebrar a profissão de contador é uma referência ao dia em que foi criado o curso de Ciências Contábeis: 22 de setembro de 1945. Nesse dia, o curso foi regulamentado como Ensino Superior, através do Decreto-lei nº 7.988, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.

Até aquele momento, os profissionais da área eram formados em cursos técnicos e profissionalizantes de contabilidade.

Dia dos filhos - 23 de setembro

Essa data comemorativa é dedicada ao estreitamento de laços entre pais e filhos.

O intuito é fazer com haja uma reflexão sobre a relação existente entre eles, pois, por vezes, com a correria do dia a dia, o convívio fica cada vez mais reduzido.

A ideia da criação dessa data comemorativa é garantir que pais e filhos dediquem um tempo especial para desfrutarem da companhia uns dos outros, seja através de passeios, de uma ida ao parque, de viagens ou até mesmo se simples conversas sobre o cotidiano.

Dia do coração - 24 de setembro

O dia do coração é dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares.

Um estudo da Associação Brasileira de Cardiologia, realizado em 2018, mostrou que mais de 300 mil pessoas apresentam problemas cardiovasculares.

A melhor forma de prevenção é a realização de exames de rotina e a consulta médica periódica, e a prática de um estilo de vida saudável, que contemple dieta alimentar equilibrada e exercícios físicos.

Dia nacional do trânsito - 25 de setembro

O dia do trânsito é comemorado no dia 25 de setembro pois, nesse mesmo dia, em 1997, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi promulgado através da Lei nº 9.503.

O objetivo da instituição dessa data é o de conscientizar a população sobre a importância da responsabilidade no trânsito (tanto da parte dos motoristas quanto da parte dos pedestres) na prevenção de acidentes.

Um cidadão que age com responsabilidade, adota medidas como atravessar na faixa de pedestres, conhecer as leis de trânsito, não usar o telefone ao dirigir ou ao atravessar vias, não dirigir alcoolizado e usar cinto de segurança.

Dia internacional do farmacêutico - 25 de setembro

O dia 25 de setembro foi instituído como Dia internacional do farmacêutico, pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia).

Esse conselho é responsável por regulamentar todas as atividades e áreas de atuação de um farmacêutico, dentre elas as indústrias de alimentos, cosméticos e medicamentos, e os laboratórios de análises clínicas.

Uma das funções mais populares do profissional de farmácia é a ajuda prestada no que diz respeito ao uso corretos dos medicamentos, passando, inclusive, pela prescrição de medicamentos que não necessitam de receita médica.

Dia nacional dos surdos - 26 de setembro

A data foi oficializada pelo decreto de Lei nº 11.796, em 2008, para promover a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva.

Tal dia foi escolhido como homenagem à data de abertura da primeira escola de surdos do Brasil, em 26 de setembro de 1857.

Dia nacional de doação de órgãos e tecidos - 27 de setembro

Nessa data, busca-se conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, e sobre como um gesto de doar pode salvar vidas.

A existência dessa data também é importante para reforçar que, no Brasil, a doação de órgãos e tecidos apenas pode ser realizada após autorização de familiares.

Assim, é importante que o desejo de doar seja informado em vida, pelo futuro doador.

Dia mundial do petróleo - 29 de setembro

O petróleo é um dos recursos naturais mais cobiçados do mundo.

Usado como matéria-prima na fabricação de produtos como solventes, plásticos, produtos sintéticos, dentre outros, o petróleo tem como derivados: gasolina, querosene, óleo diesel e óleos lubrificantes.

No Brasil, o Dia do petróleo é comemorado no dia 3 de outubro, em homenagem à data de fundação da Petrobras (3 de outubro de 1953).

Para saber mais sobre o petróleo, não deixe de conferir: Petróleo.

Dia da secretária - 30 de setembro

A data foi escolhida como homenagem à data de nascimento de Lilian Sholes, filha do inventor da máquina de escrever.

Lilian foi a primeira pessoa de sexo feminino a usar uma máquina datilográfica em público. No seu centenário, foi criado um concurso para escolher a melhor datilógrafa. A maioria das participantes eram secretárias, e assim, a data do nascimento de Lilian ficou instituída como Dia da secretária.

Comemorações de cada um dos dias de setembro

1º de setembro - Dia do profissional de educação física

3 de setembro - Dia do biólogo

5 de setembro - Dia da Amazônia

6 de setembro - Dia da oficialização da letra do hino nacional

7 de setembro - Dia da independência do Brasil

8 de setembro - Dia mundial da alfabetização, Aniversário de Vitória (ES) e Aniversário de São Luís (MA).

9 de setembro - Dia do administrador e Dia do médico veterinário

12 de setembro - Dia da recreação

13 de setembro - Dia do agrônomo

14 de setembro - Dia do frevo

16 de setembro - Dia internacional para a preservação da camada de ozônio

18 de setembro - Dia dos símbolos nacionais

19 de setembro - Dia nacional do teatro

20 de setembro - Revolução Farroupilha (Dia do gaúcho) e Dia do engenheiro químico

21 de setembro - Dia da árvore e Dia nacional de luta da pessoa com deficiência

22 de setembro - Dia do contador

23 de setembro - Dia dos filhos

24 de setembro - Dia do coração

25 de setembro - Dia nacional do trânsito e Dia internacional do farmacêutico

26 de setembro - Dia nacional dos surdos

27 de setembro - Dia nacional de doação de órgãos e tecidos

29 de setembro - Dia mundial do petróleo

30 de setembro - Dia da secretária

Leia também:

Datas comemorativas de maio

Datas comemorativas de junho

Datas comemorativas de abril