Datas comemorativas de agosto

Márcia Fernandes

O mês de agosto traz uma das comemorações mais ricas do nosso país, o dia do folclore. Além dela, o dia dos pais é outra data bastante comemorada em agosto, cujo mês não tem nenhum feriado.

Dia do folclore, 22 de agosto

O dia do folclore é a comemoração em que se privilegia as mais variadas manifestações culturais do nosso país, dentre as quais danças, festas, literatura popular e comidas.

A data foi instituída pelo Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, tendo sido escolhido o dia 22 de agosto pelo fato de este recordar a primeira vez em a palavra folk-lore passou a ser utilizada, o que aconteceu em 1846.

Dia dos pais, 2º domingo de agosto

Inicialmente comemorado em 16 de agosto, data em que se celebra São Joaquim - o avô de Jesus, o dia dos pais passou a ser celebrado no segundo domingo de agosto.

A alteração da data terá sido motivada com o intuito de promover o convívio entre pais e filhos, o que seria mais fácil de proporcionar num domingo.

Saiba mais em História do dia dos pais

Outras datas comemoradas em agosto

Saiba mais sobre cada uma das datas comemoradas em agosto:

Dia nacional do selo, 1 de agosto

O Dia nacional do selo, 1 de agosto, recorda a data em que o primeiro selo postal foi emitido no país, o que aconteceu em 1843.

O Brasil foi o segundo país a aprovar o uso dos selos postais, evitando prejuízo para os Correios. Antigamente, os destinatários é que pagavam pelas cartas, e quando eles se recusavam a pagar os Correios tinham que assumir a despesa.

Dia do capoeirista, 3 de agosto

Apesar de ser comemorado em todo o país, o Dia do capoeirista, 3 de agosto, é uma data comemorativa que tem origem e é oficial no estado de São Paulo, onde foi instituída pela Lei nº 4.649, de 7 de agosto de 1985.

A prática da capoeira teve início no século XVII, quando os escravos começaram a utilizá-la como mecanismo de defesa contra os capatazes. Durante muitos anos ela foi considerada crime, mas hoje é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial brasileiro.

Dia do padre, 4 de agosto

O Dia do padre, 4 de agosto, presta homenagem ao padres, recordando o dia em São João Maria Vianney foi proclamado padroeiro dos padres pelo Papa Pio XI, o que aconteceu em 1929.

São João Maria Vianney (8 de maio de 1786 - 4 de agosto de 1859) nasceu na França e foi um exemplo de sacerdote, tendo se tornado padre apesar de todas as dificuldades encontradas para estudar.

Dia nacional da saúde, 5 de agosto

O Dia nacional da saúde, 5 de agosto, tem como objetivo conscientizar a população brasileira acerca dos cuidados com a saúde e como a educação sanitária pode assegurar um ambiente saudável.

Instituída através da Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, a data recorda o nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz (5 de agosto de 1872 - 11 de fevereiro de 1917). O destacado sanitarista brasileiro teve a seu cargo o grande desafio de combater surtos de doenças como febre amarela, peste bubônica e varíola, o que conseguiu fazer com sucesso.

Dia nacional dos profissionais da educação, 6 de agosto

O Dia nacional dos profissionais da educação, 6 de agosto, tem como objetivo prestar homenagem a todos os professores e pedagogos, reconhecendo o seu contributo para a sociedade.

A data foi instituída pela Lei nº 13.054, de 22 de dezembro de 2014. A data escolhida está relacionada com a lei que altera a Lei de Diretrizes e Bases, no que respeita à distinção dos que devem ser considerados profissionais de educação.

Dia interamericano do escotista, 6 de agosto

O Dia interamericano do escotista, 6 de agosto, recorda a data em que Baden-Powell foi nomeado Chefe Escoteiro do Mundo. Isso aconteceu em 1920, em Londres, no primeiro acampamento mundial dos escoteiros.

Robert Baden-Powell (22 de fevereiro de 1857 - 8 de janeiro de 1941), general do Exército britânico, foi o criador do movimento escoteiro. O objetivo desse movimento era ensinar jovens diversas práticas, em equipe e ao ar livre, que os tornassem mais habilidosos e independentes.

Dia nacional do documentário brasileiro, 7 de agosto

O Dia nacional do documentário brasileiro, 7 de agosto, tem como objetivo mostrar às pessoas a importância dos documentários - produções cinematográficas que exploram temas realistas e transmitem mensagens.

A data recorda o aniversário do cineasta brasileiro Olney São Paulo (7 de agosto de 1936 - 15 de fevereiro de 1978). Olney realizou o documentário Manhã Cinzenta (1969), transmitido a bordo de um avião brasileiro sequestrado por membros da organização MR-8. Por considerarem que ele estava envolvido no sequestro, foi preso na ditadura militar.

Manhã Cinzenta relata a história de um casal de estudantes que são apanhados pela polícia quando participam de uma passeata, sendo presos e torturados.

Dia nacional de combate ao colesterol, 8 de agosto

O Dia nacional de combate ao colesterol, 8 de agosto, tem como objetivo alertar as pessoas quais os riscos para quem tem colesterol alto, bem como orientar para a sua prevenção.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 300 mil pessoas morrem por ano no Brasil em decorrência de doenças cardiovasculares, um dos grandes riscos do colesterol.

Dia internacional dos povos indígenas, 9 de agosto

O Dia internacional dos povos indígenas, 9 de agosto, propicia a homenagem aos índios. Mais do que isso, ele visa conscientizar a população mundial para a importância de incluir os povos indígenas na sociedade, sem preconceitos.

A data consta no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo sido instituída em 1994.

Dia internacional do biodiesel, 10 de agosto

O Dia internacional do biodiesel, 10 de agosto, celebra a importância dessa fonte de energia renovável como recurso para reduzir a poluição da atmosfera.

Produzido a partir de vegetais, no Brasil - um dos maiores produtores mundiais - o biodiesel utiliza a soja como matéria-prima principal.

Dia da televisão, 11 de agosto

A televisão, que acompanha grande parte das pessoas todos os dias, é comemorada em duas datas no Brasil.

A primeira vez que esse meio de comunicação recebeu uma data comemorativa foi em 1958, quando o Papa Pio XII declarou Santa Clara de Assis a padroeira da televisão. Assim, 11 de agosto, dia de Santa Clara, passou a ser também o Dia da televisão.

Em 2001, no entanto, a Lei nº 10.255, de 9 de julho de 2001 instituiu o Dia da televisão em 18 de setembro, por ser essa a data da primeira transmissão televisiva no País, no ano 1950, pela TV Tupi.

Dia internacional da logosofia, 11 de agosto

O Dia internacional da logosofia, 11 de agosto, celebra a ciência criada por Carlos Pecotche, no dia do seu aniversário.

Carlos Pecotche (11 de agosto de 1901 - 4 de abril de 1963) foi o pensador argentino que em 1930 criou a Logosofia. A Logosofia é uma ciência que tem como objetivo propiciar o autoconhecimento mediante um processo de evolução da própria consciência.

Dia do estudante, 11 de agosto

O Dia do estudante, 11 de agosto, é uma homenagem a quem se dedica aos estudos.

A comemoração recorda a data quando, em 1827, o imperador D. Pedro I institui os cursos de Ciências jurídicas e Ciências sociais no País.

Dia mundial da juventude, 12 de agosto

O Dia mundial da juventude, 12 de agosto, consta no calendário da ONU desde 1999. O seu objetivo é levar as pessoas a refletirem sobre a educação dos jovens para que eles contribuam para o futuro do planeta.

O Decreto de Lei nº 10.515, de 11 de julho de 2002, instituiu a data no Brasil como o Dia nacional da juventude.

Dia nacional das artes, 12 de agosto

O Dia nacional das artes, 12 de agosto, comemora as diversas áreas das artes e seus artistas.

A data tem o compromisso de levar as pessoas a pensarem na arte como um compromisso, valorizando a sua importância.

Dia do canhoto, 13 de agosto

A comemoração do Dia do canhoto, 13 de agosto, é uma iniciativa britânica de um clube que tinha o objetivo de combater o preconceito com os canhotos.

Antigamente, as pessoas canhotas eram muito censuradas, ao ponto de pais e professores amarrarem os braços esquerdos obrigando os canhotos a utilizarem a mão direita.

Atualmente, os canhotos enfrentam o desafio de se adaptar a variadas situações cotidianas em que o uso da mão direita é privilegiado. Muitas coisas são feitas pensando apenas nos destros, esquecendo-se de 10% da população, que é canhota.

Dia da unidade humana, 14 de agosto

O Dia da unidade humana, 14 de agosto, propicia a reflexão acerca da vida em sociedade.

A comemoração, cuja origem não é conhecida, revela a importância de nos colocarmos no lugar das outras pessoas e não julgá-las sem condições para o fazer, lembrando que somos todos humanos.

Dia da informática, 15 de agosto

O Dia da informática, 15 de agosto, comemora a importância da informática, recordando o surgimento, em 1946, do primeiro computador digital eletrônico de grande escala.

Chamado de ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer), esse computador ocupava uma área de 180 m2 e pesava 30 toneladas.

Dia nacional das santas casas de misericórdia, 15 de agosto

O Dia nacional das santas casas de misericórdia, 15 de agosto, presta homenagem à Santas Casas e a todas as pessoas que nela trabalham.

A Santa Casa de Misericórdia é uma instituição fundada em Portugal, em 1498. No Brasil, a primeira Santa Casa de Misericórdia foi instalada em Santos, em 1543.

Dia do filósofo, 16 de agosto

O Dia do filósofo, 16 de agosto, comemora a existência dos filósofos, profissionais que se dedicam à Filosofia, que é a ciência que estuda o pensamento e o saber.

A data também tem como intuito conscientizar as pessoas para a importância dos filósofos na sociedade, na medida em que esses profissionais disseminam o pensamento crítico.

Dia do patrimônio histórico, 17 de agosto

O Dia do patrimônio histórico, 17 de agosto, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar os patrimônios históricos, uma vez que eles materializam a nossa história e a nossa identidade.

A data é comemorada no dia do nascimento de Rodrigo Melo Franco (17 de agosto de 1898 - 11 de maio de 1969), diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional durante três décadas.

Dia nacional do campo limpo, 18 de agosto

O Dia nacional do campo limpo, 18 de agosto, visa conscientizar as pessoas acerca dos malefícios trazidos pelas embalagens vazias de defensivos agrícolas abandonadas nos campos.

A criação da data é uma iniciativa do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).

Dia do historiador, 19 de agosto

O Dia do historiador, 19 de agosto, presta homenagem aos profissionais que se dedicam ao estudo da História - ciência que abarca o estudo dos comportamentos humanos, bem como as mudanças nas sociedade ao longo do tempo.

A data foi instituída pela Lei nº 12.130, de 17 de dezembro de 2009, em homenagem a Joaquim Nabuco (19 de agosto de 1849 - 17 de janeiro de 1910), historiador brasileiro que foi um importante abolicionista.

Dia mundial da fotografia, 19 de agosto

O Dia mundial da fotografia, 19 de agosto, celebra a arte da fotografia, bem como os profissionais que se dedicam a ela.

A data recorda o dia em que o francês Louis Daguerre (18 de novembro de 1787 - 10 de julho de 1851) anunciou ao mundo o daguerreótipo, em 1839, um processo fotográfico inventado antes das máquinas fotográficas.

Dia mundial humanitário, 19 de agosto

O Dia mundial humanitário, 19 de agosto, é uma homenagem a todos aqueles que arriscam a sua própria vida em prol das pessoas que vivem em áreas de conflito.

Instituída pela ONU, em 2008, a data recorda o atentado ao escritório das Nações Unidas no Iraque em 19 de agosto de 2003. Esse atentado vitimou 22 pessoas, dentre as quais Sérgio Vieira de Mello (15 de março de 1948 - 19 de agosto de 2003), diplomata brasileiro que serviu missões ao longo da sua vida.

Dia do maçom, 20 de agosto

O Dia do maçom, 20 de agosto, recorda a data quando em 1822, durante uma sessão maçônica, Gonçalves Ledo discursou pedindo a independência do Brasil.

Influente na sociedade, Dom Pedro I teria acatado o pedido do jornalista e político Gonçalves Ledo (11 de dezembro de 1781 - 19 de maio de 1847), proclamando a independência.

Dia internacional de recordação e homenagem às vítimas do terrorismo, 21 de agosto

O Dia internacional de recordação e homenagem às vítimas do terrorismo, 21 de agosto, tem como objetivo levar a humanidade a refletir acerca das marcas que o terrorismo deixa em suas vítimas.

A data foi estabelecida pela ONU, incentivando o apoio às pessoas vitimadas pelo terror, para que elas não se sintam sozinhas e tenham coragem para enfrentar a vida após o ato terrorista vivenciado por elas.

Início da semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, 21 de agosto

A Semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, 21 a 28 de agosto, tem como objetivo levar a sociedade a refletir sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com esse tipo de deficiência.

As iniciativas promovidas nessa semana visam promover melhoria na qualidade de vida dos deficientes - os quais têm dificuldades para se comunicar, ler, escrever -, de forma a garantir um tratamento adequado às suas necessidades.

Dia do supervisor escolar, 22 de agosto

O Dia do supervisor escolar, 22 de agosto, é uma homenagem aos profissionais que têm a função de supervisionar o trabalho pedagógico.

Trabalhando em parceria com os professores, o supervisor escolar pode assegurar a obtenção de bons resultados na aprendizagem.

Dia internacional para relembrar o tráfico de escravos e sua abolição, 23 de agosto

O Dia internacional para relembrar o tráfico de escravos e sua abolição, 23 de agosto, tem como objetivo refletir sobre a escravidão.

Constante no calendário da ONU, a data comemorativa promove o estudo científico, para que o conhecimento acerca da escravidão seja transmitido de forma historicamente justa.

Dia nacional da comunidade ucraniana, 24 de agosto

O Dia nacional da comunidade ucraniana, 24 de agosto, presta homenagem aos ucranianos, cuja maior comunidade da América Latina encontra-se no Paraná.

A data, instituída pela Lei nº 12.209, de 19 de janeiro de 2010, recorda a independência da Ucrânia, o que aconteceu em 1991, quando o país se desmembrou da União Soviética.

Dia da infância, 24 de agosto

O Dia da infância, 24 de agosto, chama as pessoas a refletir sobre as condições que as crianças têm para que possam se desenvolver de forma plena.

Em todo o mundo, muitas crianças vivem na pobreza e em circunstâncias desumanas. É nesse contexto que esta data pretende motivar atitudes que ajudem todas crianças a ter um futuro melhor.

Dia do soldado, 25 de agosto

Dia do soldado, 25 de agosto, presta homenagem a todos os soldados que servem o País.

A data é comemorada no aniversário de Duque de Caixas (25 de agosto de 1803 - 7 de maio de 1880), o patrono do Exército Brasileiro.

Dia nacional da educação infantil, 25 de agosto

O Dia nacional da educação infantil, 25 de agosto, é uma homenagem à Dra. Zilda Arns (25 de agosto de 1934 - 12 de janeiro de 2010), fundadora da Pastoral da Criança que foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz em 2006.

A comemoração foi instituída pela Lei nº 12.602, de 3 de abril de 2012, que também estabelece a Semana Nacional da Educação Infantil, comemorada na semana de 25 de agosto.

Dia internacional da igualdade da mulher, 26 de agosto

O Dia internacional da igualdade da mulher, 26 de agosto, comemora as conquistas das mulheres, bem como propicia a reflexão acerca da desigualdade feminina ainda existente.

A data tem como objetivo a luta pela igualdade entre homens e mulheres, no que respeita ao poder social, hierarquia profissional, salários, proteção contra a violência doméstica e outros direitos.

Dia do psicólogo, 27 de agosto

O Dia do psicólogo, 27 de agosto, é uma homenagem aos profissionais que tratam doenças e distúrbios mentais.

A comemoração foi instituída nessa data em virtude da norma que dispõe sobre os cursos de psicologia e a profissão de psicólogo, a Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962.

Dia nacional de combate e prevenção ao escalpelamento, 28 de agosto

O Dia nacional de combate e prevenção ao escalpelamento, 28 de agosto, tem como objetivo dar visibilidade ao problema que acomete especialmente meninas e mulheres do norte do Brasil.

O escalpelamento é o arrancamento acidental do couro cabeludo, muitos dos quais acontecem em pequenas embarcações de pesca artesanal ou de transporte entre os rios na Amazônia. As suas vítimas muitas vezes são excluídas pela sociedade e violentadas.

Dia nacional do voluntariado, 28 de agosto

O Dia nacional do voluntariado, 28 de agosto, celebra a ação de todas as pessoas que ajudam outras sem receber qualquer remuneração em troca.

A data foi instituída pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985.

Dia nacional de combate ao fumo, 29 de agosto

O Dia nacional de combate ao fumo, 29 de agosto, é uma data de conscientização para os malefícios do cigarro.

A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 7.488, de 11 de junho de 1986.

Dia internacional contra testes nucleares, 29 de agosto

Constante no calendário da ONU, o Dia internacional contra testes nucleares, 29 de agosto, visa conscientizar as pessoas sobre a necessidade de lutar pelo avanço contra o desarmamento nuclear.

A data foi celebrada pela primeira vez em 2010 e a cada ano reforça o quão ameaçadores os testes nucleares são para a saúde e para a vida no planeta.

Dia internacional das vítimas de desaparecimentos forçados, 30 de agosto

O Dia internacional das vítimas de desaparecimentos forçados, 30 de agosto, foi instituído pela ONU.

A data tem como intuito conscientizar a humanidade acerca desse crime, para que as vítimas e suas famílias se sintam amparadas e tenham coragem para lutar pela sua erradicação, bem como pela sua punição.

Dia do nutricionista, 31 de agosto

O Dia do nutricionista, 31 de agosto, homenageia os profissionais de saúde que apoiam as pessoas para uma alimentação adequada.

A data recorda a fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 31 de agosto de 1949.

Comemorações de cada um dos dias de agosto

1 de agosto - Dia nacional do selo, Dia nacional dos portadores de vitiligo, Dia do cerealista e Dia mundial da amamentação

3 de agosto - Dia do capoeirista e Dia do tintureiro

4 de agosto - Dia do padre

5 de agosto - Dia nacional da saúde

6 de agosto - Dia nacional dos profissionais da educação e Dia interamericano do escotista

7 de agosto - Dia nacional do documentário brasileiro

8 de agosto - Dia nacional de combate ao colesterol

9 de agosto - Dia internacional dos povos indígenas e Dia nacional da equoterapia

10 de agosto - Dia internacional do biodiesel

11 de agosto - Dia da televisão, Dia do advogado, Dia do magistrado, Dia internacional da logosofia, Dia do estudante e Dia do garçom

12 de agosto - Dia mundial da juventude e Dia nacional das artes

13 de agosto - Dia do economista e Dia do canhoto

14 de agosto - Dia do cardiologista e Dia da unidade humana

15 de agosto - Dia da informática, Dia dos solteiros, Dia da Assunção de Nossa Senhora e Dia nacional das santas casas de misericórdia

16 de agosto - Dia do filósofo

17 de agosto - Dia do patrimônio histórico e Dia nacional da construção social

18 de agosto - Dia nacional do campo limpo

19 de agosto - Dia do historiador, Dia mundial da fotografia, Dia do artista de teatro, Dia mundial humanitário, Dia da integração jurídica latino-americana e Dia nacional da aviação agrícola e Dia nacional do ciclista

20 de agosto - Dia do maçom

21 de agosto - Dia internacional de recordação e homenagem às vítimas do terrorismo e Início da semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla

22 de agosto - Dia do folclore e Dia do supervisor escolar

23 de agosto - Dia internacional para relembrar o tráfico de escravos e sua abolição

24 de agosto - Dia nacional da comunidade ucraniana e Dia da infância

25 de agosto - Dia do soldado, Dia do feirante e Dia nacional da educação infantil

26 de agosto - Dia internacional da igualdade da mulher e Dia do catequista

27 de agosto - Dia do psicólogo e Dia do corretor de imóveis

28 de agosto - Dia dos bancários, Dia da avicultura, Dia nacional de combate e prevenção ao escalpelamento e Dia nacional do voluntariado

29 de agosto - Dia nacional da visibilidade lésbica, Dia nacional de combate ao fumo e Dia internacional contra testes nucleares

30 de agosto - Dia nacional de conscientização sobre a esclerose múltipla e Dia internacional das vítimas de desaparecimentos forçadosz

31 de agosto - Dia do nutricionista

Datas móveis - Dia dos pais (segundo domingo de agosto)

Leia também Datas comemorativas de setembro

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.