Datas comemorativas de junho

Márcia Fernandes

Junho é o mês das festas juninas, o qual dedica uma semana ao meio ambiente e um dia ao Bumba Meu Boi, que em 2019 recebeu o título de Patrimônio Cultura Imaterial da Humanidade.

Confira quais são as datas mais comemoradas em junho, cujo mês não tem nenhum feriado:

  • 5 de junho: Dia mundial do meio ambiente
  • 12 de junho: Dia dos namorados
  • 20 ou 21 de junho: Início do inverno
  • 24 de junho: Dia de São João

Dia mundial do meio ambiente, 5 de junho

Comemorado em 5 de junho desde 1972, a celebração do Dia mundial do meio ambiente é uma iniciativa da ONU - Organização das Nações Unidas.

A data tenciona incentivar a reflexão da população mundial acerca da preservação do ambiente, bem como sobre o conceito de desenvolvimento sustentável.

Dia dos namorados, 12 de junho

O Dia dos namorados, em 12 de junho, comemora a união dos casais. A data foi criada no final da década de 40 por um publicitário que tinha como missão melhorar as vendas no mês de junho.

Apesar do caráter comercial, a data deve ser celebrada com um momento especial, em que as pessoas agradecem o companheirismo e o afeto do seu par.

Início do inverno, 20 ou 21 de junho

O início do inverno, ou Solstício de inverno, tem lugar entre os dias 20 ou 21 de junho. A estação mais fria do ano, e que traz noites mais longas, termina no dia 22 ou 23 de setembro.

As datas em que ocorrem as mudanças das estações propiciam atividades diversas, de acordo com as idades. Desde cedo, no entanto, é importante que sejam uma oportunidade para a introdução de conceitos astronômicos.

Dia de São João, 24 de junho

O Dia de São João, em 24 de junho, comemora o santo festeiro das festas juninas, inicialmente conhecidas como "festas joaninas".

As festas juninas são bastante comemoradas no nosso país. Várias tradições fazem parte das festas realizadas em todo o Brasil, desde culinária, danças e brincadeiras.

Outras datas comemoradas em junho

Saiba mais sobre cada uma das datas comemoradas em junho:

Semana mundial do meio ambiente, 1 de junho

No Brasil, a Semana nacional do meio ambiente é comemorada na primeira semana de junho e foi instituída pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981.

O objetivo é incentivar a preservação do patrimônio natural do País entre os brasileiros.

Dia da imprensa, 1 de junho

O Dia da imprensa, 1 de junho, é uma forma de prestigiar a importância da imprensa na prestação de informação para a sociedade.

A data foi instituída pela Lei nº 9.831, de 13 de setembro de 1999 e recorda o início da circulação do Correio Braziliense, jornal de referência no nosso país.

Dia mundial da bicicleta, 3 de junho

O Dia mundial da bicicleta, 3 de junho, move a nossa atenção para os ciclistas, numa tentativa de garantir que os mesmo possam usufruir das condições necessárias nas suas deslocações.

Essa data comemorativa visa, além disso, incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, tendo como benefícios soluções de mobilidade, qualidade do ar e saúde.

Dia nacional da educação ambiental, 3 de junho

O Dia nacional da educação ambiental, 3 de junho, é mais uma iniciativa de compromisso ambiental.

O seu objetivo é conscientizar as pessoas acerca da necessidade real de zelarmos pelo ambiente, para tanto, propondo a promoção de atividades para crianças e adultos.

Dia internacional das crianças inocentes vítimas de agressão, 4 de junho

Constante no calendário da ONU, o Dia internacional das crianças inocentes vítimas de agressão, 4 de junho, foi criado em 1982.

A data tem como objetivo refletir sobre a agressão infantil e sobre formas de apoiar as suas vítimas.

Dia nacional da reciclagem, 5 de junho

O Dia nacional da reciclagem, 5 de junho, tem como objetivo motivar a prática da separação dos materiais recicláveis entre a população.

A data foi instituída pela Lei nº 12.055, de 9 de outubro de 2009.

Dia nacional de luta contra queimaduras, 6 de junho

O Dia nacional de luta contra queimaduras, 6 de junho, tem como intuito principal divulgar formas de prevenir acidentes que resultam em queimaduras.

Essa data que também serve como forma de conscientizar as pessoas sobre os riscos das queimadura, foi instituída pela Lei nº 12.026, de 9 de setembro de 2009.

Dia nacional do teste do pezinho, 6 de junho

Para alertar sobre a necessidade da sua realização, foi instituído o Dia nacional do teste do pezinho, 6 de junho.

O teste do pezinho é uma das importantes formas de diagnosticar doenças em recém-nascidos, entre o 3º e o 5º dia de vida.

Dia da liberdade de imprensa, 7 de junho

Dia da liberdade de imprensa, 7 de junho, visa valorizar a importância da liberdade na prestação da informação, numa sociedade democrática.

Além dessa data, o mesmo princípio é lembrado mundialmente no dia 3 de maio, quando se comemora o Dia internacional da liberdade de imprensa.

Dia mundial dos oceanos, 8 de junho

A ONU oficializou a data Dia mundial dos oceanos, 8 de junho, alertando para a necessidade de nos conscientizarmos sobre a sua importância; muitas vezes esquecidos.

Ar, regulação do clima e alimentação são apenas alguns benefícios dos oceanos que devem ser recordados nessa comemoração.

Dia da imunização, 9 de junho

Dia da imunização, 9 de junho, tem como objetivo sensibilizar a população para o fato de que as vacinas podem salvar vidas.

A criação desta data também pretende orientar as pessoas para o acompanhamento do calendário nacional de vacinações.

Dia de Anchieta, 9 de junho

Dia de Anchieta, 9 de junho, é uma homenagem ao padre que ficou conhecido como "apóstolo do Brasil".

A data recorda o dia do falecimento dessa figura histórica que veio para o Brasil, em missão, no ano 1553. José de Anchieta participou na fundação do colégio da vila de São Paulo e escreveu uma gramática da língua tupi, deixando também escritos que fazem parte da nossa literatura.

Dia internacional dos arquivos, 9 de junho

O Conselho Internacional dos Arquivos, criado pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, deu origem ao Dia internacional dos arquivos, 9 de junho.

A comemoração da data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a necessidade da existência de registros para preservação da nossa memória.

Dia da Artilharia, 10 de junho

O Dia da Artilharia, 10 de junho, homenageia Marechal Emilio Mallet no dia do seu aniversário. Conhecido como o Barão de Itapevi, ele é considerado o Patrono da Artilharia no Brasil.

A data comemorativa lembra dos artilheiros, cuja missão é contribuir com a soberania nacional.

Dia da Marinha, 11 de junho

O Dia da Marinha, 11 de junho, recorda a Batalha Naval do Riachuelo, que teve lugar em 11 de junho de 1865 e em que a Marinha brasileira saiu vencedora.

Esta comemoração presta homenagem à Força Armada mais antiga do Brasil.

Dia do educador sanitário, 11 de junho

O Dia do educador sanitário, 11 de junho, tem como objetivo valorizar o trabalho desempenhado por um dos profissionais responsáveis pelos cuidados sanitários.

Graças a esse trabalho, muitos problemas de saúde podem ser evitados, daí a importância de homenagear o educador sanitário com uma dia dedicado a ele.

Dia do correio aéreo nacional, 12 de junho

O Dia do correio aéreo nacional, 12 de junho, recorda o primeiro voo em que se realizou o transporte de uma mala postal entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

O feito foi realizado em 1931 pelos tenentes Nélson Freire Lavenére-Wanderley e Casimiro Montenegro Filho a bordo de um Curtiss Fledgling.

Dia mundial de combate ao trabalho infantil, 12 de junho

A celebração do Dia mundial de combate ao trabalho infantil, 12 de junho, tem como objetivo alertar para a realidade do trabalho infantil no mundo.

A data foi criada em 2002, por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, que acredita que a luta conta esse tipo de trabalho passa principalmente pela sensibilização da humanidade.

Dia de Santo Antônio, 13 de junho

Dia de Santo Antônio, 13 de junho, comemora um dos santos celebrados nas festas juninas e um dos mais populares entre os brasileiros.

Conhecido como o "santo casamenteiro", de acordo com a crendice popular, as simpatias fazem render casamentos às moças que têm o desejo, mas não conseguem casar.

Dia internacional de conscientização sobre o albinismo, 13 de junho

Com o objetivo de preservar as pessoas albinas do preconceito, foi criado o Dia internacional de conscientização sobre o albinismo, 13 de junho.

A data é uma forma de orientar as pessoas sobre a existência da doença, como lidar com ela e, principalmente, auxiliar no convívio entre as pessoas.

Dia mundial do doador de sangue, 14 de junho

Criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia mundial do doador de sangue, 14 de junho, tem como intuito prestar agradecimento a todos os doares de sangue, bem como esclarecer aspectos da doação para incentivar mais pessoas a realizarem essa prática.

A data surge em homenagem ao imunologista Karl Landsteiner, que nasceu no dia 14 de junho de 1868 e fez diversas descobertas acerca do sangue.

Dia mundial da consciencialização da violência contra a pessoa idosa, 15 de junho

Constante no calendário da ONU, o Dia mundial da consciencialização da violência contra a pessoa idosa, 15 de junho, tem como intuito criar um mecanismo de proteção para os idosos.

A data chama as pessoas a refletir sobre a realidade de muitos idosos para assim sensibilizá-las.

Dia da criança africana, 16 de junho

O Dia da criança africana, 16 de junho, recorda o Levante de Soweto, na África do Sul, nessa mesma data em 1976. Nesse triste episódio, centenas de jovens negros foram mortos quando protestavam por escolas com melhores condições.

Esta data presta homenagem a todas as vítimas do massacre.

Dia mundial de combate à desertificação, 17 de junho

Criado pela ONU, o Dia mundial de combate à desertificação, 17 de junho, objetiva a reflexão mundial acerca dos efeitos da seca.

Pensando nisso, existe um acordo entre diversos países, do qual o Brasil faz parte. O acordo foi oficializado através da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação nos Países Afetados por Seca Grave e/ou Desertificação (UNCCD).

Dia do químico, 18 de junho

O Dia do químico, 18 de junho, recorda a data da Lei nº 2.800, de 18 de junho de 1956, que dispõe sobre o exercício da profissão de químico.

Trata-se não só de uma homenagem como um incentivo para a formação de novos químicos.

Dia da imigração japonesa, 18 de junho

O Dia da imigração japonesa, 18 de junho, presta homenagem a todos os japoneses que trabalham pela economia do País, bem como enriquecem a nossa cultura.

A data comemorativa recorda a chegada do primeiro navio com imigrantes japoneses, o Kasato-Maru, em 1908.

Dia da gastronomia sustentável, 18 de junho

Criada por resolução da Assembleia Geral da ONU, o Dia da gastronomia sustentável, 18 de junho, tem como objetivo conscientizar as pessoas acerca da necessidade de se pensar na produção segura de alimentos respeitando a biodiversidade.

Dia do cinema brasileiro, 19 de junho

O Dia do cinema brasileiro, 19 de junho, recorda a data em que a primeira filmagem foi feita no Brasil. A mesma foi realizada pelo cinegrafista Afonso Segreto, que filmou a entrada da baía da Guanabara a bordo de um navio.

A data comemorativa presta homenagem ao cinema brasileiro e todos os que trabalham na produção cinematográfica no nosso país.

Dia nacional do migrante, 19 de junho

O Dia nacional do migrante, 19 de junho, reflete sobre as dificuldades enfrentadas por todos aqueles que deixam as suas terras em busca de condições melhores para viver.

Além de ser um dia de conscientização sobre os desafios que essas pessoas encontram, a data comemorativa reconhece o papel do migrante na sociedade.

Dia internacional para eliminação da violência sexual em conflito, 19 de junho

O Dia internacional para eliminação da violência sexual em conflito, 19 de junho, tem como objetivo alertar as pessoas acerca da dimensão desse problema.

Muitas mulheres e meninas são vítimas da violência sexual em contextos de guerra. Além de alertar para essa realidade, a ideia é buscar formas de eliminar esse tipo de violência e auxiliar as suas vítimas.

Dia mundial do refugiado, 20 de junho

Através da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) foi criado o Dia mundial do refugiado, 20 de junho.

A importante data visa informar as pessoas acerca da realidade dos refugiados, adultos e crianças que fogem dos seus países principalmente em decorrência das guerras.

Dia do aperto de mão, 21 de junho

O Dia do aperto de mão, 21 de junho, lembra a importância de um pequeno gesto que representa a paz.

Esse significado é explicado em decorrência da sua origem. Antigamente, para mostrar que não carregava uma arma, o homem estendia a sua mão ao outro, num gesto de confiança.

Dia do orquidófilo, 22 de junho

O Dia do orquidófilo, 22 de junho, é uma forma de valorizar o trabalho do profissional que se dedica ao cultivo das orquídeas.

A data surge em homenagem a João Barbosa Rodrigues, que nasceu no dia 22 de junho de 1842, e foi diretor do jardim Botânico do Rio de Janeiro durante cerca de vinte anos.

Dia mundial do desporto olímpico, 23 de junho

O Dia mundial do desporto olímpico, 23 de junho, lembra a data da fundação do Comitê Olímpico Internacional em 1894, que foi criado com o objetivo de resgatar o espírito competitivo dos primeiros jogos realizados entre os gregos.

A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998.

Dia nacional da Araucária, 24 de junho

O Dia nacional da Araucária, 24 de junho, comemora a árvore símbolo do Paraná, que é a árvore do pinhão, uma importante reserva energética.

Ameaçada de extinção, a data visa conscientizar as pessoas acerca desse risco, frisando a importância da sua conservação.

Dia do imigrante, 25 de junho

O Dia do imigrante, 25 de junho, visa homenagear as pessoas que deixam os seus países para viver em outro, geralmente motivadas por questões pessoais ou condições econômicas.

Além da homenagem, a comemoração também chama as pessoas a refletirem acerca das dificuldades enfrentadas pelos imigrantes.

Dia internacional contra o abuso e tráfico ilícito de drogas, 26 de junho

Criado pela ONU, o Dia internacional contra o abuso e tráfico ilícito de drogas, 26 de junho, é uma iniciativa que tem como objetivo servir como mais um momento de reflexão acerca dos problemas decorrentes das drogas.

A sua comemoração serve, acima de tudo, como forma de mobilizar as nações a combater o tráfico.

Dia internacional de apoio às vítimas de tortura, 26 de junho

O Dia internacional de apoio às vítimas de tortura, 26 de junho, objetiva garantir apoio às pessoas vitimadas por esse tipo de prática, garantindo condições para ultrapassarem as suas consequências.

A data serve também para alertar à realidade das torturas em várias nações.

Dia nacional do progresso, 27 de junho

O Dia nacional do progresso, 27 de junho, recorda a máxima constante na bandeira do País "Ordem e Progresso".

A data tem como objetivo recordar e valorizar as conquistas do povo brasileiro incentivando o patriotismo.

Dia nacional do quadrilheiro junino, 27 de junho

Em decorrência da importância das festas juninas na cultura brasileira, a Lei nº 12.390, de 3 de março de 2011 instituiu o Dia nacional do quadrilheiro junino, comemorado em 27 de junho.

O quadrilheiro junino é o profissional que abrilhanta as festas juninas através das várias expressões artísticas inerentes a essa tradição, tal como a música e a dança.

Dia internacional do orgulho gay, 28 de junho

O Dia internacional do orgulho gay, 28 de junho, revela a importância de combater a homofobia.

A data chama as pessoas a refletirem acerca da necessidade de aceitar as diferenças para garantir uma boa vivência em sociedade.

Dia de São Pedro e São Paulo, 29 de junho

O Dia de São Pedro e São Paulo, 29 de junho, recorda a data de falecimento dos dois santos, que foram martirizados.

São Pedro, o mais popular entre eles, é lembrado nas festas juninas, além de ser considerado o primeiro Papa.

São Paulo, um grande perseguidor dos cristãos, converteu-se e tornou-se um líder da igreja cristã.

Dia nacional do Bumba Meu Boi, 30 de junho

O Dia nacional do Bumba Meu Boi, 30 de junho, comemora uma das festas folclóricas mais populares do Brasil.

É por esse motivo que o Bumba Meu Boi, em 2012, passou a fazer parte do patrimônio cultural do nosso país, conforme atribuição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Comemorações de cada um dos dias de junho

1 de junho: Semana mundial do meio ambiente e Dia da imprensa

3 de junho: Dia Internacional do administrador de pessoal e da comunidade social, Dia mundial da bicicleta e Dia nacional da educação ambiental

4 de junho: Dia internacional das crianças inocentes vítimas de agressão

5 de junho: Dia mundial do meio ambiente, Dia nacional da reciclagem e Dia internacional de luta contra a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada

6 de junho: Dia nacional de luta contra queimaduras, Dia nacional do teste do pezinho e Dia do engenheiro agrimensor

7 de junho: Dia da liberdade de imprensa

8 de junho: Dia do oceanógrafo, Dia mundial dos oceanos e Dia do citricultor

9 de junho: Dia da imunização, Dia do porteiro, Dia do tenista, Dia de Anchieta e Dia internacional dos arquivos

10 de junho: Dia da Artilharia

11 de junho: Dia da Marinha, Dia do educador sanitário

12 de junho: Dia dos namorados, Dia do correio aéreo nacional e Dia mundial de combate ao trabalho infantil

13 de junho: Dia de Santo Antônio, Dia do turista e Dia internacional de conscientização sobre o albinismo

14 de junho: Dia do solista, Dia mundial do doador de sangue e Dia universal de Deus

15 de junho: Dia mundial da consciencialização da violência contra a pessoa idosa

16 de junho: Dia da criança africana

17 de junho: Dia do funcionário público aposentado e Dia mundial de combate à desertificação

18 de junho: Dia do químico, Dia da imigração japonesa e Dia da gastronomia sustentável

19 de junho: Dia do cinema brasileiro, Dia nacional do migrante, Dia internacional para eliminação da violência sexual em conflito e Dia mundial de conscientização sobre a doença falciforme

20 de junho: Dia mundial do refugiado, Dia do vigilante e Dia do revendedor

21 de junho: Dia do profissional de mídia, Dia do aperto de mão, Dia mundial do skate, Dia do intelectual, Dia internacional do yoga e Dia nacional de controle da asma

22 de junho: Dia do orquidófilo, Dia do aeroviário e Dia do economiário

23 de junho: Dia mundial do desporto olímpico, Dia do atleta olímpico, Dia do lavrador, Dia das Nações Unidas para o serviço público, Dia internacional das viúvas e Dia nacional do agente marítimo

24 de junho: Dia de São João, Dia do disco voador, Dia do observador aéreo, Dia do caboclo, Dia nacional da Araucária, Dia da indústria gráfica e Dia internacional do leite

25 de junho: Dia do imigrante e Dia do cotonete

26 de junho: Dia internacional contra o abuso e tráfico ilícito de drogas e Dia internacional de apoio às vítimas de tortura

27 de junho: Dia nacional do vôlei, Dia nacional do progresso, Dia nacional do técnico em nutrição e dietética e Dia nacional do quadrilheiro junino

28 de junho: Dia internacional do orgulho gay e Dia da renovação espiritual

29 de junho: Dia de São Pedro e São Paulo, Dia do Papa, Dia do pescador, Dia do dublador, Dia do telefonista e Dia nacional da aviação de segurança pública do Brasil

30 de junho: Dia nacional do Bumba Meu Boi e Dia nacional do fiscal federal agropecuário

Leia também:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.