Datas comemorativas de julho

Márcia Fernandes

O mês de julho contém um calendário com muitas comemorações. Elas tem como objetivo homenagear profissionais, recordar momentos históricos, conscientizar a população para necessidades urgentes que visam melhorar a nossa sociedade, e muito mais.

Saiba quais as datas mais comemoradas em julho, um mês que não tem feriados nacionais:

  • 9 de julho: Dia da revolução constitucionalista
  • 17 de julho: Dia de proteção às florestas ou Dia do Curupira
  • 30 de julho: Dia internacional da amizade

Dia da revolução constitucionalista, 9 de julho

O Dia da revolução constitucionalista, 9 de julho, é uma data histórica que recorda a luta dos paulistanos contra a ditadura de Getúlio Vargas.

Após ter tomado o poder, Vargas não convocou eleições como as elites paulistas esperavam, o que provocou revolta, porque o estado havia perdido sua autonomia.

Em maio de 1932, o assassinato de quatro estudantes que se manifestavam a favor das eleições motivou, então, o início da Revolução Constitucionalista, a qual durou três meses. Como consequência da Revolução, em 1933 Armando Sales foi eleito governador de São Paulo.

O Dia da revolução constitucionalista é feirado estadual em São Paulo.

Dia de proteção às florestas ou Dia do Curupira, 17 de julho

O Dia de proteção às florestas ou Dia do Curupira, 17 de julho, visa conscientizar a população acerca da importância das florestas e, logo, da necessidade de preservá-las.

A data também é conhecida como Dia do Curupira pelo fato de o Curupira ser o protetor das florestas, de acordo com a cultura popular brasileira.

Dia internacional da amizade, 30 de julho

O Dia internacional da amizade, 30 de julho, é uma data dedicada a uma das relações mais importantes para a convivência entre os povos.

Comemorada pelas Nações Unidas desde 2011, a data tem como objetivo promover a harmonia e a solidariedade entre as pessoas, o que caracteriza uma iniciativa por um mundo pacífico.

A amizade pode motivar iniciativas pela paz, tão urgente para a estabilidade em todo o mundo.

Outras datas comemoradas em julho

Dia da Vacina BCG, 1 de julho

O Dia da Vacina BCG, 1 de julho, comemora a criação da vacina contra a tuberculose, que é obrigatória no Brasil desde 1976.

A data propicia um momento de reflexão sobre a importância da administração da BCG em crianças entre os 0 e 4 anos, pois é a única forma existente de imunização contra a doença, que é contagiosa e pode levar os doentes à morte.

Dia do hospital, 2 de julho

O Dia do hospital, 2 de julho, recorda a data da inauguração do quarto prédio da Santa Casa de Misericórdia de Santos, em 1945.

A construção foi feita longe de morros para evitar riscos de deslizamento, como o que atingiu parte do hospital no ano de 1928.

A Santa Casa de Misericórdia de Santos é o hospital mais antigo do Brasil e foi inaugurado em 1543.

Dia do bombeiro brasileiro, 2 de julho

O Dia do bombeiro brasileiro, 2 de julho, dedica uma comemoração em homenagem aos bombeiros, que tantas vezes arriscam as suas vidas para salvar pessoas em incêndios, desabamentos e outros desastres naturais.

A data recorda a inauguração do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, o que aconteceu em 2 de julho de 1856.

Dia nacional de combate à discriminação racial, 3 de julho

O Dia nacional de combate à discriminação racial, 3 de julho, recorda a aprovação da primeira lei contra o racismo no Brasil.

A data traz a oportunidade de refletir sobre a discriminação racial, bem como motivar a criação de iniciativas que tentem garantir o respeito pelas pessoas, uma tentativa para erradicar o preconceito.

Dia da independência dos Estados Unidos, 4 de julho

O Dia da independência dos Estados Unidos, 4 de julho, recorda a data em que foi declarada a Independência das Treze Colônias, em 1776. As Treze Colônias, que estavam sob domínio do Reino Unido, deram origem à formação dos Estados Unidos.

Dia nacional da ciência e do pesquisador, 8 de julho

O Dia nacional da ciência e do pesquisador, 8 de julho, recorda a data da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o que aconteceu em 1948.

A SBPC desempenha um papel importante na expansão da ciência e da tecnologia no Brasil.

A data tem como objetivo motivar o gosto pela pesquisa, além do que presta homenagem aos pesquisadores e demais profissionais ligados às ciências.

Dia do engenheiro de minas, 10 de julho

O Dia do engenheiro de minas, 10 de julho, é uma homenagem aos engenheiros de minas. A data recorda o nascimento de Pedro Demóstenes Rache, engenheiro que idealizou o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, uma entidade de fiscalização profissional instituída em 1933.

Dia mundial da população, 11 de julho

O Dia mundial da população, 11 de julho, é uma data que consta no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU). A mesma foi instituída em 1987, ano em que o número de pessoas no planeta chegou aos 5 bilhões.

A data mobiliza todos para a necessidade da realização do planejamento familiar, na tentativa de garantir um futuro melhor para as mulheres e suas famílias.

Dia do engenheiro florestal, 12 de julho

O Dia do engenheiro florestal, 12 de julho, é uma homenagem a São João Gualberto no dia da sua morte, em 1073. Esse santo era conhecido como o "protetor dos florestais", título dado pelo Papa Pio XII.

A data traz a oportunidade de entendermos a importância dos engenheiros florestais para o ecossistema - na recuperação de ambientes degradados, na coordenação da extração de matérias-primas, entre outros.

Dia do engenheiro de saneamento, 13 de julho

O Dia do engenheiro de saneamento, 13 de julho, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância desse profissional e, assim, homenageá-lo numa data específica para ele.

O engenheiro de saneamento é responsável pela gestão do saneamento básico, que visa garantir as condições básicas de saúde pública.

Dia mundial do rock, 13 de julho

O Dia mundial do rock, 13 de julho, traz a oportunidade de saber mais sobre esse gênero musical que surgiu nos Estados Unidos no final da década de 40.

A data surgiu por sugestão do cantor Phil Collins num evento musical chamado de Live Aid. O evento, que tinha como objetivo conscientizar o mundo acerca da pobreza na Etiópia, foi realizado simultaneamente na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Dia da liberdade de pensamento, 14 de julho

O Dia da liberdade de pensamento, 14 de julho, é comemorado num dia marcante, o qual deu início à Revolução Francesa. No dia 14 de julho de 1789 aconteceu a Queda da Bastilha, que era uma prisão que representava o absolutismo francês.

Dentro desse contexto, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi aprovada. Anos mais tarde, é elaborada a Declaração universal dos Direitos Humanos, o qual contempla o direito à liberdade de pensamento.

Além do conhecimento histórico, esta comemoração traz a oportunidade de conscientizar as pessoas acerca do direito de defender as suas ideias.

Dia mundial das habilidades dos jovens, 15 de julho

O Dia mundial das habilidades dos jovens, 15 de julho, visa valorizar e refletir sobre as capacidades dos jovens com o objetivo de criar mais oportunidades de trabalho. Desta forma, haveria mais hipóteses para superar momentos de maior crise.

A data traz a oportunidade de promover iniciativas que potencializem as habilidades dos jovens.

Dia do homem, 15 de julho

O Dia do homem, 15 de julho, tem como objetivo conscientizar os brasileiros acerca dos cuidados de saúde que devem ser tomados pelos homens.

Ao contrário das mulheres, que desde jovens são encorajadas a consultar um ginecologista, os homens não consultam um médico com regularidade. As consultas regulares ao médico poderiam ajudar a prevenir ou tratar de doenças mais comuns entre o sexo masculino.

Dia do comerciante, 16 de julho

O Dia do comerciante, 16 de julho, é celebrado em reconhecimento ao papel fundamental desse profissional para a economia.

A data comemorativa foi instituída em 1953 pela Lei nº 2.48, de 28 de outubro. A escolha da comemoração teve em conta o dia do nascimento de Visconde de Cairu, um economista brasileiro que promoveu reformas econômicas importantes no nosso país.

Dia internacional de Nelson Mandela, 18 de julho

O Dia internacional de Nelson Mandela, 18 de julho, foi criado pela Assembleia Geral da ONU em homenagem a um dos líderes do movimento contra o Apartheid e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993.

A data chama a humanidade a refletir sobre a dedicação de Mandela em prol da paz e da liberdade e, assim, motivar cada um de nós a ter alguma atitude que possa melhorar o mundo.

A escolha da data faz referência ao nascimento de Mandela, em 18 de julho de 1918.

Dia da caridade, 19 de julho

O Dia da caridade, 19 de julho, tem como objetivo incentivar as pessoas a serem solidárias entre elas, bem como propiciar situações em que a solidariedade humana possa ser demonstrada.

A data foi instituída em 1966 através da Lei nº 5.063, de 4 de julho. Nessa lei consta a necessidade da promoção de iniciativas em hospitais, asilos, orfanatos, entre outros.

Dia nacional do futebol, 19 de julho

O Dia nacional do futebol, 19 de julho, é uma comemoração criada em 1976 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A data coincide com a a fundação do primeiro clube de futebol registrado no Brasil.

A data propicia um momento para conhecer a história do futebol, já que é esporte mais popular no nosso país.

Introduzido oficialmente no Brasil em 1894 por Charles Miller, poucos sabem que o futebol foi um ritual de guerra.

Dia da chegada do homem à Lua (1969), 20 de julho

O Dia da chegada do homem à Lua (1969), 20 de julho, foi um marco para a humanidade, pois ao conseguir alcançar esse difícil feito, o homem provava a sua capacidade de superação.

No dia 20 de julho 1969, após quatro dias de viagem, Neil Armstrong disse a seguinte frase ao pisar na Lua: "Este é um pequeno passo para um homem; um salto gigantesco para a humanidade."

Dia nacional do garimpeiro, 21 de julho

O Dia nacional do garimpeiro, 21 de julho, foi instituído através da Lei nº 11.685, de 2 de junho, na qual é estabelecido o estatuto do garimpeiro.

Nesta data, é oportuno dar a conhecer às pessoas o trabalho dos garimpeiros que trabalham com base nos princípios de desenvolvimento sustentável. A atividade dos garimpeiros - extração de riquezas minerais - é bastante importante para o desenvolvimento econômico.

Dia mundial do cérebro, 22 de julho

O Dia mundial do cérebro, 22 de julho, é uma data que tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre a saúde cerebral.

Trata-se de uma oportunidade de chamar a atenção das pessoas sobre a importância de estarmos atentos a determinados sinais dados pelo nosso corpo, aumentando, assim, as possibilidades de diagnóstico e tratamentos adequados.

Dia do guarda rodoviário, 23 de julho

O Dia do guarda rodoviário, 23 de julho, presta homenagem aos profissionais responsáveis pelas atividades de policiamento das rodovias brasileiras. As suas responsabilidades incluem fiscalização, iniciativas de conscientização de segurança rodoviária e controle de cargas.

A data coincide com a criação dos chamados "inspetores de tráfego", em 1935.

Dia nacional do suinocultor, 24 de julho

O Dia nacional do suinocultor, 24 de julho, dedica uma data à importância dos produtores de carne suína, que é um agronegócio economicamente bastante importante para o nosso país.

O Brasil é um dos maiores produtores de carne de porco do mundo. Os estados da região sul são os maiores exportadores brasileiros.

Dia nacional do escritor, 25 de julho

O Dia do escritor, 25 de julho, homenageia os escritores do país, trazendo a oportunidade de dar a conhecer à população as obras desses profissionais e, assim, valorizar a literatura nacional.

A data coincide com a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, o qual foi promovido na década de 60 pela União Brasileira de Escritores, da qual Jorge Amado - um grande representante da literatura brasileira - fazia parte.

Dia dos avós, 26 de julho

O Dia dos avós, 26 de julho, dedica uma data aos avós em reconhecimento ao carinho e dedicação por seus netos.

A comemoração recorda o 26 de julho de 1584, quando o Papa Gregório VII canonizou Santa Ana e São Joaquim, os pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Por isso, Ana e Joaquim são considerados os padroeiros dos avós.

Dia nacional do arqueólogo, 26 de julho

O Dia nacional do arqueólogo, 26 de julho, presta homenagem aos profissionais responsáveis pelo estudo e resgate da história através da análise de vestígios materiais.

A data, cuja criação foi instituída através da Lei nº 12.128, de 17 de dezembro de 2009, traz a oportunidade de conhecer o trabalho desempenhado pelos arqueólogos no Brasil.

Dia do pediatra, 27 de julho

O Dia do pediatra, 27 de julho, dedica uma comemoração aos profissionais que se dedicam à saúde infantil.

A escolha da data teve como referência a fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que aconteceu em 1910.

A SBP é considerada a maior sociedade médica de especialidade do País, e foi idealizada pelo médico Fernandes Figueira, o qual tinha como objetivo promover a evolução da medicina infantil.

Dia do agricultor, 28 de julho

O Dia do agricultor, 28 de julho, é uma ocasião dedicada à valorização desse profissional que desempenha um papel fundamental na sociedade, uma vez que trabalha na produção de bens essenciais.

A data foi instituída em 1960 através do Decreto nº 48.630, de 27 de julho, em comemoração ao centenário do Ministério da Agricultura, em 28 de julho de 1960.

Dia mundial contra o tráfico de pessoas, 30 de julho

O Dia mundial contra o tráfico de pessoas, 30 de julho, tem como objetivo conscientizar as pessoas acerca do tráfico humanos.

A data traz a oportunidade de dar a conhecer o que é o tráfico humano, como ele pode ser identificado e como suas vítimas podem ser ajudadas e, assim, desafia a humanidade a esforçar-se para acabar com essa atividade, que caracteriza uma violação grave dos direitos humanos.

Dia mundial do guarda florestal, 31 de julho

O Dia mundial do guarda florestal, 31 de julho, é uma data dedicada a homenagear os profissionais responsáveis pela preservação da fauna e da flora nas áreas naturais controladas pelo governo.

Além da homenagem aos profissionais - inclusive daqueles que perderam a vida no desempenho das suas funções - a comemoração traz a oportunidade de dar a conhecer a importância do seu trabalho para o ambiente.

Comemorações de cada um dos dias de julho

1 de julho: Dia da Vacina BCG

2 de julho: Dia do hospital e Dia do bombeiro brasileiro

3 de julho: Dia nacional de combate à discriminação racial e Dia da independência da Bahia

4 de julho: Dia da independência dos Estados Unidos

6 de julho: Dia da criação do IBGE

7 de julho: Dia mundial do chocolate

8 de julho: Dia nacional da ciência e do pesquisador, Aniversário de Ouro Preto e Dia do panificador

9 de julho: Dia da revolução constitucionalista e Dia da criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)

10 de julho: Dia do engenheiro de minas, Dia mundial da lei, Dia da pizza e Dia da saúde ocular

11 de julho: Dia mundial da população

12 de julho: Dia do engenheiro florestal

13 de julho: Dia do engenheiro de saneamento, Dia do cantor, Dia mundial do rock e Dia dos compositores e cantores sertanejos

14 de julho: Dia da liberdade de pensamento, Dia do engenheiro de aquicultura e Dia do propagandista de laboratório

15 de julho: Dia do homem, Dia nacional dos clubes, Dia mundial das habilidades dos jovens e Dia nacional do pecuarista

16 de julho: Dia do comerciante

17 de julho: Dia de proteção às florestas ou Dia do Curupira

18 de julho: Dia internacional de Nelson Mandela e Dia do trovador

19 de julho: Dia da caridade e Dia nacional do futebol

20 de julho: Dia do amigo e internacional da amizade, Dia da chegada do homem à Lua (1969) e Dia pan-americano do engenheiro

21 de julho: Dia nacional do garimpeiro

22 de julho: Dia mundial do cérebro e Dia do cantor lírico

23 de julho: Dia do guarda rodoviário

24 de julho: Dia nacional do suinocultor

25 de julho: Dia nacional do escritor, Dia da mulher negra latina e caribenha, Dia do colono e Dia do motorista

26 de julho: Dia dos avós e Dia nacional do arqueólogo

27 de julho: Dia mundial de conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço, Dia do pediatra, Dia nacional da prevenção de acidentes do trabalho e Dia do motociclista

28 de julho: Dia mundial de luta contra as hepatites virais e Dia do agricultor

30 de julho: Dia internacional da amizade e Dia mundial contra o tráfico de pessoas

31 de julho: Dia mundial do guarda florestal

Datas móveis: Dia Internacional do Cooperativismo (primeiro sábado de julho)

Veja também: Datas comemorativas de agosto

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.