Datas comemorativas de outubro

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras
Atualizado em

O mês de outubro é um mês que propicia muitos momentos para valorização de profissionais e conscientização e reflexão de vários temas sensíveis à humanidade.

Também conhecido como Outubro Rosa, porque é dedicado à prevenção do câncer de mama, este mês tem apenas um feriado, o Dia de Nossa Senhora de Aparecida - Padroeira do Brasil, no dia 12. No mesmo dia também é comemorado o Dia das Crianças.

Confira quais são as datas mais comemoradas em outubro:

  • 12 de outubro: Dia das crianças
  • 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida
  • 15 de outubro: Dia do professor
  • 31 de outubro: Dia das bruxas (Halloween)
  • 31 de outubro: Dia do saci

Dia das crianças, 12 de outubro

O Dia das crianças, em 12 de outubro, é uma forma de promover ações sobre o direito de crianças. Muito mais do que um dia de dar presentes, a data visa conscientizar as pessoas sobre que necessidades devem ser atendias para que as crianças cresçam felizes e saudáveis, especialmente com acesso à escola e ao lazer.

Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro

O Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, comemora a padroeira do Brasil.

Segundo consta, na segunda quinzena de outubro do ano 1717, pescadores encontraram a imagem de uma santa em um rio, em um dia em que suas redes retornavam sem peixes. Após encontrar a santa, a pescaria prosperou. Essa prosperidade foi atribuída ao aparecimento da santa.

Em 1930, a santa foi proclamada padroeira do Brasil, e em 1980 o dia 12 de outubro foi decretado feriado nacional. Antes desse decreto, a padroeira já tinha sido celebrada em outras datas.

Dia do professor, 15 de outubro

O Dia do professor, em 15 de outubro, presta homenagem aos profissionais que contribuem para a formação e desenvolvimento das pessoas.

A data recorda o decreto de Dom Pedro I, em 15 de outubro de 1827, que resultou na criação da Escola de Primeiras Letras, instituindo, assim, a educação em nível básico no país.

Em 1963, o Decreto nº 52.682, de 14 de outubro oficializou o Dia do professor como feriado escolar nacional.

Dia das bruxas (Halloween), 31 de outubro

O Dia das bruxas, em 31 de outubro, é uma tradição muito forte nos Estados Unidos, que foi trazida para o Brasil.

Originalmente, a festa celebrava o fim do verão no hemisfério norte (lembrando que o Brasil está localizado no hemisfério sul). As pessoas acreditavam que os espíritos vagueavam no mundo dos vivos no último dia do verão e para se defenderem, usavam fantasias.

Com o passar dos anos, a comemoração foi sendo modificada, até se tornar uma festa que faz muito sucesso entre as crianças, e também entre os adultos.

Dia do saci, 31 de outubro

O Dia do saci, 31 de outubro, visa motivar a celebração de um dos personagens folclóricos mais conhecidos do Brasil.

A escolha da data é uma tentativa de incentivar as pessoas a valorizarem mais o saci. Isso porque o saci é um elemento pertence à cultura brasileira, enquanto o Halloween é típico da cultura americana.

Outras datas comemoradas em outubro

Saiba mais sobre cada uma das datas comemoradas em outubro:

Dia internacional da música, 1 de outubro

O Dia internacional da música, 1 de outubro, tem como objetivo promover a paz entre os povos através da música.

A data foi instituída em 1975 pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Dia internacional das pessoas idosas, 1 de outubro

O Dia internacional das pessoas idosas, 1 de outubro, foi criado pela ONU - Organização das Nações Unidas em 1991. A data tem como objetivo estimular discussões acerca dos direitos das pessoas idosas em todo o mundo.

No Brasil, a lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso - representou um grande avanço nas garantias de direitos do grupo.

Dia internacional da não-violência, 2 de outubro

O Dia internacional da não-violência, 2 de outubro, é uma homenagem ao líder pacifista indiano Mahatma Gandhi (1869-1948).

A ONU estabeleceu o dia do seu nascimento para promover a educação para uma cultura de não-violência e respeito aos direitos humanos, uma vez que a não-violência era a principal filosofia de Gandhi.

Dia mundial do dentista, 3 de outubro

O Dia mundial do dentista, 3 de outubro, tem como objetivo valorizar o profissional que se dedica à saúde bucal.

A data é recorda o dia da inauguração do primeiro curso de odontologia em 1840, em Baltimore, no Estados Unidos da América.

Dia das abelhas, 3 de outubro

O Dia das abelhas, 3 de outubro, tem como intuito conscientizar as pessoas acerca da importância das abelhas. As abelhas desempenham um papel essencial na produção de alimentos e para a biodiversidade, graças ao processo de polinização.

Dia dos animais, 4 de outubro

O Dia dos animais, 4 de outubro, dedica uma comemoração aos animais lembrando da sua importância e dos cuidados que eles precisam para viver.

A data é comemorada no Dia de São Francisco de Assis, que é conhecido como o padroeiro dos animais e da natureza.

Dia da promulgação da Constituição de 1988, 5 de outubro

O dia 5 de outubro recorda a promulgação da Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã. A constituição é a norma mais importante do país.

Ao longo da sua história, O Brasil teve sete constituições. A sétima é justamente a de 1988, que vigora até hoje, e que foi promulgada após o fim do regime militar.

Dia do tecnólogo, 6 de outubro

O Dia do tecnólogo, 6 de outubro, é uma data que visa esclarecer as pessoas sobre o que é um tecnólogo, alguém que tem um curso superior de menor duração do que a média e com um campo de atuação muito específico.

Há cursos de tecnólogos em várias áreas. Alguns exemplos: curso de tecnólogo em segurança no trabalho, curso de tecnólogo em radiologia, curso de tecnólogo em manutenção industrial.

Dia do compositor brasileiro, 7 de outubro

O Dia do compositor brasileiro, 7 de outubro, foi criada em 1948 pelo compositor Herivelto Martins como forma de homenagear e valorizar os profissionais criadores da música brasileira.

Dia do nordestino, 8 de outubro

O Dia do nordestino, 8 de outubro, é uma data de comemoração em homenagem à diversidade cultural da região nordeste do país.

Para isso, foi escolhido o dia do nascimento do poeta Patativa do Assaré (1909-2002), grande representante da cultura popular nordestina.

Dia do atletismo, 9 de outubro

O Dia do atletismo, 9 de outubro, serve como mecanismo de valorização da prática esportiva mais antiga do mundo. O Atletismo surgiu em 776 a.C, quando os Jogos Olímpicos foram realizados pela primeira vez.

A data visa estimular a prática do esporte entre as pessoas.

Dia mundial da saúde mental, 10 de outubro

O Dia mundial da saúde mental, 10 de outubro, foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental. A data busca estimular o debate sobre as práticas relacionadas à saúde mental.

Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, 10 de outubro

O Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, 10 de outubro, vem sendo um dia de debates acerca da violência contra a mulher desde 1980, quando foi criado.

A data visa combater todos os tipos de violência direcionados às mulheres, sobretudo os casos de feminicídio.

Dia internacional da menina, 11 de outubro

O Dia internacional da menina, 11 de outubro, foi instituído pela ONU em 2012 e tem como objetivo ampliar o debate sobre questões relevantes aos direitos de meninas e mulheres adolescentes.

Dia nacional de prevenção da obesidade, 11 de outubro

O Dia nacional de prevenção da obesidade, 11 de outubro, foi instituído em 2008 e visa promover a prevenção da obesidade, alertando as pessoas sobre os riscos da obesidade para a saúde.

A data serve ainda como estímulo para o tratamento e acompanhamento dessa doença crônica.

Dia nacional da leitura, 12 de outubro

O Dia nacional da leitura, 12 de outubro, é uma excelente oportunidade para incentivar o hábito da leitura, que é essencial na formação de qualquer ser humano. A leitura auxilia a compreensão e interpretação do mundo, o desenvolvimento da criatividade, o lazer.

Dia internacional para a redução de desastre, 13 de outubro

O Dia internacional para a redução de desastre, 13 de outubro, é uma data instituída em 1989 pela ONU. Seu principal objetivo é conscientizar a humanidade sobre o que cada um nós pode fazer para que os desastres naturais sejam prevenidos.

Dia nacional do meteorologista, 14 de outubro

O Dia nacional do meteorologista, 14 de outubro, presta homenagem ao profissional responsável por recolher e analisar informações relativas à atmosfera e, assim, pode comunicar possíveis catástrofes.

Anteriormente, a comemoração ocorria no dia 23 de março (dia mundial do meteorologista). A mudança ocorreu por decisão da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET), associando a festividade ao dia da regulamentação da profissão no país, o que aconteceu através da Lei nº 6.835, de 14 de outubro de 1980.

Dia mundial da lavagem das mãos, 15 de outubro

O Dia mundial da lavagem das mãos, 15 de Outubro, visa conscientizar as pessoas sobre a importância de lavar as mãos. O simples ato de lavar bem as mãos pode prevenir doenças e até mesmo reduzir o número de mortes de recém-nascidos.

Dia mundial da alimentação, 16 de outubro

Desde 1981 o Dia mundial da alimentação, 16 de outubro, é utilizado como forma de promover o debate sobre questões relativas a essa temática. Dentre essas questões são tratadas a produção e consumo de alimentos, desperdício, segurança alimentar e sustentabilidade.

Dia internacional da erradicação da pobreza, 17 de outubro

O Dia internacional da erradicação da pobreza, 17 de outubro, visa promover o debate e programas que tenham como objetivo erradicar a pobreza em todo o mundo.

A data foi instituída em 1992 pela ONU.

Dia nacional da vacinação, 17 de outubro

O Dia nacional da vacinação, 17 de outubro, é uma data criada por iniciativa do Ministério da Saúde e visa alertar as pessoas para a importância das vacinas na prevenção de doenças. Essa medida faz oposição a grupos, comumente chamados de grupos anti-vacina.

Dia de do médico, 18 de outubro

O Dia de do médico, 18 de outubro, é uma data dedicada a homenagear os profissionais muitas vezes responsáveis por salvar vidas ou devolver condições de vida às pessoas.

Nesse dia também se comemora o Dia de São Lucas, que é considerado o padroeiro dos médicos.

Dia nacional da inovação, 19 de outubro

O Dia nacional da inovação, 19 de outubro, foi criado por iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT. O objetivo da data é incentivar a inovação em várias áreas de conhecimento, pelo crescimento e prosperidade do País.

Dia do maquinista, 20 de outubro

O Dia do Maquinista ou Dia Nacional do Maquinista Ferroviário, 20 de outubro, é uma data oficial publicada na Lei nº 12.621, de 8 de maio de 2012.

A data foi escolhida em homenagem à fundação da Associação Dos Maquinistas e Ferroviários de São Paulo (AMAFER), inaugurada em 20 de outubro de 1907.

Dia nacional da alimentação na escola, 21 de outubro

O Dia nacional da alimentação na escola, 21 de outubro, tem como objetivo chamar a atenção para a importância de uma alimentação saudável para o desenvolvimento cognitivo e prevenção da obesidade infantil.

Aliado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a data visa desenvolver hábitos de alimentação saudáveis em crianças e jovens.

Dia do paraquedista, 22 de outubro

O Dia do paraquedista, 22 de outubro, é uma homenagem aos praticantes do paraquedismo no Brasil. A data escolhida é o dia em que Andre-Jacques Garnerin saltou de um balão em Paris, em 22 de outubro de 1797, sendo considerado o primeiro paraquedista da história.

Dia do aviador, 23 de outubro

O Dia do aviador, 23 de outubro, recorda a data no ano 1906 que Santos Dumont voou pela primeira vez com seu 14 BIS, em Paris.

Como forma de marcar e celebrar essa data, no Brasil, o dia foi declarado o Dia do Aviador.

Dia das Nações Unidas, 24 de outubro

O Dia das Nações Unidas, 24 de outubro, recorda a publicação da Carta da Nações Unidas pela ONU, em 24 de outubro de 1945.

A data visa chamar a atenção para o trabalho realizado pela entidade e a importância de integração entre os povos.

Dia da democracia, 25 outubro

O Dia da democracia, 25 outubro, celebra a democracia e a possibilidade que temos de, por exemplo, expressar nossa opinião numa manifestação de rua. Em países de governos autoritários, as pessoas podem ser torturadas por participar em atos como esse.

Dia do trabalhador da construção civil, 26 de outubro

O Dia do Trabalhador da Construção Civil, 26 de outubro, é uma homenagem aos muitos profissionais que trabalham no ramo da construção, tais como pintor, eletricista, carpinteiro, pedreiro.

Dia nacional de mobilização pró-saúde da população negra, 27 de outubro

O Dia nacional de mobilização pró-saúde da população negra, 27 de outubro, tem como objetivo promover diversas atividades integrando organizações do movimento negro e setores do poder público.

Essas atividades são voltadas para questões relacionadas com o racismo e a desigualdade étnico-racial que afetam diretamente a saúde da população negra do país.

Dia do servidor público, 28 de outubro

O Dia do servidor público, 28 de outubro, é comemorado na data da promulgação do Decreto-Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, que criou as leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos.

O dia é tratado como ponto facultativo em muitos setores do funcionalismo público por todo o país.

Dia nacional do livro, 29 de outubro

O Dia nacional do livro, 29 de outubro, comemora a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810, por D. João VI.

A data é utilizada como mais uma oportunidade de estimular a leitura no país.

Dia do comerciário, 30 de outubro

O Dia do comerciário, 30 de outubro, foi escolhida para celebrar o Decreto-Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, publicado no dia seguinte, 30 de outubro, que institui o limite de oito horas de jornada diária para os trabalhadores do comércio e o repouso remunerado aos domingos.

No Rio de Janeiro, o dia do comerciário é uma data móvel, que ocorre na terceira segunda-feira do mês de outubro.

Dia da Reforma Protestante, 31 de outubro

O Dia da Reforma Protestante, 31 de outubro, recorda a data do ano de 1517 em que Martinho Lutero publicou suas 95 Teses, as quais previam uma reforma da Igreja Católica. As teses de Lutero não foram acolhidas e ele acabou excomungado em 1920, fundando uma nova corrente cristã.

Nasceu o chamado Protestantismo e a Igreja Luterana.

Hoje em dia, algumas correntes religiosas, influenciadas pela reforma protestante, comemoram a data no último domingo de outubro.

Dia nacional da poesia, 31 de outubro

O Dia Nacional da Poesia, 31 de outubro, presta homenagem aos poetas. A escolhida remete ao dia do nascimento de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), um dos maiores poetas brasileiros.

Comemorações de cada um dos dias de outubro

1 de outubro: Dia internacional da música, Dia internacional das pessoas idosas, Dia nacional do idoso, Dia do vendedor, Dia do vereador, Dia de Santa Teresinha, Dia do representante comercial, Dia mundial do vegetarianismo, Dia mundial da urticária

2 de outubro: Dia internacional da não-violência, Dia do anjo da guarda

3 de outubro: Dia mundial do dentista, Dia das abelhas, Dia do profissional de organização

4 de outubro: Dia dos animais, Dia do cachorro, Dia da natureza, Dia de São Francisco de Assis, Dia do agente comunitário de saúde, Dia do barman, Dia do médico do trabalho

5 de outubro: Dia nacional da micro e pequena empresa, Dia mundial dos professores, Dia da promulgação da Constituição de 1988, Dia das aves

6 de outubro: Dia do tecnólogo

7 de outubro: Dia do compositor brasileiro, Dia mundial do trabalho decente

8 de outubro: Dia do nordestino

9 de outubro: Dia do atletismo, Dia mundial dos correios

10 de outubro: Dia mundial da saúde mental, Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, Dia dos veteranos da Marinha

11 de outubro: Dia internacional da menina, Dia nacional de prevenção da obesidade, Dia do deficiente físico, Dia do teatro municipal

12 de outubro: Dia das crianças, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Dia do engenheiro agrônomo, Dia do corretor de seguros, Dia nacional da leitura, Dia do Descobrimento da América, Dia do rio Tietê, Dia do cirurgião pediátrico

13 de outubro: Dia nacional do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, Dia internacional para a redução de desastre

14 de outubro: Dia nacional do meteorologista, Dia nacional da pecuária, Dia mundial da normalização

15 de outubro: Dia do professor, Dia do educador ambiental, Dia mundial da lavagem das mãos, Dia internacional das mulheres rurais

16 de outubro: Dia mundial da alimentação, Dia do chefe, Dia do anestesiologista, Dia da ciência e tecnologia, Dia mundial do pão, Dia do engenheiro de alimentos

17 de outubro: Dia internacional da erradicação da pobreza, Dia nacional da vacinação, Dia da música popular brasileira, Dia da agricultura, Dia do eletricista, Dia da indústria aeronáutica brasileira, Dia do profissional da propaganda

18 de outubro: Dia do médico, Dia do pintor, Dia do estivador

19 de outubro: Dia do guarda noturno, Dia nacional da inovação, Dia do profissional de tecnologia da informação

20 de outubro: Dia do maquinista, Dia do arquivista, Dia mundial do controlador de tráfego aéreo, Dia mundial da estatística, Dia mundial da osteoporose, Dia do poeta

21 de outubro: Dia nacional da alimentação na escola, Dia do ecumenismo, Dia do podcast, Dia nacional do economista doméstico

22 de outubro: Dia do paraquedista, Dia do enólogo, Dia internacional de atenção à gagueira, Dia do protesto mundial contra o uso do eletrochoque

23 de outubro: Dia do aviador, Dia da Força Aérea Brasileira, Dia do aposentado do Banco Central

24 de outubro: Dia das Nações Unidas, Dia internacional da informação sobre o desenvolvimento, Dia mundial de combate à poliomelite

25 de outubro: Dia do cirurgião dentista, Dia do sapateiro, Dia nacional da saúde bucal, Dia do engenheiro civil, Dia nacional de combate ao preconceito contra as pessoas com nanismo, Dia nacional do macarrão, Dia da democracia

26 de outubro: Dia do trabalhador da construção civil

27 de outubro: Dia nacional de mobilização pró-saúde da população negra, Dia nacional de luta pelos direitos das pessoas com doenças falciformes, Dia mundial do patrimônio audiovisual, Dia do engenheiro agrícola

28 de outubro: Dia do servidor público, Dia de São Judas Tadeu, Dia do flamenguista, Dia da engenharia da aeronáutica, Dia internacional da animação, Dia mundial do judô

29 de outubro: Dia nacional do livro, Dia mundial da psoríase, Dia mundial do AVC, Dia nacional da prevenção da lavagem de dinheiro

30 de outubro: Dia do comerciário, Dia do ginecologista, Dia do fisiculturista, Dia do balconista, Dia da decoração, Dia da merendeira escolar, Dia nacional de luta contra o reumatismo

31 de outubro: Dia do saci, Dia das bruxas (Halloween), Dia da Reforma Protestante, Dia nacional da poesia, Dia mundial da poupança, Dia da dona de casa, Dia mundial das cidades

Datas móveis:

  • Dia mundial do habitat (primeira segunda-feira de outubro)
  • Dia mundial do sorriso (primeira sexta-feira de outubro)
  • Dia do securitário (terceira segunda-feira de outubro)
  • Dia nacional de combate à sífilis e à sífilis congênita (terceiro sábado de outubro)

Você também pode se interessar por:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.