Datas comemorativas de dezembro

Márcia Fernandes

No mês de dezembro, nenhuma comemoração tem maior destaque do que o Natal, que celebra o nascimento de Jesus Cristo e, além disso, é o único feriado do mês.

Confira quais são as datas mais comemoradas em dezembro:

  • 1 de dezembro: Dia internacional da luta contra a Aids
  • 8 de dezembro: Dia da família
  • 10 de dezembro: Dia da declaração universal dos direitos humanos
  • 21 ou 22 de dezembro: Início do verão
  • 25 de dezembro: Natal (Feriado nacional)
  • 31 de dezembro: Véspera de Ano-novo

Dia internacional da luta contra a Aids, 1 de dezembro

O mês de dezembro começa com um momento de reflexão sobre a Aids, não só instruindo as pessoas sobre a transmissão e prevenção da doença, mas conscientizando-as para o combate ao preconceito sofrido pelos portadores do HIV.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dia da família, 8 de dezembro

O Dia da família comemora e presta homenagem à instituição familiar, que pressupõe a relação entre pessoas com ou sem laços sanguíneos, mas baseada em muito amor.

Instituída na década de 60, a data promove a valorização da família, como um elemento fundamental na vida das pessoas.

Dia da declaração universal dos direitos humanos, 10 de dezembro

O Dia da declaração universal dos direitos humanos celebra a data histórica em que, durante a Assembleia Geral da ONU, foi apresentado o documento que descreve os direitos humanos básicos. Isso aconteceu em 1948.

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.” (Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos)

A elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) contou com a participação de representantes de todo o mundo e se tornou o documento mais traduzido mundialmente.

Início do verão, 21 ou 22 de dezembro

O Verão tem início entre 21 ou 22 de dezembro e termina em 20 ou 21 de março. O aumento da temperatura, em sintonia com as férias escolares, propiciam momentos de descontração ao ar livre.

No regresso às aulas, ainda poderá ser possível recordar o solstício de verão - o evento que marca o início do verão - e assim aproveitar para introduzir nos estudantes alguns conceitos astronômicos básicos.

Natal, 25 de dezembro (Feriado nacional)

Para muitos, o Natal é a comemoração mais esperada do ano. Apesar de ser uma celebração cristã, a sua disseminação ultrapassou o âmbito religioso.

Na sua origem, está a tentativa da igreja converter pessoas para a religião. Isso porque a data escolhida para celebrar o nascimento de Jesus - a data exata em que Jesus nasceu é desconhecida - coincide com a celebração pagã do Festival do Sol Invicto.

A festa traz muitas tradições, como a montagem da árvore e a ceia, todas com uma origem curiosa. O Papai Noel, por exemplo, surgiu a partir de um bispo turco, São Nicolau, que deixava moedas nas casas das pessoas carenciadas.

Véspera do Ano-novo, 31 de dezembro

A Véspera do Ano-novo, conhecido como Réveillon - do francês réveiller, que significa “despertar”, faz parte das festas de fim de ano. É uma das datas mais comemoradas em todo o mundo.

Em muitos países, à meia-noite desse dia, acontece um espetáculo de fogos de artifício, para festejar a entrada de um novo ano com alegria e esperança.

Na mesma data, realiza-se todos os anos a Corrida Internacional de São Silvestre, uma prova de 15 km que acontece em São Paulo desde 1925 e foi promovida pelo jornalista Cásper Líbero.

Outras datas comemoradas em dezembro

Dia do numismata, 1 de dezembro

O Dia do numismata, 1 de dezembro, presta homenagem ao profissional que se dedica ao estudo das moedas, cujo trabalho promove o conhecimento de contextos históricos.

A numismática exige bastante conhecimento, pois através das moedas é possível obter dados da sua origem, como o povo que a cunhou e sua forma de comercialização.

Dia nacional das relações públicas, 2 de dezembro

O Dia internacional para a abolição da escravatura, 2 de dezembro, promove um dia de reflexão sobre a escravidão e situações que se assemelham a ela, como por exemplo, a realização de casamentos forçados.

A humanidade deve estar consciente de que a escravidão existe em moldes diferentes dos que historicamente conhecemos, sendo a conscientização o primeiro passo no combate a sua prática.

Dia internacional da pessoa com deficiência, 3 de dezembro

O Dia internacional da pessoa com deficiência, 3 de dezembro, é um dia dedicado aos deficientes físicos e mentais. Seu intuito é levar a humanidade a refletir sobre a importância de inserir todas as pessoas na sociedade, de forma a garantir boas condições de vida a todos.

A data foi criada em 1992 na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Dia do orientador educacional, 4 de dezembro

O Dia do orientador educacional, 4 de dezembro, é uma homenagem ao profissional que assume um papel muito importante na aprendizagem.

O orientador educacional ajuda a comunidade escolar a entender o comportamento dos estudantes, propicia o diálogo e, assim, colabora no desenvolvimento pessoal dos alunos. Além disso, esse profissional aconselha os jovens na escolha do seu futuro profissional.

Dia mundial do solo, 5 de dezembro

O Dia mundial do solo, 5 de dezembro, tem como objetivo alertar as pessoas para a necessidade de conservação do solo, uma vez que ele é essencial para a vida humana, animal e também para a agricultura.

Por isso, a data oferece uma oportunidade para conscientizar a humanidade sobre os cuidados que devem ser tomados ao longo de todo o ano evitando, assim, a degradação do solo.

Dia nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres, 6 de dezembro

O Dia nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres, 6 de dezembro, recorda a data em que um homem assassinou 14 mulheres numa sala de aula após pedir que todos os homens presentes saíssem.

A tragédia aconteceu em 1989 no Canadá, e o assassino de 25 anos suicidou-se e deixou uma carta dizendo que justificava o seu ato por não aceitar que mulheres frequentassem um curso para homens, se referindo à Engenharia.

Dia nacional da assistência social, 7 de dezembro

O Dia nacional da assistência social, 7 de dezembro, recorda a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social.

A data visa destacar a importância da proteção social dos indivíduos na construção da democracia, cuja componente social articula-se com as áreas da educação e da saúde.

Dia da justiça, 8 de dezembro

O Dia da justiça, 8 de dezembro, traz a oportunidade de recordar e valorizar os profissionais que trabalham em prol da justiça.

A data, no entanto, principalmente propicia um momento para refletir sobre a importância do poder judiciário, que é um dos três poderes políticos e a base da nossa democracia.

Dia da criança especial, 9 de dezembro

Pelos direitos, e contra o preconceito, O Dia da criança especial, 9 de dezembro, visa alertar as pessoas para os efeitos da inclusão dessas crianças na sociedade, principalmente na escola.

A data promove a oportunidade de informar a população sobre as deficiências existentes, quais os seus sinais e o que as crianças especiais conseguem ou não fazer conforme a deficiência que apresentam.

Dia universal do palhaço, 10 de dezembro

O Dia universal do palhaço, 10 de dezembro, homenageia todos os palhaços, artistas que têm o dom de nos fazer rir.

O palhaço brasileiro Piolin, cujo nome real é Abelardo Pinto, ficou conhecido mundialmente, chegando a ser considerado o melhor palhaço do mundo. Em sua homenagem, no dia do seu nascimento, o Brasil comemora o Dia do circo em 27 de março.

Dia do tango, 11 de dezembro

O Dia do tango, 11 de dezembro, é uma data que promove a cultura, uma vez que abre espaço para a divulgação desse gênero de dança e música. Desde 2009 o tango é Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

A escolha da data coincide com o nascimento de Carlos Gardel, cantor mais famoso de tango, e Julio de Caro, compositor e músico que se de destacou no mesmo gênero musical.

Dia do plano nacional de educação, 12 de dezembro

O Dia do plano nacional de educação, 12 de dezembro, oferece para as pessoas a oportunidade de conhecer o que é o Plano Nacional de Educação (PNE) e qual a sua função.

Aprovado em 2014, o PNE consiste em um plano que estabelece diretrizes, estratégias e 20 metas para a educação por um período de 10 anos (2014-2024). Seu objetivo é melhorar a qualidade da educação no Brasil.

Dia nacional do cego, 13 de dezembro

O Dia nacional do cego, 13 de dezembro, é dedicado a todos os cegos que, enfrentando a sua limitação, realizam suas atividades com normalidade.

A data traz a oportunidade para as pessoas refletirem sobre a deficiência visual, bem como para combater o preconceito contra os cegos.

Dia nacional do ministério público, 14 de dezembro

O Dia nacional do ministério público, 14 de dezembro, recorda a data em que foi sancionada a Lei complementar nº 40, a qual estabelece as normas gerais na organização do Ministério Público estadual.

Ministério Público é um órgão antônomo que tem a função de fiscalizar o poder. Assim, ele não está vinculado aos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Dia nacional da economia solidária, 15 de dezembro

O Dia nacional da economia solidária, 15 de dezembro, tem como intuito dar a conhecer às pessoas o significado da economia solidária.

Economia solidária consiste na gestão dos recursos de forma a gerar benefícios para toda a sociedade e não apenas para uma parte dela e, assim, reduzir as desigualdades. Esses benefícios decorrem principalmente de um ambiente de trabalho agradável e dos cuidados com o ambiente.

A escolha da data é uma homenagem a Chico Mendes (1944-1988), no dia do seu aniversário. Chico Mendes foi um seringueiro que ficou conhecido internacionalmente graças a sua luta em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos.

Dia do reservista, 16 de dezembro

O Dia do reservista, 16 de dezembro, tem como intuito reavivar nos brasileiros o patriotismo.

A data homenageia Olavo Bilac no dia do seu nascimento. Isso porque esse poeta brasileiro foi um grande defensor da obrigatoriedade do serviço militar.

Dia do pastor presbiteriano, 17 de dezembro

O Dia do pastor presbiteriano, 17 de dezembro, comemora a existência dos pastores da igreja presbiteriana. A data recorda a ordenação do primeiro pastor no Brasil, em 1865.

O primeiro pastor chamava-se José Manuel da Conceição e havia sido padre católico, mas após ter sido excomungado da igreja católica, tornou-se protestante.

Dia do museólogo, 18 de dezembro

O Dia do museólogo, 18 de dezembro, tem como objetivo divulgar a importância desse profissional, que desempenha um papel fundamental na preservação do patrimônio cultural.

A data permite que as pessoas entendam as funções dos museólogos e, ao mesmo tempo, dá espaço para prestigiar o trabalho desenvolvido por eles.

Aniversário da emancipação política do Paraná, 19 de dezembro

O Aniversário da emancipação política do Paraná, 19 de dezembro, recorda a data histórica em que o Paraná se transformou numa província ao se desvincular da província de São Paulo. Esse acontecimento data de 19 de dezembro de 1953.

A Lei imperial nº 704, que desmembrou O Paraná de São Paulo, foi assinada por Dom Pedro II.

Dia internacional da solidariedade humana, 20 de dezembro

O Dia internacional da solidariedade humana, 20 de dezembro, visa despertar na humanidade a importância da solidariedade na construção de um mundo digno para todos.

No acordo firmado pelos Estados-Membros das Nações Unidas, em 2000, a solidariedade foi considerada um valor fundamental, permeando a relação entre todos os países.

Dia do atleta, 21 de dezembro

O Dia do atleta, 21 de dezembro, tem como intuito homenagear os atletas. Além da imagem positiva que eles transmitem com a prática esportiva, os atletas prestam um serviço importante ao país, na medida em que divulgam o seu nome em todo o mundo.

A data foi instituída através do Decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961.

Dia do vizinho, 23 de dezembro

O Dia do vizinho, 23 de dezembro, propicia um momento para lembrar do vizinho que, muitas vezes, apesar de viver perto de nós quase não o vemos.

A data celebra a relação de amizade entre os vizinhos, algo que tem se perdido ao longo do tempo. Especialmente nas grandes cidades as pessoas não se dão oportunidade de conhecer os vizinhos por insegurança.

Dia do órfão, 24 de dezembro

O Dia do órfão, 24 de dezembro, clama pela solidariedade humana, conforme consta na redação do decreto que instituiu a data, o que aconteceu em 1961.

Assim, no dia em que se comemora a véspera de Natal, é importante lembrar daqueles que não têm um dos pais ou ambos, o que pode tornar as comemorações muitos tristes, especialmente para as crianças. O objetivo da data é fazer algo pelos órfãos para que eles sejam contagiados pela alegria das festas de fim de ano.

Dia da lembrança, 26 de dezembro

O Dia da lembrança, 26 de dezembro, tem como objetivo propiciar um momento para recordar coisas e pessoas.

A nossa rotina nem sempre nos permite ter momentos de reflexão, por isso, a data pode promover esse momento e fazer com que as pessoas tenham a sensação boa que muitas lembranças nos transmitem.

Aniversário da fundação do Fundo Monetário Internacional (FMI), 27 de dezembro

A fundação do Fundo Monetário Internacional (FMI) é comemorada em 27 de dezembro. Foi em 1945 que, formalmente, 29 países-membros se uniram a fim de recuperar a economia dos efeitos da Segunda Guerra Mundial.

A data comemorativa propicia um momento para abordagem do que é o FMI, o motivo pelo qual foi criado e qual a sua função atualmente.

Dia do salva-vidas, 28 de dezembro

O Dia do salva-vidas, 28 de dezembro, é uma homenagem aos profissionais que têm como missão proteger a vida das pessoas que correm risco de afogamento.

É uma oportunidade para esclarecer o que o salva-vidas faz e como se tornar um.

Comemorações de cada um dos dias de dezembro

1 de dezembro: Dia internacional da lua contra a Aids e Dia do numismata

2 de dezembro: Dia nacional das relações públicas, Dia nacional do samba, Dia da astronomia, Dia pan-americano da saúde e Dia internacional para a abolição da escravatura

3 de dezembro: Dia internacional da pessoa com deficiência, Dia do delegado de polícia e Dia nacional de combate à pirataria e à biopirataria

4 de dezembro: Dia mundial da propaganda, Dia do pedicuro, Dia do orientador educacional, Dia do perito criminal oficial e Dia do trabalhador nas minas de carvão

5 de dezembro: Dia mundial do solo, Dia internacional do voluntário, Dia nacional da pastoral da criança e Dia do médico de família e comunidade

6 de dezembro: Dia nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres e Dia nacional do extensionista rural

7 de dezembro: Dia internacional da aviação civil, Dia nacional da assistência social e Dia nacional da silvicultura

8 de dezembro: Dia da família, Dia da Imaculada Conceição, Dia da justiça e Dia do colunista social

9 de dezembro: Dia do fonoaudiólogo, Dia do alcoólico recuperado, Dia internacional contra a corrupção, Dia da criança especial e Dia internacional de homenagem e dignidade das vítimas do crime de genocídio

10 de dezembro: Dia da declaração universal dos direitos humanos, Dia universal do palhaço e Dia da inclusão social

11 de dezembro: Dia do engenheiro, Dia internacional das montanhas, Dia nacional da câmara júnior, Dia nacional das APAEs e Dia do tango

12 de dezembro: Dia do plano nacional de educação

13 de dezembro: Dia nacional do cego, Dia do marinheiro, Dia do ótico, Dia do engenheiro avaliador e perito de engenharia, Dia do pedreiro, Dia nacional do forró e Dia do lapidador

14 de dezembro: Dia nacional do ministério público, Dia nacional de combate à pobreza e Dia do engenheiro de pesca

15 de dezembro: Dia do arquiteto, Dia nacional da economia solidária e Dia do jardineiro

16 de dezembro: Dia do reservista e Dia do teatro amador

17 de dezembro: Dia do pastor presbiteriano

18 de dezembro: Dia do museólogo e Dia internacional dos migrantes

19 de dezembro: Aniversário da emancipação política do Paraná

20 de dezembro: Dia do mecânico e Dia internacional da solidariedade humana

21 de dezembro: Dia do atleta

23 de dezembro: Dia do vizinho

24 de dezembro: Dia do órfão

25 de dezembro: Natal

26 de dezembro: Dia da lembrança

27 de dezembro: Aniversário da fundação do Fundo Monetário Internacional (FMI)

28 de dezembro: Dia do cooperativismo de crédito, Dia do salva-vidas, Dia do petroquímico e Dia da marinha mercante

31 de dezembro: Réveillon

Data móvel: Dia da bíblia (segundo domingo de dezembro)

Você também pode se interessar por:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.