Datas comemorativas de fevereiro

Márcia Fernandes

O mês de fevereiro apresenta um calendário variado em comemorações.

Desde homenagens a profissionais, à conscientização acerca de doenças ou datas instituídas pela ONU - Organização das Nações Unidas, todas as datas comemorativas propiciam momentos de reflexão e aprendizado.

O calendário de fevereiro não inclui feriados. Lembrando que o Carnaval não é um feriado nacional, mas sim, um ponto facultativo.

Saiba quais as datas mais comemoradas em fevereiro:

  • 4 de fevereiro: Dia mundial do câncer
  • 14 de fevereiro: Dia de São Valentim
  • 16 de fevereiro (data móvel): Carnaval (Ponto facultativo)
  • 17 de fevereiro (data móvel): Quarta-feira de cinzas
  • 24 de fevereiro: Promulgação da Primeira Constituição Republicana

Dia mundial do câncer, 4 de fevereiro

O Dia mundial do câncer, 4 de fevereiro, visa conscientizar as pessoas acerca da necessidade de adquirir hábitos de vida saudáveis afim de prevenir o câncer, que é uma das doenças que mais mata no mundo.

Além disso, a data também traz a oportunidade de auxiliar as pessoas vítimas do câncer com o apoio necessário que lhes garanta alguma tranquilidade para enfrentar essa doença.

Dia de São Valentim, 14 de fevereiro

O Dia de São Valentim, 14 de fevereiro, recorda a data da morte de São Valentim, bispo que foi morto por ordem do imperador Cláudio II.

O imperador havia proibido que os soldados se casassem, mas desobedecendo as suas ordens, São Valentim celebrava casamentos secretamente. Por esse motivo, vários países do mundo comemoram a data como o dia dos namorados.

Carnaval, 16 de fevereiro (data móvel e ponto facultativo)

A terça-feira de Carnaval, em 2021, é comemorado no dia 16 de fevereiro. Trata-se de uma das maiores festas populares do Brasil e cuja origem remonta à Antiguidade, quando as mudanças de papéis sociais, por exemplo, evoluíram para a brincadeira de se fantasiar e assumir um personagem no Carnaval.

Leia: História e origem do Carnaval

Quarta-feira de cinzas, 17 de fevereiro (data móvel)

A quarta-feira de Cinzas, em 2021, é celebrada no dia 17 de fevereiro. Neste dia, muitas escolas e outros estabelecimentos começam a funcionar a partir das 12h.

Este dia dá início ao tempo religioso da Quaresma, que corresponde a 46 dias antes da Páscoa.

Promulgação da Primeira Constituição Republicana, 24 de fevereiro

O dia da Promulgação da Primeira Constituição Republicana, 24 de fevereiro, celebra a conquista do voto direto, da liberdade de culto, do ensino primário obrigatório.

Essa constituição da era republicana foi aprovada em 1891, substituindo a Primeira Constituição Monárquica do país.

Outras datas comemoradas em fevereiro

Dia do publicitário, 1 de fevereiro

O Dia do publicitário, 1 de fevereiro, comemora e valoriza o trabalho desse profissional cuja função exige criatividade. Dentre as suas funções, podemos citar a criação de campanhas com o objetivo de fortalecer uma marca, por exemplo.

A data recorda o Decreto n.º 57.690, de 1 de fevereiro de 1966, que dispõe sobre a profissão de publicitário.

Dia de Iemanjá, 2 de fevereiro

O Dia de Iemanjá, 2 de fevereiro, comemora o dia desse orixá feminino, que é a padroeira dos pescadores.

Muito popular no Brasil, nessa data, os devotos usam roupas brancas e deixam flores e outras oferendas à Iemanjá na praia. Trata-se de uma típica manifestação cultural afro-brasileira.

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, 2 de fevereiro

O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, 2 de fevereiro, é uma comemoração que se tornou popular entre os brasileiros graças à expansão marítima portuguesa e espanhola.

Nela, os devotos católicos homenageiam a santa - a quem confiam a proteção dos pescadores - com missas e procissões.

Dia do agente fiscal, 2 de fevereiro

O Dia do agente fiscal, 2 de fevereiro, presta homenagem aos profissionais responsáveis pela fiscalização do cumprimento do pagamento de impostos.

Consiste numa função muito importante, pois através do seu trabalho o agente fiscal pode detectar tentativas de fraudes e sonegações e, assim, zelar pelo bem comum.

Dia mundial das zonas úmidas, 2 de fevereiro

O Dia mundial das zonas úmidas, 2 de fevereiro, tem como objetivo alertar a humanidade para a necessidade de preservação das áreas úmidas, dada a sua importância para a biodiversidade.

A data foi instituída em 1997 pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar.

Dia da navegação no rio São Francisco, 3 de fevereiro

O Dia da navegação no rio São Francisco, 3 de fevereiro, comemora a data em que foi inaugurada a navegação a vapor no rio São Francisco, o que aconteceu no ano de 1871.

Conhecido como o "rio da unidade nacional", ou popularmente "Velho Chico", o rio São Francisco é um dos principais rios do Brasil.

Dia do amigo do facebook, 4 de fevereiro

O Dia do amigo do facebook, 4 de fevereiro, celebra a criação do Facebook, o que aconteceu em 2004.

Desde a sua criação, o Facebook promove a manutenção das relações de amizades através de uma rede, garantindo facilidades para comunicar com pessoas próximas ou distantes fisicamente.

Dia nacional da mamografia, 5 de fevereiro

O Dia nacional da mamografia, 5 de fevereiro, é uma data que objetiva conscientizar as mulheres acerca da importância da realização da mamografia.

A mamografia é um exame capaz de revelar a existência de sinais do câncer de mama e, assim, pode reduzir a mortalidade decorrente dessa doença.

Dia do datiloscopista, 5 de fevereiro

O Dia do datiloscopista, 5 de fevereiro, homenageia os profissionais que desempenham um papel muito importante em investigações, na medida em que trabalha na identificação das pessoas.

Dia do dermatologista, 5 de fevereiro

O Dia do dermatologista, 5 de fevereiro, presta homenagem ao médico responsável pelo tratamento das doenças de pele e pelos cuidados estéticos, visando o bem-estar das pessoas.

A data recorda a criação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 1912.

Dia do agente de defesa ambiental, 6 de fevereiro

O Dia do agente de defesa ambiental, 6 de fevereiro, é uma homenagem ao profissional responsável por promover mecanismos de defesa para o meio ambiente.

O seu trabalho inclui orientar a população para a importância de zelar pelo ambiente - não poluindo, separando lixo, poupando água e eletricidade - com o intuito de garantir boas condições de vida a todos.

Dia internacional da tolerância zero à mutilação genital feminina, 6 de fevereiro

O Dia internacional da tolerância zero à mutilação genital feminina, 6 de fevereiro, tem o compromisso de erradicar essa prática que está presente principalmente em países africanos e no Oriente Médio.

A mutilação genital feminina consiste na lesão da genitália. Ela viola os direitos humanos e é praticada há centenas de anos, por alegados motivos religiosos e outros.

Além dos problemas psicológicos, as vítimas desse procedimento têm dores, dificuldades para urinar e perdem o prazer sexual.

Dia do gráfico, 7 de fevereiro

O Dia do gráfico, 7 de fevereiro, homenageia os profissionais que trabalham nas gráficas, realizando a impressão de jornais, revistas, livros e outros materiais.

A data recorda o fim da greve dos trabalhadores desse setor que, em 1923, se mobilizaram com o intuito de reivindicar melhores salários e melhores condições de trabalho.

Dia do magistério militar, 8 de fevereiro

O Dia do magistério militar, 8 de fevereiro, presta homenagem a todos aqueles que trabalham na difusão dos valores e amor à Pátria no exército brasileiro.

A escolha do dia 8 de fevereiro remonta ao nascimento do Marechal Trompowsky, Patrono do Magistério do Exército, graças a sua dedicação e empenho como educador militar.

Dia do atleta profissional, 10 de fevereiro

O Dia do atleta profissional, 10 de fevereiro, é uma data dedicada à celebração dos esportistas remunerados.

Ao contrário do que muitos pensam, é um trabalho desafiador, em que apenas habilidade não é suficiente para o desempenho da função. É por isso que esses profissionais mantêm uma rotina de treinos bastante exigente.

Dia mundial das leguminosas, 10 de fevereiro

O Dia mundial das leguminosas, 10 de fevereiro, consta no calendário da ONU. A data visa conscientizar as pessoas sobre os benefícios de consumir leguminosas.

As leguminosas são grãos que não contém colesterol e são ricas em proteínas, ferro e potássio, além do que não têm glúten, por isso, seu consumo deve ser encorajado em todas as idades. Exemplos de leguminosas: feijão, soja, amendoim, ervilha.

Dia internacional das mulheres e meninas na ciência, 11 de fevereiro

O Dia internacional das mulheres e meninas na ciência, 11 de fevereiro, é uma data instituída pela ONU que visa incentivar a atuação do gênero feminino nas áreas científicas.

O objetivo da Assembleia Geral das Nações Unidas é promover o equilíbrio de gênero na ciência, uma vez que o número de homens envolvidos em trabalhos de pesquisa é bastante superior ao número de mulheres.

Dia do zelador, 11 de fevereiro

O Dia do zelador, 11 de fevereiro, é dedicado aos profissionais que têm a função de zelar por algo, garantindo que cada um esteja fazendo a sua parte para o bom funcionamento das coisas. Daí ele ser tão importante.

Num condomínio, por exemplo, o zelador deve estar atento ao trabalho do porteiro, dos funcionários da manutenção e da limpeza.

Dia mundial do enfermo, 11 de fevereiro

O Dia mundial do enfermo, 11 de fevereiro, tem origem religiosa, uma vez que surgiu por iniciativa do Papa João Paulo II, em 1992.

A data chama as pessoas a refletirem acerca das necessidades que possam ser atendidas a fim de melhorar o dia a dia das pessoas doentes - em casa ou nos hospitais.

Dia de Darwin, 12 de fevereiro

O Dia de Darwin, 12 de fevereiro, celebra o nascimento de Charles Darwin (12 de fevereiro de 1809).

Darwin foi um célebre naturalista que ficou conhecido por sua teoria da evolução das espécies. Dada a sua atuação na ciência, a data é comemorada mundialmente com o objetivo de promover a área científica.

Dia mundial do rádio, 13 de fevereiro

O Dia mundial do rádio, 13 de fevereiro, destaca a importância das transmissões de rádio não só pela sua função informativa, como de entretenimento.

A data comemora a primeira emissão de rádio da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), o que aconteceu no ano de 1946.

Dia internacional de luta contra o câncer infantil, 15 de fevereiro

O Dia internacional de luta contra o câncer infantil, 15 de fevereiro, visa conscientizar a humanidade acerca da importância do diagnóstico precoce do câncer. O objetivo é tentar aumentar as possibilidades de cura das crianças vítimas dessa doença.

A data também tem como objetivo refletir sobre os desafios enfrentados pelas crianças diagnosticas com câncer, buscando condições que minimizem a sua dor.

Dia do repórter, 16 de fevereiro

O Dia do repórter, 16 de fevereiro, celebra o profissional responsável por pesquisar e investigar conteúdos de interesse público com o objetivo de prestar informação.

A data comemorativa oferece a oportunidade de entender e valorizar o trabalho prestado pelo repórter, que muitas vezes coloca a sua própria vida em risco quando investiga temas problemáticos.

Dia mundial do gato, 17 de fevereiro

O Dia mundial do gato, 17 de fevereiro, tem como objetivo combater os maus tratos a esse felinos.

Ao mesmo tempo, a data é uma oportunidade para incentivar a adoção responsável, evitando que mais gatos nasçam e cresçam com falta de condições.

Dia nacional de combate ao alcoolismo, 18 de fevereiro

O Dia nacional de combate ao alcoolismo, 18 de fevereiro, tem como objetivo chamar a população a refletir sobre o alcoolismo, doença que atinge um grande número de brasileiros.

A data traz a oportunidade de promover campanhas que inibam o consumo desenfreado de álcool, bem como incentivem o tratamento das vítimas do alcoolismo.

Dia internacional da síndrome de Asperger, 18 de fevereiro

O Dia internacional da síndrome de Asperger, 18 de fevereiro, tem como objetivo prestar informação acerca dessa síndrome do espectro autista, de modo a apoiar as pessoas afetadas.

A data recorda o nascimento de Hans Asperger (18 de fevereiro de 1906), pediatra que fez as primeiras descobertas acerca da síndrome.

O Dia do esportista, 19 de fevereiro

O Dia do esportista, 19 de fevereiro, visa incentivar as pessoas a praticar esporte, tendo em conta os seus benefícios para uma vida saudável.

Além dos benefícios físicos e mentais, o esporte pode melhorar o trabalho em equipe, sendo aconselhado desde a infância.

Apesar de ter sido criada pela Lei n.º 8.672, de 6 de julho de 1993 - já revogada, a comemoração do dia do esportista continua sendo lembrada.

Dia mundial da justiça social, 20 de fevereiro

O Dia mundial da justiça social, 20 de fevereiro, tem como objetivo combater as desigualdades, promovendo oportunidades a todos, independentemente de gênero, raça, religião, deficiência.

Instituída pela ONU, a data clama pela reflexão para as situações de extrema pobreza, que atingem milhares de pessoas no mundo.

Dia nacional de combate às drogas e alcoolismo, 20 de fevereiro

O Dia nacional de combate às drogas e alcoolismo, 20 de fevereiro, traz a oportunidade de promover ações preventivas para o consumo de drogas lícitas ou ilícitas.

Além da prevenção, a data dedica um olhar às pessoas que consomem drogas, numa perspectiva de apoio a elas e aos seus familiares.

Dia internacional da língua materna, 21 de fevereiro

O Dia internacional da língua materna, 21 de fevereiro, celebra a diversidade linguística. No Brasil, existem mais de 100 línguas diferentes!

A data consta no calendário da ONU e tem como objetivo zelar pela preservação das línguas, cada vez mais ameaçadas.

Dia do Auxiliar de Serviços Gerais, 22 de fevereiro

O Dia do Auxiliar de Serviços Gerais, 22 de fevereiro, presta homenagem ao trabalho desempenhado por esses profissionais que se dedicam a manter ambientes de trabalho limpos e organizados.

Assim, os auxiliares de serviços gerais, que fazem de tudo um pouco, promovem locais mais agradáveis para todos trabalharem.

Dia nacional do movimento municipalista brasileiro, 23 de fevereiro

O Dia nacional do movimento municipalista brasileiro, 23 de fevereiro, é uma data que valoriza o esforço das pessoas empenhadas em melhorar as condições de vida dos municípios onde vivem.

A data foi instituída pela Lei n.º 12.639, de 15 de maio de 2012.

Dia nacional do Rotary, 23 de fevereiro

O Dia nacional do Rotary, 23 de fevereiro, celebra a existência dos Rotary Clubs espalhados pelo mundo, os quais têm como missão promover relações de compreensão e ajuda ao próximo.

A data foi instituída pela Lei n.º 6.843, de 3 de novembro de 1980.

Dia da conquista do voto feminino no Brasil, 24 de fevereiro

O Dia da conquista do voto feminino no Brasil, 24 de fevereiro, comemora o momento em que as mulheres passaram a poder votar, o que aconteceu no ano de 1932.

Apesar dessa conquista, ainda haviam restrições, uma vez que apenas mulheres casadas e viúvas podiam votar. As mulheres casadas, no entanto, tinham que ter autorização do marido, enquanto as viúvas, apenas tinham esse direito garantido se tivessem renda própria.

Dia da criação do Ministério das Comunicações, 25 de fevereiro

O Dia da criação do Ministério das Comunicações, 25 de fevereiro, comemora o início do ministério que tinha as seguintes funções: coordenar as emissões de rádio e televisão em canal aberto e monitorizar os Correios e as comunicações telefônicas.

As diretrizes para o funcionamento do Ministério das Comunicações foram dispostas no Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967.

Dia do agente fiscal da Receita Federal, 27 de fevereiro

O Dia do agente fiscal da Receita Federal, 27 de fevereiro, é uma homenagem aos agentes fiscais que trabalham exclusivamente para o governo federal. A sua função é fiscalizar e combater fraudes e evasão fiscal.

Recorde que no dia 2 de fevereiro comemora-se o Dia do agente fiscal.

Dia do livro didático, 27 de fevereiro

O Dia do livro didático, 27 de fevereiro, é uma data dedica à valorização dos livros utilizados no processo de ensino-aprendizagem.

Práticos e fiáveis, os livros didáticos são um dos principais elementos que dão suporte à prática pedagógica.

Dia mundial de combate a LER/DORT, 28 de fevereiro

O Dia mundial de combate a LER/DORT, 28 de fevereiro, é uma data de conscientização acerca dos riscos da doença e da consequente necessidade de adoção de cuidados preventivos.

A LER/DORT, que significa Lesões por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares, é causada pela realização de atividades repetitivas.

Dia mundial da doença rara, 29 de fevereiro (ou 28 de fevereiro, nos anos não bissextos)

O Dia mundial da doença rara, último dia do mês (28 ou 29 de fevereiro), chama as pessoas a refletirem acerca dos desafios enfrentados pelas vítimas de doenças raras, tais como as dificuldades para diagnosticar e encontrar tratamento adequado.

A data tem como objetivo conscientizar todas as pessoas, profissionais de saúde ou não, para que se unam esforços na tentativa de melhorar a qualidade de vida desses doentes.

Comemorações de cada um dos dias de fevereiro

1 de fevereiro: Dia do publicitário

2 de fevereiro: Dia de Iemanjá, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, Dia do agente fiscal e Dia mundial das zonas úmidas

3 de fevereiro: Dia da navegação no rio São Francisco

4 de fevereiro: Dia mundial do câncer e Dia do amigo do facebook

5 de fevereiro: Dia nacional da mamografia, Dia do datiloscopista e Dia do dermatologista

6 de fevereiro: Dia do agente de defesa ambiental e Dia internacional da tolerância zero à mutilação genital feminina

7 de fevereiro: Dia do gráfico

8 de fevereiro: Dia do magistério militar

10 de fevereiro: Dia do atleta profissional e Dia mundial das leguminosas

11 de fevereiro: Dia internacional das mulheres e meninas na ciência, Dia do zelador e Dia mundial do enfermo

12 de fevereiro: Dia de Darwin

13 de fevereiro: Dia mundial do rádio

14 de fevereiro: Dia de São Valentim

15 de fevereiro: Dia internacional de luta contra o câncer infantil

16 de fevereiro: Dia do repórter

17 de fevereiro: Dia mundial do gato

18 de fevereiro: Dia nacional de combate ao alcoolismo e Dia internacional da síndrome de Asperger

19 de fevereiro: Dia do esportista

20 de fevereiro: Dia mundial da justiça social e Dia nacional de combate às drogas e alcoolismo

21 de fevereiro: Dia internacional da língua materna

22 de fevereiro: Dia do Auxiliar de Serviços Gerais

23 de fevereiro: Dia nacional do movimento municipalista brasileiro e Dia nacional do Rotary

24 de fevereiro: Promulgação da Primeira Constituição Republicana e Dia da conquista do voto feminino no Brasil

25 de fevereiro: Dia da criação do Ministério das Comunicações

27 de fevereiro: Dia do agente fiscal da Receita Federal e Dia do livro didático

28 de fevereiro: Dia mundial de combate a LER/DORT

Datas móveis:

  • Carnaval (sempre numa terça-feira, ocorre 47 dias antes da Páscoa)
  • Quarta-feira de cinzas (dia seguinte ao Carnaval)
  • Dia mundial da doença rara (29 de fevereiro - ou 28 de fevereiro, nos anos não bissextos)
Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.