Datas comemorativas de janeiro

Márcia Fernandes

O primeiro mês do ano convida as pessoas a refletirem sobre um leque variado de temas - preconceito, saúde, cultura, paz.

Composto por datas históricas marcantes, janeiro começa com um feriado, inclusive, o único do mês. Trata-se do Dia da confraternização universal.

Saiba quais as datas mais comemoradas em janeiro:

  • 1 de janeiro: Dia da confraternização universal (Feriado nacional)
  • 6 de janeiro: Dia de reis
  • 9 de janeiro: Dia do Fico
  • 21 de janeiro: Dia nacional de combate à intolerância religiosa
  • 27 de janeiro: Dia internacional em memória das vítimas do holocausto

Dia da confraternização universal, 1 de janeiro (Feriado nacional)

Instituído como feriado pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1935, o Dia da confraternização universal visa incutir nas pessoas a necessidade de união entre os povos.

Assim, a data transmite a esperança de que esse sentimento de amizade acompanhe a todos do primeiro ao último dia do ano.

Dia de reis, 6 de janeiro

O dia de reis comemora a data em que, segundo a tradição cristã, após uma longa viagem, os reis magos Belchior, Gaspar e Baltazar teriam encontrado o local onde o Menino Jesus tinha nascido e ofereceram-lhe ouro, incenso e mirra.

Para muitos, a data marca o encerramento da época natalina, quando a árvore e restantes enfeites de Natal são guardados.

Dia do Fico, 9 de janeiro

O Dia do Fico recorda a data em que D. Pedro declarou que permaneceria no Brasil, proclamando a célebre frase "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.".

Com isso, D. Pedro contrariava a vontade da corte portuguesa, que exigia o seu regresso a Portugal, pois alegavam que D. Pedro estava impedindo a recolonização do Brasil.

O dia 9 de janeiro de 1822 é, assim, um importante marco do processo que levou à independência do Brasil.

Dia nacional de combate à intolerância religiosa, 21 de janeiro

O Dia nacional de combate à intolerância religiosa assinala a luta pelo respeito às diversas crenças, para que todos tenham liberdade para professar a sua fé.

A data também é uma homenagem à Mãe Gilda. Acusada de charlatanismo, sua casa foi atacada e, na sequência desses acontecimentos, Mãe Gilda - que tinha problemas cardíacos - morreu após ter sofrido um infarto.

Dia internacional em memória das vítimas do holocausto, 27 de janeiro

27 de janeiro comemora a data em que, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, foram libertados os prisioneiros de Auschwitz, o maior campo de extermínio nazista.

A data tem como objetivo refletir sobre as consequências da intolerância e motivar a valorização e respeito por todas as raças.

Outras datas comemoradas em janeiro

Ano-novo, 1 de janeiro

O Ano-novo, 1 de janeiro, é comemorado com muita festa, pois esta data assinala o início de um novo ano no calendário gregoriano, que é o calendário utilizado pela maior parte do mundo.

Nessa ocasião - também conhecida como Revéillon, que significa “despertar - as pessoas enchem-se de um sentimento de renovação, com esperança de que as coisas ruins poderão ficar no passado e que o ano que se inicia trará coisas boas.

Dia do sanitarista, 2 de janeiro

O dia do sanitarista, 2 de janeiro, é uma homenagem aos profissionais que desempenham um papel fundamental para a saúde pública.

Nesta data recordamos os sanitaristas mais conhecidos na história do Brasil: Oswaldo Cruz (1872-1917) e Carlos Chagas. O primeiro foi o responsável pela erradicação da peste, da febre amarela e da varíola. Chagas, por sua vez, descobriu a Doença de Chagas, o que aconteceu enquanto combatia a malária.

Dia do juiz de menores, 3 de janeiro

O dia do juiz de menores, 3 de janeiro, é comemorado no dia do falecimento de José Cândido de Albuquerque Mello Mattos (1864-1934). Mello Mattos foi o primeiro juiz de menores do Brasil e autor do primeiro código que contemplava a proteção à infância, o Código Mello Mattos.

Dia mundial do braille, 4 de janeiro

O dia mundial do braille, 4 de janeiro, celebra a existência desse importante sistema de escrita para a inclusão das pessoas cegas.

É comemorado nesse dia em virtude da data de nascimento do criador do Braille, o francês Louis Braille (1809-1852), que cego desde dos 3 anos de idade criou esse sistema quando tinha 20 anos.

Dia do hemofílico, 4 de janeiro

O Dia do hemofílico, 4 de janeiro, tem como objetivo conscientizar as pessoas acerca da hemofilia - o que é, causas, sintomas e tratamento.

A escolha da data remete ao falecimento do cartunista Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil. O famoso cartunista era irmão do sociólogo Herbert de Sousa, o Betinho, e num dos tratamentos da sua doença adquiriu o vírus da Aids, que em decorrência de complicações o levou à morte com apenas 43 anos.

Dia da gratidão, 6 de janeiro

O dia da gratidão, 6 de janeiro, tem como objetivo motivar as pessoas a pararem e refletirem acerca dos motivos que têm para agradecer.

Assim, a data propicia a oportunidade de agradecer alguém por algo que já tenha feito por nós, recordando o saudável hábito do agradecimento.

Dia do leitor, 7 de janeiro

O Dia do leitor, 7 de janeiro, visa incentivar a leitura, um hábito que deve ser incutido nas pessoas desde a infância. A leitura traz diversos benefícios, dentre os quais o aumento do vocabulário, ampliação de conhecimento cultural, aprimoramento do raciocínio.

Dia do fotógrafo, 8 de janeiro

O Dia do fotógrafo, 8 de janeiro, homenageia todos os profissionais que trabalham registrando momentos e paisagens, seja na área do jornalismo, da publicidade, das artes.

A escolha da data remonta à ocasião em que a primeira câmera fotográfica teria chegado ao Brasil, em 1840. Tratava-se de um daguerreótipo, cujo nome faz referência ao seu inventor, o fracês Louis Jacques Mandé Daguérre (1787-1851).

Dia do astronauta, 9 de janeiro

O Dia do astronauta, 9 de janeiro, presta homenagem a todos os astronautas, os quais são devidamente treinados para realizar viagens espaciais.

A data propicia um momento para recordar as primeiras pessoas a irem para o espaço, e até mesmo aprender mais sobre ele.

O primeiro homem no espaço foi o soviético Iuri Gagarin, em 12 de abril de 1961. Em 2006, o primeiro astronauta brasileiro foi Marcos Pontes, quando ele fez parte da Missão Centenário.

Dia do controle da poluição por agrotóxicos, 11 de janeiro

O Dia do controle da poluição por agrotóxicos, 11 de janeiro, visa conscientizar a população acerca dos riscos dos agrotóxicos para a saúde. Infelizmente, o Brasil é um dos países que faz mais uso desse tipo de produto no mundo.

Estudos mostram que a utilização de pesticidas pode provocar câncer, má formação congênita, entre outros. Assim, é preciso que as pessoas estejam cientes de que o seu uso indiscriminado afeta a todos - agricultores e consumidores.

Dia nacional do empresário contábil, 12 de janeiro

Instituído pela Lei Nº 12.387, de 3 de março de 2011, o Dia nacional do empresário contábil, 12 de janeiro, dedica uma data a esses profissionais, tendo o intuito de valorizar o trabalho prestado por eles às empresas.

A data propicia a oportunidade de conhecer as funções do empresário contábil.

Dia do enfermo, 14 de janeiro

Criada pelo Ministério da Saúde, o Dia do enfermo, 14 de janeiro, promove uma oportunidade de pensarmos nas pessoas doentes e o que podemos fazer para tornar as suas vidas melhores.

Quer como profissionais de saúde, quer como familiares ou amigos de alguém enfermo, essa é uma data para refletir sobre o nosso papel.

Dia do compositor, 15 de janeiro

O Dia mundial do compositor, 15 de janeiro, é uma homenagem aos compositores, propiciando saber um pouco mais sobre grandes compositores, tais como Mozart, Beethoven, Vivaldi, Bach.

A data recorda a fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), em 15 de janeiro de 1945. No Brasil, também é comemorado o Dia do compositor brasileiro em 7 de outubro.

Dia nacional do jogo limpo e de combate ao doping nos esportes, 15 de janeiro

O Dia nacional do jogo limpo e de combate ao doping nos esportes, 15 de janeiro, visa conscientizar as pessoas sobre a importância de inibir a prática do doping.

O doping deve ser combatido, não só porque oferece riscos para a saúde dos atletas, mas também como forma de valorizar as capacidades humanas, fruto de empenho e treinamento.

Dia do cortador de cana-de-açúcar, 16 de janeiro

O Dia do cortador de cana-de-açúcar, 16 de janeiro, reserva uma data para lembrar do trabalho pesado realizado pelos cortadores de cana.

A data tem como objetivo promover a reflexão sobre as condições de trabalho nesse setor, em que a escravidão sempre esteve presente.

Dia dos tribunais de contas do Brasil, 17 de janeiro

O Dia dos tribunais de contas do Brasil, 17 de janeiro, recorda a data da instalação do Tribunal de Contas da União, o que aconteceu em 17 de janeiro de 1893. A instalação do Tribunal, no entanto, já havia sido instituída em 1891.

Dia internacional do riso, 18 de janeiro

O Dia internacional do riso, 18 de janeiro, tem como objetivo recordar a importância do riso, já que rir é, comprovadamente, benéfico para a saúde.

O riso estimula o sistema imunológico, de modo que resulta em alívio de estresse, além do que fortalece o abdômen e melhora a respiração.

Dia mundial do terapeuta ocupacional, 19 de janeiro

O Dia mundial do terapeuta ocupacional, 19 de janeiro, é uma homenagem aos profissionais que tem a função de ajudar as pessoas a realizar suas atividades cotidianas, quando elas estão limitadas para desempenhá-las sozinhas.

A data traz a oportunidade de conhecer e valorizar o trabalho desenvolvido por esses terapeutas.

Dia nacional da parteira tradicional, 20 de janeiro

Instituído pela Lei Nº 13.100, de 27 de janeiro de 2015, o Dia nacional da parteira tradicional, 20 de janeiro, relembra o trabalho prestado pelas parteiras, ainda bastante presente no País, especialmente nas zonas rurais.

Dia mundial da religião, 21 de janeiro

Criado em 1949, num evento religioso da fé bahá’í, que é uma religião monoteísta fundada na Pérsia, o Dia mundial da religião, 21 de janeiro, tem como objetivo promover o diálogo entre as religiões.

No mesmo dia, e com um propósito semelhante, é comemorado o Dia nacional de combate à intolerância religiosa, o qual foi instituído pela Lei Nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007.

Dia da fundação de São Vicente, primeira vila do Brasil (1532), 22 de janeiro

A data histórica do Dia da fundação de São Vicente, 22 de janeiro, comemora o surgimento da primeira vila brasileira.

São Vicente foi fundada por Martim Afonso de Sousa em 1532, quando começou a ser estruturada politicamente nos moldes europeus.

Dia Internacional da medicina integrativa, 23 de janeiro

O Dia Internacional da medicina integrativa, 23 de janeiro, celebra o início da utilização dessa prática no Brasil, tendo como pioneiro o Hospital Israelita Albert Einstein.

A Medicina Integrativa cuida do paciente de uma forma integral, zelando pela manutenção da saúde e não apenas tratando de uma doença pontual.

Dia dos aposentados, 24 de janeiro

Instituído pela Lei Nº 6.926, de 30 de junho de 1981, o Dia dos aposentados, 24 de janeiro, propõe uma reflexão acerca dos aposentados tendo em vista um olhar atento para melhorar a sua qualidade de vida.

Dia do carteiro, 25 de janeiro

O Dia do carteiro, 25 de janeiro, presta homenagem à tradicional profissional de carteiro, a pessoa responsável por nos fazer chegar as nossas correspondências.

A comemoração recorda a data histórica da criação do cargo de Correio-mor no Brasil, o que aconteceu em 1663.

Dia nacional da bossa nova, 25 de janeiro

O Dia nacional da bossa nova, 25 de janeiro, é celebrado no aniversário de nascimento de Tom Jobim (1927-1994), um dos grandes nomes desse gênero musical brasileiro.

A comemoração traz a oportunidade de saber mais sobre esse movimento da música popular brasileira, seus músicos e músicas.

Dia da gula, 26 de janeiro

O Dia da gula, 26 de janeiro, tem por objetivo alertar as pessoas sobre a obesidade, já que o número de obesos cresce a cada ano e a obesidade comporta grandes riscos para a saúde. O Brasil conta com cerca de 18 milhões de pessoas obesas.

Dia do orador, 27 de janeiro

O Dia do orador, 27 de janeiro, faz uma homenagem a um profissional detentor de tantas capacidades para o bom desempenho da sua atividade. Empatia, autoconfiança, humor são apenas algumas das capacidades que ele desenvolve.

Dia nacional de combate ao trabalho escravo, 28 de janeiro

O Dia nacional de combate ao trabalho escravo, 28 de janeiro, visa conscientizar as pessoas sobre a existência da escravidão no trabalho.

A data foi instituída com o intuito de homenagear quatro servidores do Ministério do Trabalho, assassinados em 2004 quando investigavam denúncias de trabalho escravo em Unaí, município de Minas Gerais.

Dia nacional da visibilidade trans, 29 de janeiro

O Dia nacional da visibilidade trans, 29 de janeiro, visa combater o preconceito sofrido pelas pessoas trans, as quais muitas vezes são vítimas de violência.

A data propõe orientar as pessoas acerca da transexualidade, para que, aos poucos, a marginalização deixe de existir.

Dia nacional das histórias em quadrinhos, 30 de janeiro

Comemorado desde 1984, o Dia nacional das histórias em quadrinhos, 30 de janeiro, recorda a data do lançamento da primeira história em quadrinhos no Brasil.

No dia 30 de janeiro de 1869 As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte foi publicada na revista Vida Fluminense. Com autoria de Angelo Agostini, a história relata a ida de um caipira para o Rio de Janeiro.

A data traz uma excelente oportunidade para incutir o hábito da leitura nas crianças.

Dia mundial da não-violência e cultura de paz, 30 de janeiro

O Dia mundial da não-violência e cultura de paz, 30 de janeiro, recorda a data do assassinato de Gandhi (1869-1948), conhecido como “Mahatma”, que significa “A grande alma”.

Fundado da Índia independente, Gandhi foi um grande líder pacifista, que tinha como princípio a não violência.

Assim, esta data comemorativa tem como objetivo incutir na humanidade o respeito pelas pessoas, entre outros sentimentos que propiciem um ambiente de paz.

Dia nacional das reservas particulares do patrimônio natural, 31 de janeiro

O Dia nacional das reservas particulares do patrimônio natural, 31 de janeiro, é uma comemoração que tem por objetivo conscientizar as pessoas acerca da necessidade de preservação da biodiversidade local.

A escolha da data decorre do primeiro decreto em que foi feita menção às reservas particulares de patrimônio natural, Decreto Nº 98.914, de 31 de janeiro de 1990.

Comemorações de cada um dos dias de janeiro

1 de janeiro: Ano-novo, Dia da confraternização universal e Dia Mundial da Paz

2 de janeiro: Dia do sanitarista

3 de janeiro: Dia do juiz de menores

4 de janeiro: Dia nacional da abreugrafia, Dia mundial do braille e Dia do hemofílico

6 de janeiro: Dia de reis e Dia da gratidão

7 de janeiro: Dia do leitor e Dia da liberdade de cultos

8 de janeiro: Dia do fotógrafo

9 de janeiro: Dia do astronauta e Dia do Fico

11 de janeiro: Dia do controle da poluição por agrotóxicos

12 de janeiro: Dia nacional do empresário contábil

14 de janeiro: Dia do enfermo e Dia do treinador de futebol

15 de janeiro: Dia mundial do compositor, Dia do adulto e Dia nacional do jogo limpo e de combate ao doping nos esportes

16 de janeiro: Dia do cortador de cana-de-açúcar

17 de janeiro: Dia dos tribunais de contas do Brasil

18 de janeiro: Dia da universidade, Dia do esteticista, Dia da manicure, Dia internacional do riso e Dia nacional do krav maga

19 de janeiro: Dia mundial do terapeuta ocupacional, Dia do cabeleireiro e Dia do passista

20 de janeiro: Dia do farmacêutico, Dia nacional do fusca e Dia nacional da parteira tradicional

21 de janeiro: Dia mundial da religião e Dia nacional de combate à intolerância religiosa

22 de janeiro: Dia da Fundação de São Vicente, primeira vila do Brasil (1532)

23 de janeiro: Dia Internacional da medicina integrativa

24 de janeiro: Dia dos aposentados e Dia da previdência social

25 de janeiro: Dia do carteiro, Dia dos correios e telégrafos e Dia nacional da bossa nova

26 de janeiro: Dia da gula

27 de janeiro: Dia internacional em memória das vítimas do holocausto e Dia do orador

28 de janeiro: Dia do portuário, Dia nacional do auditor-fiscal do trabalho, Dia nacional de combate ao trabalho escravo e Dia do comércio exterior

29 de janeiro: Dia nacional da visibilidade trans

30 de janeiro: Dia da saudade, Dia nacional das histórias em quadrinhos, Dia do padrinho e Dia mundial da não-violência e cultura de paz

31 de janeiro: Dia do mágico, Dia nacional das reservas particulares do patrimônio natural e Dia do engenheiro ambiental

Data móvel: Dia nacional de combate e prevenção da hanseníase (último domingo de janeiro)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.