Datas comemorativas de março

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora licenciada em Letras

O calendário de março contempla uma série de datas comemorativas fixas e, por vezes, algumas datas móveis. Em alguns anos, foram comemoradas em março datas como o Carnaval e a Páscoa, que geralmente são celebradas respectivamente em fevereiro e abril.

Confira quais são as datas mais comemoradas de março, mês no qual ocorrem o Dia da mulher e o Equinócio de outono.

  • 8 de março - Dia internacional da mulher
  • 15 de março - Dia da escola
  • 20 de março (data móvel) - Dia do equinócio de outono
  • 25 de março - Dia da constituição
  • 28 de março (data móvel) - Domingo de ramos

Dia internacional da mulher - 8 de março

Diferentemente do que acontece com algumas datas comemorativas, o Dia da Mulher não foi uma data criada pelo comércio, mas sim uma data com raízes históricas, repleta de valores sociais.

No dia 8 de março de 1917, cerca de 90.000 mulheres operárias fizeram uma manifestação na Rússia contra as más condições de trabalho às quais as mulheres eram submetidas, e também contra a fome, o Czar Nicolau II, e o envolvimento da Rússia na guerra.

Desde então, esse dia passou a representar um movimento de conscientização sobre a conquista de direitos por parte das mulheres, e a levantar discussões sobre a igualdade de gênero.

O dia 8 de março foi oficializado como Dia Internacional da Mulher pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1975.

Para saber mais sobre esse dia, veja também: Dia Internacional da Mulher

Dia da escola - 15 de março

O dia 15 de março foi instituído como forma de valorização da escola enquanto instituição de formação.

É na escola que a maioria das pessoas aprende a ler e a escrever, e adquire conhecimentos que contribuem não só para a sua realidade de estudante, mas também para seu desenvolvimento e aprendizado enquanto cidadão.

Nessa data, costuma-se destacar toda a comunidade escolar, ressaltando a importância de todos os elementos da escola (porteiros, merendeiras, funcionários da limpeza, secretários, coordenadores, inspetores, diretores, etc.).

A data também reforça a importância de haver uma integração entre alunos e seus respectivos responsáveis (no caso de alunos menores de idade) e funcionários da escola, como facilitador da formação do aluno.

Dia do equinócio de outono - 20 de março

Durante um equinócio, as horas de um dia passam a ser divididas de forma igual: 12 horas de dia e 12 horas de noite. Isso ocorre por conta da inclinação do eixo da Terra em relação à incidência da luz solar.

O equinócio de outono é o dia em que essa estação do ano começa. Trata-se de um momento que ocorre todos os anos entre os dias 19 e 21 de março, no Hemisfério Sul, e entre 19 e 21 de setembro no Hemisfério Norte.

Em 2021, o Dia do Outono propriamente dito, será comemorado no Brasil no dia 20 de março. Trata-se da estação do ano que vem depois do verão e antes do inverno. Tradicionalmente, apresenta clima ameno e tendência para mudanças bruscas de temperatura. Nesta estação, é comum a queda de folhas e frutos de determinadas espécies botânicas.

Veja também: Equinócio de Outono

Dia da constituição - 25 de março

O dia 25 de março foi instituído como Dia da Constituição, pois nessa data, em 1824, surgiu a primeira Constituição brasileira.

A atual Constituição da República Federativa do Brasil, conhecida como "Constituição cidadã", data de 1988 e é a sétima do país.

Das sete constituições já existentes no Brasil, três foram outorgadas (impostas pelo governo) e quatro foram promulgadas (democráticas e aprovadas por meio de votação).

A constituição brasileira é a lei suprema e fundamental do país, que regula a atuação do Estado relativamente à sua população.

Veja também: Constituições brasileiras

Domingo de ramos - 28 de março

O Domingo de Ramos é uma festa cristã que ocorre no domingo anterior à Páscoa e dá início à Semana Santa.A data celebra o dia em que Jesus entrou de forma triunfal em Jerusalém, montado em um pequeno jumento como expressão de sua humildade.

Foi aclamado por uma multidão como o Messias anunciado pelos profetas e exaltado com ramos de oliveiras e palmeiras.

Atualmente, a data é celebrada com a "Procissão de Ramos", que é uma procissão solene realizada antes da missa. Nela, os peregrinos costumam levar palmas ou outros tipos de plantas como oliveiras e salgueiros, para imitar a aclamação dos que foram ao encontro do Senhor em sua entrada em Jerusalém.

Os fiéis têm por hábito levar para suas casas essas plantas, que são abençoadas durante a procissão.

O Domingo de Ramos é uma data móvel, pois o dia de sua celebração pode variar de ano para ano, consoante a data da Páscoa.

Outras datas comemoradas em março

Aniversário da cidade do Rio de Janeiro - 1º de março

Fundada em 1º de março de 1565, por Estácio de Sá, a cidade do Rio de Janeiro foi originalmente chamada de cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

A fundação teve como objetivo afastar os franceses que já estavam estabelecidos no local por alguns anos, e evitar tentativas de invasões.

O aniversário da cidade costuma ser comemorado com diversas atividades e iniciativas promovidas pela prefeitura, que incluem shows, exposições e um bolo gigante que depois do parabéns, é cortado e distribuído entre a população.

Dia mundial de zero discriminação - 1º de março

Esse dia é uma celebração em prol de que ninguém seja discriminado por nenhum motivo, seja ele deficiência, etnia, identidade de gênero, localização geográfica, orientação sexual, raça, sexo, situação econômica, etc.

Trata-se de uma luta pelos direitos humanos, que busca fazer do mundo um local mais justo e com mais igualdade.

A data foi comemorada pela primeira vez em 2014, com o apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

Dia mundial da vida selvagem - 3 de março

O dia 3 de março foi uma data escolhida pela ONU para celebrar a vida selvagem.

Essa data homenageia o dia em que foi assinada a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas, em 1973.

Tal convenção visa garantir que a biodiversidade não seja posta em risco devido ao comércio de animais e plantas.

Este dia tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância dos animais selvagens, dos mares, das paisagens, das plantas e de outras espécies para o ecossistema..

Há também uma grande preocupação em utilizar esse dia para alertar a humanidade sobre tudo aquilo que coloca a fauna e a flora do planeta em perigo.

Dia do telefone - 10 de março

No dia 10 de março de 1876, Granham Bell, considerado o inventor do telefone, registrou e patenteou a primeira transmissão de voz.

Ainda em 1876 foi realizada nos Estados Unidos a “Exposição Centenária”. Neste evento, várias criações foram apresentadas para serem analisadas por um grupo de avaliadores.

Na apresentação do telefone, foi realizada uma chamada entre Granham Bell e D. Pedro II, que era um dos avaliadores. Os dois estavam a uma distância de cerca de 150 metros um do outro.

Posteriormente, D. Pedro II veio a ser dono do primeiro aparelho telefônico do Brasil.

Veja também: História do telefone

Dia mundial do rim - 11 de março

O dia mundial do rim é comemorado na segunda quinta-feira do mês de março.

Essa data é uma idealização da Sociedade Internacional de Nefrologia, que tem como objetivo conscientizar a população sobre as doenças renais e a importância da prevenção e do tratamento de tais enfermidades.

A cada ano é escolhido um tema como assunto central dessa data: “Vivendo bem com a doença renal” foi o tema escolhido para 2021 e “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina!” foi escolhido para 2020, por exemplo.

Os rins têm funções extremamente importantes para o corpo humano, dentre as quais, limpar as impurezas, manter a pressão arterial através da liberação de hormônios e regular a produção de células vermelhas.

Veja também: Rins

Dia do bibliotecário - 12 de março

A data que celebra a profissão foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 1980, e foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento de Manuel Bastos Tigre (12 de março de 1882), considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

O bibliotecário é um profissional com formação superior em biblioteconomia, que pode ser responsável por administrar uma biblioteca, catalogar obras, e conservar e divulgar acervos, dentre outras coisas.

O profissional que cursa biblioteconomia precisa ter facilidade para lidar com o público e deve ser organizado e metódico. É importante referir que o mercado de trabalho de um bibliotecário abrange não só bibliotecas, mas também centros culturais, acervos, museus, centros de pesquisas, etc.

Aniversário de Recife - 12 de março

Capital do estado de Pernambuco, o Recife foi fundado em 12 de março de 1537..

A cidade é conhecida como “Veneza brasileira” por conta de suas várias pontes que fazem lembrar a cidade italiana, e dos vários rios e canais que a cortam. Também se costuma dizer que Recife é um verdadeiro museu a céu aberto; a capital dispõe de inúmeras construções da época da colonização.

Além de se destacar com a sua riqueza cultural, a cidade também desperta um grande interesse dos turistas devido a suas belíssimas praias.

Dia do Pi - 14 de março

Pi é um número irracional, ou seja, um número que não pode ser representado por uma fração, e tem como símbolo a letra grega ℼ.

A origem da data escolhida como “Dia do Pi” está relacionada ao valor aproximado que o número possui: Pi = 3,14. Nos países de língua inglesa, as datas são escritas na seguinte ordem: mês, dia, ano. Assim sendo, em 3,14 o “3” equivale ao mês de março e o “14” equivale ao dia.

Os falantes da língua inglesa também têm a tradição de comer tortas no “Dia do Pi”. Essa associação deve-se ao fato de a palavra “Pi” ter a mesma pronúncia da palavra “pie” (torta): /pái/.

Veja também: Número Pi

Dia mundial dos direitos do consumidor - 15 de março

A data foi criada como celebração dos direitos adquiridos pelos consumidores, que tornam possível haver uma proteção jurídica no que diz respeito à compra de um produto ou à contratação de um serviço.

A escolha do dia 15 de março foi inspirada em um discurso feito em 15 de março de 1962 pelo então presidente americano John F. Kennedy. Em seu pronunciamento, John falou sobre a necessidade de reconhecimento de alguns direitos básicos, dentre eles: direito a consumir com segurança, direito de escolha, direito à informação e direito de ser ouvido.

No Brasil, a lei nº 8.078 instituiu o Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor em 11 de março de 1991.

Dia nacional de conscientização sobre as mudanças climáticas - 16 de março

A data tem como objetivo alertar a população sobre os impactos que as mudanças climáticas têm no planeta; alteram a biodiversidade, degradam o ambiente, desgastam os recursos naturais, dentre outros.

Estudos de 2013 apresentados pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU) mostram que a ação humana tem relação direta com os danos ambientais, sendo responsável pela intensificação e até mesmo causando diretamente tais mudanças.

Um dos principais fatores que originam as alterações climáticas é a emissão de gases como o dióxido de carbono.

A data faz referência ao dia 16 de março de 1998, quando teve início o processo de reconhecimento do Protocolo de Kyoto (tratado internacional sobre a redução da emissão de gases de efeito estufa)

Dia de São Patrício - 17 de março

O Dia de São Patrício (St. Patrick’s Day, em inglês) é o principal feriado da Irlanda e celebra o padroeiro do país.

Consta que São Patrício foi escravizado durante seis anos de sua vida, e que neste período voltou-se para Deus. Quando conseguiu escapar, estudou em um mosteiro por 12 anos e assumiu como missão de vida a conversão de irlandeses pagãos ao Cristianismo.

A escolha do dia 17 de março para celebração do santo tem origem naquela que acredita-se ser a data de sua morte: 17 de março de 461.

Aniversário de Aracaju - 17 de março

Capital do estado de Sergipe, Aracaju foi fundada no dia 17 de março de 1855 e foi a segunda capital brasileira de arquitetura planejada.

Enquanto as demais cidades se adaptaram às condições já existentes em seus respectivos terrenos, a capital sergipana teve suas ruas projetadas geometricamente, de forma a desembocarem no Rio Sergipe.

O aniversário de Aracaju costuma ser comemorado do dia 15 de março ao dia 4 de abril. Neste período é comum a cidade ser tomada por eventos diversificados, que abrangem desde celebrações religiosas a shows, eventos esportivos e programas culturais.

Dia nacional da imigração judaica - 18 de março

O Brasil possui a segunda maior comunidade judaica da América Latina, com mais de 120.000 judeus.

Os imigrantes judeus começaram a chegar ao território brasileiro em 1810 e se distribuíram majoritariamente entre as regiões Nordeste, Sudeste e Sul.

A comemoração da data foi proposta por Marcelo Itagiba, ex-deputado federal do Rio de Janeiro, e foi oficializada após lei sancionada em 2009.

A data é uma homenagem ao dia da reinauguração da primeira sinagoga das Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel (Comunidade Rochedo de Israel), que ocorreu em 18 de março de 2002.

Dia de São José - 19 de março

São José é um dos santos mais populares do Brasil. Era noivo de Maria quando ela engravidou por intermédio do Espírito Santo e, posteriormente, acolheu o filho dela, Jesus, como se ele fosse seu filho legítimo.

Dentre os vários títulos que foram atribuídos a ele, constam como exemplos os de padroeiro da igreja, padroeiro dos trabalhadores, padroeiro dos carpinteiros e padroeiro das famílias.

A Bíblia não faz muitas menções à vida de São José. No entanto, segundo tradições orais, ele teria vivido até os 111 anos, e falecido no dia 19 de março de ano desconhecido.

Dia do artesão - 19 de março

O artesão é aquele que cria produtos trabalhando com as mãos, por vezes através do auxílio de ferramentas.

Um artesão pode ser classificado como artesão-artista (cria obras originais no âmbito da decoração e da arte), artesão-artesão (trabalha com produção em série) e artesão semi-industrial (utiliza moldes ou formas).

O Dia do Artesão é comemorado em 19 de março como homenagem a São José, que também é celebrado nesse dia. O santo praticou o artesanato através da arte da carpintaria.

No Brasil, a profissão foi regulamentada em 2015, através do projeto de lei nº 256/15.

Dia mundial da saúde bucal - 20 de março

O lançamento oficial do Dia Mundial da Saúde bucal foi declarado pela Federação Dentária Internacional (FDI), em 2007 e comemorado pela primeira vez em 2013.

Inicialmente comemorado em 12 de setembro, foi alterado para 20 de março após decisão da Assembleia Geral da FDI.

O principal objetivo dessa data comemorativa é alertar e conscientizar a população sobre a importância dos bons hábitos de higiene bucal. Tais hábitos devem incluir cuidados não só com os dentes, mas também com a gengiva e a mucosa da boca, e devem contemplar, ainda, a forma correta de escovação e até mesmo a escolha da escova de dentes ideal.

A cada ano, a FDI define um tema a ser abordado na comemoração desse dia. No entanto, foi escolhido um mesmo tema a ser compartilhado pelas comemorações dos anos 2021, 2022 e 2023: Be proud of your mouth (Tenha orgulho da sua boca).

Dia mundial sem carne - 20 de março

A celebração do Dia Mundial Sem carne teve início nos Estados Unidos em 1985, por meio da ONG FARM (Farm Animal Rights Movement - Movimento pelos direitos dos animais de fazenda).

O objetivo dessa data comemorativa é conscientizar a população de que comer refeições sem carne também pode ser prazeroso e saudável e, principalmente destacar os benefícios que essa prática proporciona à saúde e ao meio ambiente.

Uma dieta isenta de carne reduz os riscos de problemas do coração, diabetes, obesidade, inchaço e celulite, entre outros.

A não ingestão de carne também ajuda a reduzir o desmatamento; menos áreas são desflorestadas para dar origem a pastos.

Dia internacional contra a discriminação racial - 21 de março

O dia 21 de março foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

Essa data homenageia pessoas que morreram em um protesto em Joanesburgo, na África do Sul, contra uma lei que limitava os locais da cidade por onde os negros podiam circular.

O principal objetivo desse dia é a busca por uma sociedade igualitária, onde a diversidade étnica e racial seja respeitada.

A luta existe na tentativa de que não haja nenhum tipo de intolerância, discriminação ou preconceito relativamente à cor de pele e à etnia de um indivíduo, seja ele branco, índio, negro, oriental, etc.

Dia internacional da síndrome de down - 21 de março

Essa data comemorativa foi criada pela organização Down Syndrome International (Síndrome de Down Internacional) em 2006 e reconhecida oficialmente pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Esse dia dá visibilidade à síndrome e conscientiza a população sobre o incentivo à inclusão da pessoa com Síndrome de Down em todas as áreas da vida (educação, lazer, relacionamentos pessoais,vida pública, etc.)

É importante referir que a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição causada por uma alteração genética. Por isso, o acompanhamento médico não tem como intenção um tratamento ou cura, mas sim a prestação de auxílio no desenvolvimento do indivíduo.

Dia internacional das florestas - 21 de março

Essa data comemorativa foi estabelecida pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) em 2012.

O objetivo dessa celebração é conscientizar a população sobre a importância das florestas para a sobrevivência das espécies, incluindo a humana. As florestas estabilizam o clima, protegem o solo da erosão, purificam o ar, armazenam água subterrânea e são fonte de alimento para diversos animais.

Segundo dados de março de 2020 do Serviço Florestal Brasileiro, o Brasil tem a segunda maior área de florestas do mundo, que ocupa cerca de 60% do território nacional.

Dia mundial da infância - 21 de março

Esse dia foi instituído pela UNICEF (United Nations International Children's Emergency Fund - Fundo das Nações Unidas para a Infância) em conjunto com a ONU (Organização das Nações Unidas).

A data reforça os direitos de toda criança, como por exemplo o direito a viver em um ambiente saudável, isento de agressão, exploração, maus-tratos e discriminação.

Além disso, nesta data costuma-se difundir a importância dos valores sociais e educacionais na vida da criança, tendo em conta que terão impacto em sua formação enquanto cidadão e consequentemente se refletirão em sua vida adulta.

Dia mundial da poesia - 21 de março

O Dia Mundial da Poesia foi estabelecido em uma conferência da UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1999.

A data foi estabelecida para que a expressão poética seja uma forma de apoiar a diversidade linguística e de divulgar idiomas ameaçados de extinção. Neste dia, promove-se não só a leitura, mas também a escrita, a publicação e o ensino da poesia.

No Brasil, comemora-se, ainda, o Dia Nacional da Poesia, em 31 de outubro.

Veja também: O que é poesia?

Dia do aniversário de Florianópolis - 23 de março

Capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis comemora seu aniversário em 23 de março, pois nesse dia em 1726, foi emancipada da cidade de Laguna. No entanto, sua fundação ocorreu em 17 de fevereiro de 1673.

Originalmente chamada de “Nossa Senhora do Desterro”, passou a chamar-se Florianópolis em 1894, como homenagem ao então presidente da república, Floriano Peixoto.

Também conhecida como “ilha da Magia”, a cidade é muito popular por suas belíssimas praias.

Dia mundial de combate à tuberculose - 24 de março

Essa data comemorativa foi instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no dia 24 de março de 1982, como homenagem aos 100 anos de descoberta do bacilo causador da doença.

Esse dia busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença, principalmente por meio da vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin).

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que ataca várias partes do corpo do ser humano e dos animais, principalmente os pulmões.

Seu principal sintoma é a tosse, que pode ser seca ou produtiva (com produção de muco ou catarro). O tratamento recomendado para a doença tem duração mínima de 6 meses e é feito por meio medicamentoso.

Dia internacional em memória das vítimas da escravidão e do comércio transatlântico de escravos - 25 de março

O Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos foi criado pelas Nações Unidas em 17 de dezembro de 2007.

O objetivo desse dia é homenagear e lembrar todos que padeceram por conta da escravidão e conscientizar a população do mundo todo sobre a importância de combater o racismo e qualquer tipo de discriminação racial.

As Nações Unidas estimam que mais de 15 milhões de pessoas tenham sido vítimas do tráfico transatlântico de escravos ao longo de mais de 400 anos.

Dia nacional da comunidade árabe - 25 de março

O Dia Nacional da Comunidade Árabe é celebrado nesse dia, pois, inicialmente, os imigrantes árabes se fixaram em São Paulo, abrindo estabelecimentos comerciais na Rua 25 de março e nos arredores.

A celebração desse dia tem como intuito prestar homenagem a um povo que muito contribuiu para a cultura brasileira.

A cultura árabe teve bastante influência na cultura brasileira; alguns pratos são muito consumidos no Brasil (exemplos: kibe, tabule, etc.), várias das palavras comumente utilizadas no português do Brasil têm origem árabe (exemplos: chafariz, limão, etc.) e alguns traços arquitetônicos foram implementados nas construções brasileiras (exemplo: o uso de azulejos)

Dia do aniversário de Porto Alegre - 26 de março

Capital do estado do Rio Grande do Sul, a cidade de Porto Alegre tem o dia 26 de

março de 1772 como data oficial de sua fundação. No entanto, começou a ser povoada em 1752 por 60 casais de portugueses que chegaram ao local por conta do Tratado de Madri (parte do estado do Rio Grande do Sul havia sido entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, no Uruguai).

Por conta da forma como foi povoada, a capital foi originalmente chamada de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais.

Também conhecida como POA, é uma das cidades mais arborizadas do Brasil.

Dia mundial do teatro - 27 de março

O Dia Mundial do Teatro foi criado pelo Instituto Internacional de Teatro em 27 de março de 1961, data na qual foi inaugurado o Teatro das Nações, em Paris.

O teatro surgiu na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C., e teve como primeiros gêneros o trágico (abordava em seu discurso o sofrimento do homem), e o cômico (interpretação por meio de sátira). A manifestação dessa arte, no entanto, já existia desde a época da Pré-História.

No Dia Mundial do Teatro, é comum os teatros do mundo todo oferecerem espetáculos gratuitamente ou com descontos.

Dia do MERCOSUL - 26 de março

O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) é uma aliança comercial criada em 26 de março de 1991, e tem como membros-fundadores Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Em 2006, a Venezuela entrou com um pedido de adesão ao grupo e teve seu processo concluído em 2012. No entanto, quatro anos depois foi suspensa por descumprimento do protocolo estabelecido na adesão.

A integração regional determinada pelo MERCOSUL, estabelece livre circulação interna de bens, serviços e fatores de produção.

Veja também: Mercosul

Dia do circo - 27 de março

A comemoração do Dia do Circo ocorre em 27 de março como homenagem ao dia de aniversário de Abelardo Silva (27 de março de 1897 – 4 de setembro de 1973). Conhecido como Palhaço Piolin, Abelardo recebeu dos criadores da Semana de Arte Moderna de 1922, o título de Artista Popular. Além disso, foi um artista que conquistou o reconhecimento mundial.

Embora haja indícios de que a arte circense já fosse praticada nas civilizações da Antiguidade, foi com o Circo Máximo, na Roma Antiga, que ela passou a se assemelhar ao atual conceito de circo.

O primeiro circo brasileiro teve origem no século XIX, com integrantes vindos da Europa.

Dia do aniversário de Salvador - 29 de março

Fundada em 29 de Março de 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil. Atualmente é a capital do estado da Bahia.

Batizada originalmente de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, em 1985 a cidade foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Salvador apresenta forte influência africana em diferentes vertentes culturais como a gastronomia, a música e a dança.

A cidade é muito conhecida pelo seu carnaval; uma grande festa popular distribuída em vários circuitos pela cidade ao som de ritmos animados.

Dia do aniversário de Curitiba - 29 de março

Capital do estado do Paraná, Curitiba foi fundada em 29 de março de 1693. Originalmente chamada de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, passou a chamar-se Curitiba em 1721.

No fim do século XIX a cidade recebeu um grande número de imigrantes (vindos de países como Alemanha, França, Suíça, Áustria, Polônia, Itália e Ucrânia).

Os alemães iniciaram a industrialização mecânica e gráfica, italianos e poloneses tiveram forte presença na lavoura e no comércio.

Sírios e libaneses também atuaram de forma marcante, porém, no comércio de tecidos, roupas e calçados.

Tamanha foi a importância da presença dos imigrantes em Curitiba, que a cidade dispõe de vários pontos turísticos criados em homenagem a esses povos. São exemplos disso o Bosque Alemão, a Praça do Japão, o Memorial da Imigração Polonesa, dentre outros.

Dia da saúde e nutrição - 31 de março

O Dia da Saúde e Nutrição é uma data comemorativa oficial do calendário do Ministério da Saúde.

Em 2006, esse ministério publicou o Guia Alimentar para a População Brasileira, onde constam informações e recomendações que ajudam a garantir uma alimentação adequada e saudável.

O objetivo desse dia é conscientizar sobre a importância da nutrição para a saúde.

Uma boa alimentação ajuda fornecer a quantidade ideal de nutrientes necessários para o organismo, o que contribui, inclusive, para a prevenção de doenças.

Comemorações de cada um dos dias de março

1º de março: Aniversário do Rio de Janeiro; Dia Mundial de Zero Discriminação

3 de março: Dia Mundial da Vida Selvagem

8 de março: Dia Internacional da Mulher

10 de março: Dia do telefone

11 de março: Dia mundial do rim (segunda quinta-feira de março)

12 de março: Dia do bibliotecário; Aniversário de Recife

14 de março: Dia do Pi

15 de março: Dia da escola; Dia mundial dos direitos do consumidor

16 de março: Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

17 de março: Dia de São Patrício; Aniversário de Aracaju

18 de março: Dia Nacional da imigração judaica

19 de março: Dia de São José; Dia do artesão

20 de março: Dia do equinócio de outono; Dia Mundial da saúde bucal; Dia Mundial sem carne

21 de março: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial; Dia Internacional da Síndrome de Down; Dia Internacional das Florestas

23 de março: Dia do aniversário de Florianópolis

24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose

25 de março: Dia da Constituição; Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos; Dia Nacional da Comunidade Árabe

26 de março: Dia do aniversário de Porto Alegre; Dia do Mercosul

27 de março: Dia Mundial do teatro; Dia do circo

28 de março: Domingo de Ramos

29 de março: Dia do aniversário de Salvador; Dia do aniversário de Curitiba

31 de março: Dia da Saúde e Nutrição

Você também pode se interessar por:

Atualizado em
Carla Muniz
Carla Muniz
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002.