Datas comemorativas de abril

Márcia Fernandes

O mês de abril é repleto de comemorações nacionais e internacionais importantes.

Confira quais são as datas mais comemoradas em abril, cujo mês tem um feriado, dia 21 de abril - Dia de Tiradentes:

  • 1 de abril: Dia da mentira
  • 7 de abril: Dia mundial da saúde
  • 18 de abril: Dia nacional do livro infantil
  • 19 de abril: Dia do índio
  • 21 de abril: Dia de Tiradentes (Feriado nacional)
  • 22 de abril: Descobrimento do Brasil

1.º de abril - Dia da mentira

O mês de abril começa com uma comemoração que provavelmente surgiu no início do século XIX em Minas Gerais.

Tudo aconteceu quando um jornal sensacionalista chamado de “A Mentira” publicou, em 1.º de abril de 1848, que o imperador Dom Pedro II havia morrido (teria, então 23 anos). D. Pedro II morreu em 1891 com 66 anos de idade.

Dia mundial da saúde, 7 de abril

Comemorado no dia 7 de abril, o Dia mundial da saúde foi criado em 1948 pela OMS - Organização Mundial de Saúde, e traz consigo a importância da saúde como garantia de qualidade de vida.

De acordo com a OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Dia nacional do livro infantil, 18 de abril

O Dia nacional do livro infantil também é conhecido como o "Dia de Monteiro Lobato" porque é comemorado no dia do nascimento de Lobato, em 18 de abril. Lobato é o maior representante da literatura infantil no Brasil.

A data foi instituída pela Lei n.º 10.402, de 8 de janeiro de 2002.

Dia do índio, 19 de abril

O Dia do índio, em 19 de abril, é uma data que tem como objetivo homenagear as raízes do povo brasileiro, e principalmente, preservar a herança cultura indígena.

A comemoração foi instituída pelo Decreto-lei n.º 5.540, de 2 de junho de 1943.

Dia de Tiradentes (Feriado nacional), 21 de abril

O Dia de Tiradentes foi instituído pela Lei n.º 4.897, de 9 de dezembro de 1965, mesma lei que declara Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, "patrono da nação brasileira".

A data é uma homenagem ao herói nacional e recorda o dia em que o mesmo foi executado, em 21 de abril de 1792.

Descobrimento do Brasil, 22 de abril

A comemoração do dia do Descobrimento do Brasil, em 22 de abril, recorda a data em que portugueses desembarcaram no nosso país em 1500.

Apesar de o Brasil já ser habitado por milhões de índios nessa ocasião, oficialmente, o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500 por Pedro Álvares Cabral.

Outras datas comemoradas em abril

Saiba mais sobre cada uma das datas comemoradas em abril:

Dia mundial da conscientização do autismo, 2 de abril

O Dia mundial da conscientização do autismo, 2 de abril, é comemorado de acordo com a Resolução A/RES/62/139 de 2007 da Organização das Nações Unidas, e tem como principal objetivo conscientizar as pessoas para o diagnóstico precoce, visando o desenvolvimento dos indivíduos com autismo.

Dia internacional do livro infantil, 2 de abril

A comemoração do Dia internacional do livro infantil, 2 de abril, é uma homenagem a Hans Christian Andersen (1805-1875), um dos escritores mais conhecidos da literatura infantil. Histórias como O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei são contos de sua autoria. Assim, o dia do seu nascimento foi escolhido para celebrar o livro infantil.

Dia do desporto comunitário, 3 de abril

O Dia do desporto comunitário, 3 de abril, visa valorizar a importância do esporte praticado em comunidade, propiciando a cooperação, a interação e a solidariedade entre as pessoas de forma lúdica.

Dia nacional do parkinsoniano, 4 de abril

O objetivo do Dia nacional do parkinsoniano, 4 de abril, é conscientizar a sociedade sobre o parkinson e principalmente sobre o que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas diagnosticadas com essa doença, para que possam usufruir de uma vida independente e com qualidade.

Dia internacional de sensibilização sobre minas e assistência à desminagem, 4 de abril

A data foi incluída no calendário da ONU - Organização das Nações Unidas, em 4 de abril, e tem como intuito provocar a sensibilização das pessoas no que respeita às minas, bem como sobre a necessidade de auxiliar as pessoas deficiente vítimas de acidentes com esse tipo de explosivos.

Dia das telecomunicações, 5 de abril

O Dia das telecomunicações, 5 de abril, mostra a importância dos canais de comunicação à distância, e de todos os mecanismos envolvidos para a sua realização projeto, implantação, manutenção e controle.

A partir de 2006, a data passou a ser comemorada em conjunto com o Dia mundial da sociedade da informação, em 17 de maio.

Dia internacional do esporte para o desenvolvimento e pela paz, 6 de abril

Comemorada no dia 6 de abril esta data foi estabelecida pela ONU - Organização das Nações Unidas, e tem como objetivo comemorar a promoção da paz entre as pessoas através da prática esportiva, mostrando como as pessoas podem interagir, sem barreiras, através do esporte.

Dia internacional para reflexão do genocídio de 1994 contra os Tutsi em Ruanda, 7 de abril

O dia 7 de abril recorda o massacre que matou 800 mil pessoas ao longo de aproximadamente 100 dias em Ruanda, África. A ocasião propicia um momento de reflexão sobre o acontecimento, pensando na dor dos sobreviventes, bem como incentiva a comunidade internacional a proteger suas populações de crimes contra a humanidade.

Dia do jornalista, 7 de abril

O Dia do jornalista, 7 de abril, é uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró (1798-1830), jornalista e médico italiano que lutou pela independência do Brasil e foi assassinado por inimigos políticos em 22 de novembro de 1830. A sua morte levou à deposição de D. Pedro I no dia 7 de abril de 1831.

Dia mundial de combate ao câncer, 8 de abril

O Dia mundial de combate ao câncer, 8 de abril, tem como objetivo conscientizar as pessoas acerca da importância de adquirir hábitos de vida saudável, com o intuito de prevenir o câncer — uma das doenças que mais mata pessoas no mundo. A data foi criada pela UICC - União Internacional de Controle do Câncer.

Dia nacional do sistema braille, 8 de abril

O Dia nacional do sistema braille, 8 de abril, é uma homenagem a José Álvares de Azevedo (1834-1854), o primeiro professor cego do Brasil, que nasceu no dia 8 de abril de 1834. Enviado para estudar em Paris com 10 anos, foi lá que o futuro professor aprendeu a técnica de Braille, a qual trouxe para o Brasil no seu regresso. José Álvares de Azevedo ficou conhecido como "patrono da educação dos cegos no Brasil".

Dia nacional do aço, 9 de abril

O Dia nacional do aço, 9 de abril, recorda a importância desse metal, por ser utilizado em diversos setores, além da sua importância a nível econômico, decorrente da exportação.

Esta data visa homenagear a CSN - Companhia Siderúrgica Nacional, criada no dia 9 de abril de 1941. A CSN é maior siderúrgica do Brasil e uma das maiores do mundo.

Dia da engenharia militar, 10 de abril

O dia 10 de abril presta homenagem ao engenheiro militar João Carlos de Villagran Cabrita (1820-1866), que no dia 10 de abril de 1866 foi assassinado com um tiro de canhão, quando comandava o 1.º Batalhão de Engenheiros. João Carlos de Villagran Cabrita tornou-se o Patrono da Arma de Engenharia.

Dia do infectologista, 11 de abril

11 de abril é o dia do nascimento de Emílio Ribas (1862-1925), o renomado médico sanitarista que descobriu que a febre amarela era transmitida através da picada do Aedes Aegypti.

A data foi instituída em 2005 pela SBI - Sociedade Brasileira de Infectologia.

Dia da escola de samba, 11 de abril

O Dia da escola de samba é assinalado em 11 de abril por esse ser o dia da fundação, em 1923, do bloco de carnaval “Ouro sobre Azul”, por Paulo Benjamin de Oliveira, o "Paulo da Portela". O bloco deu origem, em 1935, à escola de samba Portela.

Dia do obstetra, 12 de abril

O Dia do obstetra, 12 de abril, presta homenagem ao médico responsável pelo acompanhamento da gestação dos bebês e partos. É possível que a origem da data esteja relacionada com São Zenão de Verona, padroeiro dos recém-nascidos, que faleceu no dia 12 de abril de 371.

Dia internacional do voo espacial tripulado, 12 de abril

Comemorada em 12 de abril, essa data surgiu com a Resolução A/RES/65/271 de 2007 da Organização das Nações Unidas, e comemora o primeiro vôo espacial humano, que foi realizado por Yuri Gagarin (1934-1968) no dia 12 de abril de 1961. Ao avistar a Terra do espaço, Gagarin disse a frase que ficou célebre: "A Terra é azul".

Dia do hino nacional brasileiro, 13 de abril

O Dia nacional do hino brasileiro, 13 de abril, recorda a data em que D. Pedro I embarcou para Portugal. A música foi composto por Francisco Manuel da Silva, em 1822, enquanto a letra foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, em 1909.

Dia do beijo, 13 de abril

O Dia do beijo é comemorado no dia 13 de abril. Segundo a lenda, um jovem italiano era conhecido por ter beijado todas as mulheres da vila onde vivia na Itália. A fim de confirmar a verdade, o padre prometeu um prêmio à mulher que não tivesse sido beijada pelo jovem. Era o dia 13 de abril de 1882 e nenhuma mulher apareceu para reclamar o prêmio, de modo que o mesmo permanece escondido até hoje.

Dia mundial do café, 14 de abril

Celebrado em 14 de abril, a data recorda a bebida mais consumida em todo o mundo: o café. A comemoração tem como objetivo promove a indústria cafeeira, bem como homenagear todos os envolvidos.

O Brasil, que é o maior produtor de café do mundo, ainda comemora o Dia nacional do café em 24 de maio.

Dia pan-americano, 14 de abril

O Dia pan-americano, 14 de abril, foi instituído pelo Decreto n.º 19.685, de 10 de fevereiro de 1931. A escolha do dia 14 de abril remete à data da resolução que criou a União Pan-Americana, e tem como objetivo celebrar todas as repúblicas da América como uma comunidade.

Dia nacional da conservação do solo, 15 de abril

O Dia nacional da conservação do solo, 15 de abril, foi instituído pela Lei n.º 73876, de 13 de novembro de 1989, e é uma homenagem ao norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881-1960), considerado o "pai da conservação do solo". No Brasil, a criação da data é uma iniciativa do Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Dia do desarmamento infantil, 15 de abril

O Dia do desarmamento infantil, 15 de abril, tem como objetivo promover a reflexão quanto às atitudes adotadas pelos cidadãos que podem levar as crianças a usar armas depois de adultas, tais como jogos e brinquedos, os quais banalizam a violência.

Dia mundial da voz, 16 de abril

O Dia mundial da voz, 16 de abril, foi instituído pela Lei n.º 11.704, de 18 de junho de 2008. Essa data comemorativa visa conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a voz de forma a prevenir problemas vocais, os quais podem ser sinais de doenças graves, como o câncer de laringe.

Dia mundial da hemofilia, 17 de abril

A celebração do dia 17 de abril foi escolhida em homenagem à data de nascimento de Frank Schnabel, fundador da Federação Mundial de Hemofilia. Fundada em 1963, a federação é uma organização sem fins lucrativos, que visa auxiliar as pessoas com distúrbios hemorrágicos.

Dia nacional de luta pela reforma agrária, 17 de abril

O dia 17 de abril foi instituído pela Lei n.º 10.469, de 25 de junho de 2002, e relembra o massacre de Eldorado do Carajás, no Pará, ocorrido em 17 de abril de 1996. Nesse dia, 19 trabalhadores rurais do Movimento dos Sem Terra foram assassinados pela polícia militar.

Dia nacional da botânica, 17 de abril

O Dia nacional da botânica, 17 de abril, foi instituído pelo Decreto n.º 1.147, de 24 de maio de 1994, e é uma homenagem a Carl Friedrich Phillipp von Martius (1794-1868). O botânico alemão, conhecido como Pai das Palmeiras, nasceu no dia 17 de abril e foi um grande explorador da natureza brasileira.

Dia do exército brasileiro, 19 de abril

A data 19 de abril foi instituída pelo Decreto de 24 de março de 1994 para comemorar o Dia do exército brasileiro, porque nesse dia ocorreu a 1.ª Batalha de Guararapes, em 1648, ocasião que marca simbolicamente a origem do exército brasileiro.

Dia do diplomata, 20 de abril

O Dia do diplomata, 20 de abril, criada através do Decreto n.º 66.217, de 17 de fevereiro de 1970, é uma homenagem ao Barão do Rio Branco, conhecido como o "patrono da diplomacia brasileira".

José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco, nasceu no dia 20 de abril de 1950. Dentre as suas contribuições para o País, destaca-se a sua participação em missões de paz durante a guerra do Paraguai.

Dia mundial da criatividade e inovação, 21 de abril

O Dia mundial da criatividade e inovação, 21 de abril, consta no calendário da ONU - Organização das Nações Unidas. A comemoração tem como objetivo incentivar a criação, destacando a sua importância para um futuro sustentável.

Por esse motivo, a celebração foi propositalmente escolhida entre o aniversário de Leonardo da Vinci, em 15 de abril, e o Dia da Terra, em 22 de abril.

Dia internacional da Terra, 22 de abril

O objetivo do Dia internacional da Terra, 22 de abril, é conscientizar a população para a defesa do meio ambiente. A criação do Dia da Terra surgiu a partir de uma manifestação que aconteceu na mesma data, em 1970, liderada por uma ativista ambiental nos Estados Unidos da América.

Dia mundial do livro, 23 de abril

O Dia mundial do livro, 23 de abril, é uma homenagem a grandes nomes da literatura. Essa é a data de falecimento de William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. Além da homenagem, essa data comemorativa tem como objetivo despertar o hábito da leitura entre as pessoas.

Dia nacional do escotismo, 23 de abril

O Dia nacional do escotismo, 23 de abril, foi instituído pela Lei n° 13.621, de 15 de Janeiro de 2018. A data homenageia São Jorge, que também é comemorado nesse dia, pois São Jorge faleceu em 23 de abril de 303 d.C.

O fundador do Escotismo, Robert Baden-Powell, era cristão, por isso, provavelmente escolheu essa data como forma de homenagear o santo, que tinha sido padre e soldado romano.

Dia internacional do milho, 24 de abril

O objetivo da criação do Dia internacional do milho, 24 de abril, é incentivar o cultivo desse cereal, que é rico em qualidades nutricionais e traz benefícios ao homem.

A data comemorativa foi instituída em 2015 através da Lei nº 13.101, de 27 de janeiro.

Dia nacional da língua brasileira de sinais, 24 de abril

O Dia nacional da língua brasileira de sinais, 24 de abril, comemora a conquista da comunidade surda ao ver a LIBRAS reconhecida como língua oficial no Brasil.

24 de abril é a data da Lei nº 10.436, do ano de 2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais, língua de modalidade gestual-visual utilizada pelos surdos, como língua.

Dia da contabilidade, 25 de abril

O Dia da contabilidade, 25 de abril, é uma homenagem a João Lyra Tavares (1871-1930), que enquanto senador, empenhou-se a regularizar a profissão de contabilistas no Brasil, motivo pelo qual ficou conhecido como "patrono da contabilidade brasileira".

Dia internacional de lembrança do desastre de Chernobyl, 26 de abril

O Dia internacional de lembrança do desastre de Chernobyl, 26 de abril, recorda o maior acidente nuclear da história que ocorreu em Chernobyl, na Ucrânia, em 26 de abril de 1986. Três décadas depois, a cidade continua abandonada, tendo em vista o alto risco de contaminação radioativa.

O Dia internacional de lembrança do desastre de Chernobyl foi incluído no calendário da ONU - Organização das Nações Unidas.

Dia da empregada doméstica, 27 de abril

O Dia da empregada doméstica, 27 de abril, é comemorado na mesma data em que se celebra Santa Zita, padroeira da empregadas domésticas.

Vinda de uma família muito pobre, Zita foi levada para uma casa de família para trabalhar como doméstica quando tinha apenas 12 anos, e faleceu no dia 27 de abril de 1272.

Dia nacional da caatinga, 27 de abril

O Dia nacional da caatinga, 27 de abril, visa conscientizar as pessoas da importância desse bioma, que é exclusivo do Brasil. Trata-se de uma homenagem a João Vasconcelos Sobrinho, um dos maiores estudiosos em ecologia da América Latina. João Vasconcelos Sobrinho nasceu no dia 28 de abril de 1908.

Dia mundial da segurança e da saúde no trabalho, 28 de abril

O Dia mundial da segurança e da saúde no trabalho, 28 de abril, é celebrado em memória das pessoas que são vítimas de doenças e de acidentes no trabalho. A escolha da data decorre da explosão de uma mina nos Estados Unidos que matou 78 mineiros no dia 28 de abril de 1969, tendo sido instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, a data foi fixada pela Lei nº 11.121, de 25 de maio de 2005.

Dia em memória de todas as vítimas de armas químicas, 29 de abril

Recordada no dia 29 de abril, a data foi incluída no calendário da ONU - Organização das Nações Unidas com o intuito de prestar homenagem às pessoas que morreram em guerras químicas, bem como para refletir sobre a importância da eliminação de armas não convencionais.

Dia internacional da dança, 29 de abril

O Dia internacional da dança, 29 de abril, criado em 1982 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), é uma homenagem ao bailarino e professor de balé Jean-Georges Noverre (1727-1810). Considerado um mestre da dança, Jean-Georges Noverre nasceu no dia 29 de abril de 1727.

Dia nacional da mulher, 30 de abril

O Dia nacional da mulher, 30 de abril, é uma homenagem a todas as mulheres. Além disso, a data é uma forma de refletir acerca do respeito, dos direitos, da luta enfrentada contra o machismo e sobre todas as dificuldades encontradas pelas mulheres no seu dia-a-dia.

Dia do ferroviário, 30 de abril

O Dia do ferroviário, 30 de abril, comemora as estradas de ferro brasileiras, bem como os profissionais que nelas trabalham. A data recorda a inauguração no dia 30 de abril de 1854, da primeira estrada de ferro do Brasil, a Estrada de Ferro Petrópolis.

Comemorações de cada um dos dias de abril

1 de abril: Dia da mentira

2 de abril: Dia mundial da conscientização do autismo e Dia internacional do livro infantil

3 de abril: Dia do desporto comunitário

4 de abril: Dia nacional do parkinsoniano e Dia internacional de sensibilização sobre minas e assistência à desminagem

5 de abril: Dia das telecomunicações

6 de abril: Dia internacional do esporte para o desenvolvimento e pela paz

7 de abril: Dia mundial da saúde e Dia internacional para reflexão do genocídio de 1994 contra os Tutsi em Ruanda e Dia do jornalista

8 de abril: Dia mundial de combate ao câncer e Dia nacional do sistema braille

9 de abril: Dia nacional do aço

10 de abril: Dia da engenharia militar

11 de abril: Dia do infectologista e Dia da escola de samba

12 de abril: Dia do obstetra e Dia internacional do voo espacial tripulado

13 de abril: Dia do hino nacional brasileiro e Dia do beijo

14 de abril: Dia mundial do café e Dia pan-americano

15 de abril: Dia nacional da conservação do solo e Dia do desarmamento infantil

16 de abril: Dia mundial da voz

17 de abril: Dia mundial da hemofilia, Dia nacional de luta pela reforma agrária e Dia nacional da botânica

18 de abril: Dia nacional do livro infantil

19 de abril: Dia do índio e Dia do exército brasileiro

20 de abril: Dia do diplomata

21 de abril: Dia de Tiradentes (Feriado nacional) e Dia mundial da criatividade e inovação

22 de abril: Descobrimento do Brasil e Dia internacional da Terra

23 de abril: Dia mundial do livro e Dia nacional do escotismo

24 de abril: Dia internacional do milho e Dia nacional da língua brasileira de sinais

25 de abril: Dia da contabilidade

26 de abril: Dia internacional de lembrança do desastre de Chernobyl

27 de abril: Dia da empregada doméstica

28 de abril: Dia nacional da caatinga e Dia mundial da segurança e da saúde no trabalho

29 de abril: Dia em memória de todas as vítimas de armas químicas e Dia internacional da dança

30 de abril: Dia nacional da mulher e Dia do ferroviário

Leia também:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.