Dia da Terra

Lana Magalhães

O Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra é comemorado 22 de abril em todo o mundo.

A data representa a luta em defesa do meio ambiente, de modo a promover a reflexão sobre a importância do planeta, a partir do desenvolvimento de uma consciência ambiental.

Com aproximadamente 5 bilhões de anos e 6 bilhões de habitantes, o planeta Terra é nossa casa. Por esse motivo, devemos cuidar e preservar os seus recursos naturais.

Hoje, sabemos que os recursos naturais oferecidos pelo planeta Terra são finitos. Por isso, eles devem ser explorados de forma sustentável e o Dia da Terra é uma oportunidade de discutir temas ambientais e sensibilizar a população sobre a importância de conservação do planeta.

Dia da Terra
Cuidar do planeta Terra é uma responsabilidade de todos

Como surgiu a data?

A data foi criada por meio de um protesto ambiental que ocorreu em 1970, liderada pelo ativista ambiental e senador estadunidense Gaylord Nelson (1916-2005).

A manifestação acerca dos temas ecológicos ocorreu em 22 de abril de 1970 nas cidades de Washington, Nova York e Portland; daí a escolha da data para comemoração do Dia da Terra.

Com o auxílio de diversas comunidades educacionais, somando aproximadamente 20 milhões de pessoas, o ativista realizou um grande movimento com passeatas e discursos que alertavam sobre as questões ambientais. Alguns dos temas abordados foram a poluição, destruição do ambiente, desmatamento e efeito estufa.

A intenção também era pressionar o governo e assim, atingir alguns de seus objetivos. Após oito meses do evento, foi criado um órgão responsável pelos assuntos ambientais denominado de Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency), também foram implementados e executados diversos projetos.

Esse momento representou um marco da história da ecologia. A partir daí muitos encontros, conferências, debates foram sendo criados em torno da questão ambiental, como a Conferência de Estocolmo (1972).

No entanto, essa data foi implementada pela ONU quase 4 décadas após o movimento, ou seja, no ano de 2009. Além disso, ela foi nomeada como Dia Internacional da Mãe Terra.

Dicas de atividades

Plantio de mudas
Diversos tipos de atividades podem ser realizadas para comemorar o Dia da Terra

O ambiente escolar também deve promover a reflexão sobre os temas ambientais, especialmente nesta data tão importante.

Para tanto, pode-se elaborar cartazes sobre as principais ações que envolvem o desenvolvimento sustentável, realizar debates sobre a importância dessas ações ou convidar profissionais para discutir o assunto com a comunidade escolar.

Algumas atividades práticas também podem ser incluídas como: distribuição e plantio de mudas, limpeza de áreas verdes e gincanas ambientais.

Lembre-se que essas ações de conscientização fazem a diferença para o planeta Terra e podem ser discutidas com os professores e representantes da escola. Portanto, não deixe esse dia passar despercebido.

Para auxiliá-lo nessa atividade, segue abaixo alguns temas atuais de suma importância e que podem ser abordados em sala de aula e eventos ambientais:

Carta da Terra

A Carta da Terra é um documento que foi proposto no evento Rio-92. Após muitos debates, ela foi ratificada em 2000.

Seus princípios básicos são:

I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DA VIDA
II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA
III. JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA
IV. DEMOCRACIA, NÃO VIOLÊNCIA E PAZ

Frases

Segue abaixo algumas frases de reflexão para comemorar essa data tão importante:

  • Nosso planeta é nossa casa; vamos preservá-la.” (Amóes Xavier)
  • O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais.” (John Kennedy)
  • O maior desafio tanto no nosso século quanto nos próximos é salvar o planeta da destruição. Isso vai exigir uma mudança nos próprios fundamentos da civilização moderna – o relacionamento dos seres humanos com a natureza.” (Mikhail Gorbachev)
  • Não temo nossa extinção. O que realmente temo e receio é que o ser humano arruíne o planeta antes da sua partida.” (Loren Eiseley)
  • Para que não haja o fim da raça humana, não é o amor que deve estar dentro de um planeta chamado terra; é a terra que deve estar dentro de um planeta chamado amor!” (Inácio Dantas)
Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.