Agenda 21
A Agenda 21 é um documento assinado por 179 países durante a "Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento" ou "ECO-92", realizada na cidade do Rio de Janeiro.
O seu principal objetivo é criar soluções para os problemas socioambientais mundiais, baseando-se no seguinte pensamento: “pensar globalmente, agir localmente”.
Esse documento é um compromisso político que buscar aliar o desenvolvimento econômico com a cooperação ambiental e social. Para isso, são necessárias estratégias, planos e políticas específicas em cada localidade em que a agenda for aplicada.
Temas
A agenda 21 é composta por 40 capítulos, divididos em quatro seções, os temas abordados por esse documento são:
- dimensão social e econômica
- pobreza
- consumo
- sustentabilidade
- desenvolvimento sustentável
- saúde
- meio ambiente
- atmosfera
- ecossistema
- desertificação e seca
- agricultura e agricultores
- desenvolvimento rural
- diversidade biológica
- biotecnologia
- recursos vivos
- aproveitamento
- gestão ecológica
- mulher
- infância
- juventude
- populações indígenas
- ONG
- trabalhadores e sindicatos
- comércio
- indústria
- comunidade científica e tecnológica
- financiamento
- tecnologia ecológica sustentável
- educação
- conscientização
- cooperação
- acordos internacionais
Saiba também sobre a Agenda 2030.
O universo de temas abordados na Agenda 21, envolvem a dimensão social, econômica, cultural, educacional e ambiental das populações.
Nesse caso, o desenvolvimento sustentável implica não só a conscientização da população para os problemas de degradação ambiental, mas também o reconhecimento das minorias, por exemplo, das mulheres e dos índios.
Uma vez que o reconhecimento pelo outro seja efetivado, a população tende a viver melhor na diversidade.
Além do universo social, ambiental e cultural dos povos, o processo educativo torna-se tão importante porque trabalha a conscientização socioambiental e cultural nas crianças e nos jovens.
A Agenda 21 representa uma aliança entre todos os povos, um instrumento importante e necessário que visa o planejamento participativo na construção de sociedades sustentáveis. Ela une métodos de proteção ambiental, justiça social e a eficiência econômica.
Agenda 21 brasileira
A Agenda 21 Brasileira foi criada em 1996 pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). Ela tem como objetivo firmar os compromissos da sociedade brasileira com o desenvolvimento sustentável.
Efetivamente implementada em 2002, esse instrumento é baseado nas diretrizes da Agenda 21 Global. No Brasil, os resultados são positivos e crescem cada vez mais de maneira descentralizada, e assim, buscando o fortalecimento da sociedade e do poder local.
Muitos municípios brasileiros aderiram à Agenda 21 e se comprometerem com o desenvolvimento local em nível ambiental, social, cultural, econômico, assegurando a sustentabilidade da comunidade.
Portanto, a Agenda 21 Brasileira é um importante instrumento de participação cidadã e ação coletiva em prol de uma sociedade sustentável.
Veja também:
MAGALHÃES, Lana. Agenda 21. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/agenda-21/. Acesso em: