Rio Mais 20


O Rio Mais 20, Rio 20, Rio+20 ou Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (CNUDS) é um evento de sustentabilidade o qual retoma, após 20 anos, diversos temas que foram explorados durante o evento Eco-92.

Rio Mais 20

Considerado um dos maiores eventos organizados pela ONU, o Rio+20 ocorreu entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 em diversas partes da cidade do Rio de Janeiro.

Os principais temas abordados foram: desenvolvimento sustentável, economia verde, inclusão social e pobreza.

Cúpula dos Povos

Paralelo ao evento Rio+20, a Cúpula dos Povos ocorreu entre os dias 15 e 23 de junho no Rio de Janeiro com vistas a discutir e propor alternativas para a crise socioambiental que vem crescendo cada vez mais no mundo.

Resumo do Rio+20

Países Participantes

O evento contou com a participação de mais de 180 países do mundo integrantes da ONU (Organização das Nações Unidas), bem como da presença de Chefes de Estado, de Governo e ainda, dos principais organismos internacionais.

Objetivos

Além de discutir temas em torno das questões ambientais, o evento teve como objetivos fortalecer e assegurar o desenvolvimento sustentável entre os países envolvidos. Ademais, o tema da economia verde foi um dos principais objetivos da conferência.

Resultados

Embora tenha sido construído com a união de diversos países que se propuseram a cooperar visando uma sociedade mais justa e sustentável para todos, os resultados coletados após o evento demostraram o contrário.

Ou seja, diversos países que se comprometeram a apresentar soluções e ações de desenvolvimento acabaram por negligenciar diversas questões. Estudiosos apontam que a crise internacional foi um dos fatores que impediu a tomada de decisões.

No entanto, diversos acordos e ações foram estabelecidas entre os países participantes de forma que os temas abordados geraram sucessos efetivos (diminuição de gases poluentes, aquecimento global, efeito estufa, ações de inclusão, etc.) e até hoje seguem sendo desafios que podem ser conquistados nas próximas décadas.

Eco-92

Ocorrido em 1992 no Rio de Janeiro, a Eco-92 foi um evento de suma importância e que fora mediado pela assinatura de acordos internacionais e da elaboração de documentos que visassem o desenvolvimento sustentável dos países, como a Carta da Terra e a Agenda 21.

Saiba mais sobre os temas no Rio + 20 com a leitura dos artigos: