Inclusão Social


De partida, devemos considerar que o termo “inclusão” designa o ato de inserir, introduzir, fazer parte de algo, e nesse caso, a inclusão social denota pertencer à sociedade e usufruir dos direitos como cidadão.

Esse problema, tão antigo quanto o homem, se define por meio da falta de oportunidades, injustiça social, preconceitos e desigualdades, posto que exclui diversas pessoas (exclusão social) da vida social, econômica e política.

Para exemplificar, podem ser considerados “excluídos” os negros, idosos, pobres, homossexuais, pessoas portadoras de deficiência (motora, visual, auditiva, mental, etc.) os quais, muitas vezes, não possuem as oportunidades ou não usufruem de seus direitos de cidadão.

Portanto, conclui-se que o termo “inclusão social” é muito amplo e pode ser utilizado em diferentes contextos, todavia, possui um único objetivo: igualdade de direitos os quais visa a oportunidades para todos.

Inclusão Social no Brasil

Estudos apontam que o problema da "exclusão social" ainda afeta grande parte da população brasileira, de forma que o governo, com o intuito de inserir a população excluída, promove programas, projetos e ações que indicam um movimento de transformações positivas.

O desenvolvimento de políticas públicas e programas de conscientização são essenciais para o desenvolvimento dessas práticas. O Indicador de Inclusão Social, por exemplo, é uma das ferramentas de participação e controle social.

Com o governo de Lula e Dilma Roussef, o país passou por uma importante transformação, saindo do mapa mundial da fome e melhorando a vida de muitos brasileiros.

Diante disso, o lema do Partido dos Trabalhadores (PT) focou na inclusão social do povo mais carente, baseada na inclusão da população miserável, que adquiriu um pouco mais de condições decorrente dos programas governamentais, tal qual Bolsa Família, Fome Zero, dentre outros.

Para saber mais:

Inclusão Social nas Escolas

Considerado um importante espaço de criação e desenvolvimento do ser humano, as escolas, nas últimas décadas tem se voltado para a importância das questões sobre a Inclusão Social, seja no âmbito das etnias, orientação sexuais, deficiências, dentre outros.

Essa educação inclusiva tem beneficiado inúmeras pessoas, por exemplo, os portadores de deficiência, entretanto, ainda é um desafio para a maioria das instituições de ensino.

Frases

  • Todo e qualquer empreendimento que visa à Inclusão só terá bons resultados quando o diferente for aceito como parte integrante e indissolúvel do ser humano.”
  • Incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente a todo ser humano em sua maior expressão: a diferença.”
  • Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças.” “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças.”
  • Quando perdemos o direito de ser diferentes perdemos o privilégio de sermos livres.”
  • É preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza.”