Rio+10

Lana Magalhães

A Rio+10, Rio Mais 10 ou Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, foi um evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir sobre as questões ambientais.

A Conferência aconteceu em Joanesburgo, na África do Sul, entre os dias 26 de agosto a 4 de setembro de 2002.

O evento ficou mais conhecido por Rio+10 porque aconteceu 10 anos após a Rio-92.

Logotipo da Rio + 10
Emblema da Rio+10

Resumo

Países participantes

A Rio+10 contou com líderes de 189 países, além de centenas de Organizações Não Governamentais (ONGs) e representantes da sociedade civil.

Objetivos

O objetivo da Rio+10 foi avaliar o progresso dos acordos estabelecidos na Rio-92, a partir da Agenda 21.

A intenção era discutir o que havia sido realizado até o momento e renovar os compromisso firmado entre os países. No caso, tratava-se de um encontro para avaliar os avanços e traçar meios de alcançar os objetivos definidos na Rio-92.

Porém, a Rio+10 destacou-se também por incluir em suas discussões os aspectos sociais e a qualidade de vida das pessoas.

Os outros temas discutidos foram: erradicação da pobreza, uso da água, manejo dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável.

Quer saber mais sobre os temas ambientais? Leia também:

Resultados

Pode-se dizer que os resultados alcançados na Rio+10 não foram tão animadores.

Muitos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, mostraram-se resistentes em participar de metas mais ambiciosas para a redução da emissão de gases poluentes. Isso porque tal redução pode comprometer a atividade de indústrias e a economia.

Nessa época, muitos países desenvolvidos ainda não tinham assinado o Protocolo de Kyoto.

Um dos documentos produzidos durante a Rio+10 foi a Declaração de Joanesburgo. Nele, as nações reafirmam o seu compromisso com as metas da Agenda 21 e no alcance do desenvolvimento sustentável.

Porém, um das críticas ao documento é que ele não estabeleceu metas ou prazos. Para alguns ambientalistas, essa questão tornou a Rio+10 vaga em seus resultados e dificultando a cobrança do acordo firmado entre os países.

Por fim, os resultados da Rio+10 não corresponderam as expectativas de um evento internacional para discutir os avanços e desafios do desenvolvimento sustentável.

Rio+20

Dez anos após a Rio+10, acontecia a Rio+20, um dos maiores eventos organizados pela ONU que ocorreu entre os dias 13 e 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro.

O evento teve o objetivo de fortalecer e assegurar o desenvolvimento sustentável entre os países envolvidos.

Conheça outros eventos e acordos internacionais sobre o meio ambiente:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.